AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal

As cidades e vilas mais ecoturísticas do Brasil

    As mais de 70 localidades mais apinhadas de atrativos turísticos do Brasil.

    O título dessa matéria pode soar como mais um desses artigos da internet que citam sempre os mesmos lugares, mas vamos tentar mostrar algo diferente.

    O que fizemos foi juntar num mesmo balaio milhares de atrativos naturais e tentar descobrir quais cidades ou vilas estão no meio das regiões mais densas, ou seja, aquelas em que você terá muitos atrativos próximos entre si. Como atrativos naturais, estamos considerando apenas cachoeiras, cavernas e montanhas. Importante ressalvar também que entraram na conta milhares de atrativos ainda não são turisticamente explorados, de forma que o título pudesse ser também "As cidades e vilas com maior potencial ecoturístico do Brasil". De toda forma, o número total de atrativos é de 13 mil, o que não inclui obviamente tudo o que há por aí nesse continente brasileiro, mas já dá um bom panorâma da coisa.

    E aqui está o mapa:

    É provável que você não consiga ver o nome das localidades, pois a imagem é muito grande em relação aos textos. Mas aqui vai uma lista:


    Claro que as cidades e vilas acima não necessariamente possuem infraestrutura turísticas. Elas são apenas o ponto geométrico e urbanizado mais próximos de todas os atrativos ao redor.

    E por fim lembre-se que cada localidade acima corresponde a um local que possui alta densidade de atrativos. O fato de não ter nada na Amazônia, significa apenas que até agora não há por lá nenhuma região cheia de atrativos pertos um do outro. O mapeamento do Trilhas Perdidas ainda está em evolução, de forma que com o tempo essa lista vai ficando cada vez mais precisa.

    Detalhes

    Bom, se você curte geoprocessamento, aqui vão alguns detalhes. Esse estudo foi feito utilizando a base da CECAV (cavernas), do IBGE (localidades) e uma outra base de cachoeiras e montanhas feita internamente no projeto.

    Para descobrir as zonas densas foi utilizado o DBSCAN Clustering. O tamanho mínimo do cluster é 20, enquanto a distância máxima é de 20km. A região de um cluster é envelopada no menor polígono possível, de forma que cada localidade é a mais próxima possível do centróide desse poligono.

    0 Comentários
    Trilhas Perdidas

    Trilhas Perdidas

    Brasília - DF

    Rox
    300

    O projeto Trilhas Perdidas vem usando as tecnologias de imagens de satélite para mapear e catalogar atrativos naturais conhecidos ou desconhecidos Brasil afora.

    Mapa de Aventuras
    www.trilhasperdidas.com.br