AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal

Qual a história da mochila de trekking e sua trajetória?

    Neste artigo, o objetivo é contar a história das mochilas, e o conhecimento histórico ajuda na compreensão dessa evolução.

    trilhasgbrasil
    28/12/2020 17:30

    Qual a história da mochila de trekking e sua trajetória?

    No final tem uma reflexão, que fará diferença na vida de pessoas que seguem este caminho.

    Neste artigo, o objetivo é contar a história das mochilas, porque o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser construtivo. Portanto, quanto mais anos de prática em qualquer atividade de natureza, maior a quantidade de mochilas e também de histórias que este equipamento acumula ao longo do tempo. Cada mochila possui uma história particular para ser contada, pois elas passam cada perrengue, e você que está aqui tem alguma história? Você pode compartilhar comigo deixando um breve relato nos comentários.

    Desse modo, quanto tempo será que a mochila existe no nosso planeta e quem foram os responsáveis por transformar este equipamento ao longo de nossa história? Poucos sabem, mas a mochila vem de alguns séculos atrás, e a partir do passado podemos entender um pouco da transformação desse equipamento e também da sociedade.

    Sendo assim, gostaria de saber se você conhece “Ötzi”? É, este é conhecido como o homem de gelo e viveu há cerca de 5300 anos atrás, e segundo alguns relatos ele é creditado como o “inventor” da mochila, bom não era bem uma mochila, na verdade era um modelo que seria aprimorado posteriormente( https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%96tzi#:~:text=%C3%96tzi%20ou%20M%C3%BAmia%20do%20Similaun,da%20%C3%81ustria%20com%20a%20It%C3%A1lia. No link acima, o 4º parágrafo da Análise científica fala: “e uma rede feita de cascas de árvores”).

    Ötzi, o homem de gelo.

    Mochilas patenteadas

    Exemplo de sekk med meis

    A mochila moderna, a qual conhecemos hoje, pode ser uma mochila de couro emoldurada usada na Noruega no final de 1800, ainda sem nenhum inventor individual atribuído. As primeiras ocorrências claras, generalizadas e bem preservadas de uma mochila emoldurada, referido como sekk med meis, que significa literalmente “sacola com estrutura, ” o saco em si é típico das mochilas sem estrutura usadas na época. Pode haver uma correia que envolve a cintura, mas não parecia ter nenhuma função de suporte de carga.

    Modelo patenteado do Coronel Merriam

    Certamente, o primeiro design de mochila feito e patenteado foi o do Coronel Merriam em 1886. Foi uma modificação das típicas mochilas militares carregadas na época. O modelo nunca foi utilizado, mas analisando o seu design, que aparentemente parecia desconfortável, é a primeira ocorrência clara de uma tentativa de transferir o peso da mochila para os ombros e para os quadris.Embora não contenha uma cinta completa para o quadril, o design permite uma transferência de peso significativa para os quadris, permitindo o transporte de cargas mais pesadas.

    Mochila patenteada de Ole F. Bergans

    Tivemos outro modelo de mochila patenteada no mundo foi do norueguês Ole F. Bergans em 1909 e era claramente inspirada nos modelos sekk med meis, porém, em vez de usar estruturas de maneira, usou uma metálica. No início do século XX, começaram a aparecer empresas especializadas em fazer mochilas, como a alemã Deuter, especialmente para o exército e correio do seu país.

    A mochila Trapper Nelson foi patenteada em 1922 por Lloyd F. Nelson, baseando-se no design das estruturas usadas pelos índios norte-americanos para carregar palha e evoluiu claramente em separado dos designs das mochilas dos noruegueses.

    Mochila patenteada de Lloyd F. Nelson

    O montanhista Gerry Cunningham fez o mercado das mochilas aquecer quando criou uma mochila mais leve e mais prática em 1938, com compartimentos com zíper. O sucesso do produto somente aconteceu depois da Segunda Guerra Mundial. Em 1945/1946, Gerry e sua esposa começaram a fazer “Gerrys”, mochilas bem projetadas e pacotes de escalada para esquiadores e montanhistas. As vendas das mochilas eram feitas pelo correio, e Cunningham procurava focar no público outdoor (não focando em mochilas escolares).

    Sendo assim, até esta época, todas as mochilas eram feitas em lona têxtil. Mas em 1967 a empresa foi a pioneira fazendo uma mochila revestida de nylon. Desta maneira, Cunningham revolucionou a mochila moderna e se alguém merece o título de pai da mochila moderna é Gerry Cunningham.

    No ano de 1952, quando Asher “Dick” Kelty e Nena Kelty começaram a fabricar mochilas em suas garagens. Suas mochilas apresentavam uma estrutura de alumínio externa que percorria toda a extensão da mochila e tinha um cinto que permitia uma transferência de peso para os quadris. Embora Kelty não tenha padronizado seu design, eles são amplamente reconhecidos como os primeiros a apresentar este design de mochilas no mercado.

    Modelo revolucionário da Kelty

    Essa mochila seria reconhecível para qualquer mochileiro moderno, como um pacote de quadro externo clássico, ainda faltava um cinto de quadril acolchoado completo. Os Kelty estavam à frente de seu tempo, solicitando feedback de clientes para conduzir seu processo de design. A Kelty, começou também a focar em fabricar mochilas para crianças e com o tempo acabou tornando o seu foco principal no mercado.

    As mochilas modernas foram desenvolvidas para a correia do quadril permite que mais de 60% até 90% do peso a ser transferido para os quadris. A mochila da empresa foi utilizada por Jim Whittaker e sua equipe no Everest em 1963, ainda não continham um cinto de quadril acolchoado.

    Mochila Expedition Pac da Lowe Alpine


    E mais ou menos no final dos anos 1960, Kelty começou a oferecer um cinto acolchoado como uma opção em suas mochilas. Ainda não está certo se a prática de cintos que transferem o peso das mochilas paras as costas foi da empresa ou de algum outro fabricante. Já no final dos anos 1960, o montanhista Greg Lowe criou a primeira mochila de estrutura interna, com varetas de alumínio, em sua garagem no Colorado, a Expedition Pac.

    A partir de sua invenção, fundou a Lowe Alpine. Mas em 1970, Kelty introduziu a fivela de cinto de liberação rápida, que foi outra revolução no mercado e que conhecemos nos dias de hoje.

    Sendo assim, a inovação da Lowe Alpine em disponibilizar a estrutura na parte interna da mochila, dando um visual mais minimalista, o modelo com estrutura externa foi considerado obsoleto pelo público.

    Mochila para mulheres

    Os designers da Lowe Alpine começaram a reparar que existia uma diferença anatômica entre homens e mulheres. E em meados de 1970, a Lowe Alpine percebeu que suas grandes mochilas não cabiam em corpos menores. No ano de 1979, a Lowe Alpine começou a fazer mochilas ajustáveis ​​para pessoas de baixa estatura.

    Desse modo, em 1981, a empresa tinha uma linha completa chamada Nanda Devi Series, oferecendo opções para montanhistas femininas.

    A marca alemã Deuter patenteou no meio da década de 1980 a ideia de uma tela de suporte, que criava um espaço ventilado entre as costas do usuário e a mochila permitindo o fluxo de ar para ajudar a manter os caminhantes confortáveis ​​na trilha. A invenção foi tão revolucionária quanto a estrutura interna. Logo outros fabricantes pegaram a ideia e a seguiram, inovando muitos tipos diferentes de ventilação. Porém este tipo de invento, foi um divisor de águas entre mochilas comuns e mochilas de trekking.

    Entre a década de 1980 e início da década de 1990, algumas empresas começaram a ser criadas, cada uma com a sua tecnologia para aprimorar o conforto e design de seus produtos. Junto disso, cada empresa criou também uma espécie de cartilha e conceitos base para orientar seus funcionários. Na Deuter, por exemplo, foi desenvolvido o conceito de “peso da mochila X peso sentido”, baseado na distribuição do peso no usuário. Uma outra empresa, como a Osprey, procurou investir mais na distribuição do peso, quase que anulando o peso da mochila.

    Curiosidade: Em um trekking, só era a “travessia Itaguaré x Marins” estava eu na maior empolgação de subir montanha, e no meio daquela adrenalina paramos para descansar, e uma mochila deu problema, resumindo arrebentou a alça. Uma amiga tinha agulha, mas a dona da mochila não sabia costurar, e lá fui eu costurar a mochila. A reflexão que podemos levar aqui é: que todo conhecimento fica guardado, e que na oportunidade certa ele é usado, e a partir disso, comecei ampliar minhas áreas de conhecimentos.

    A oportunidade aparece, e só é aproveitada por quem está preparado.

    Me segue no youtube: https://youtu.be/PuXU_YWelfM

    Referências: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%96tzi#:~:text=%C3%96tzi%20ou%20M%C3%BAmia%20do%20Similaun,da%20%C3%81ustria%20com%20a%20It%C3%A1lia.

    https://blogdescalada.com/historia-da-mochila/

    1 Comentários
    Maurício Façanha 25/01/2021 23:42

    Legal esse resgate da história e as fotos antigas!

    trilhasgbrasil

    trilhasgbrasil

    Barueri

    Rox
    46

    Sou Gilmar Matos, amante da natureza e de um legado do bem! Trilhasgbrasil mostra vídeos de minhas aventuras e legados que quero deixar para a humanidade.

    www.youtube.com/channel/UCThekqkAQp0TTWHkb6QmRhQ


    Juntos
    Aventuras Inclusivas
    Rox

    Peter Tofte, Fabio Fliess e mais 181 pessoas apoiam o Juntos.