AventureBox
Ward de Sá 09/02/2022 02:00 con 1 participante
    A tão temida Serra Fina!

    A tão temida Serra Fina!

    Minha primeira vez solo, fazendo a Travessia da Serra Fina.

    Montañismo Trekking Acampada

    A tão temida Serra Fina!

    Em 2013, ano que fiquei paradão das aventuras porque comecei a construir minha casinha pensei em retornar em 2014 e ir fazer a Serra Fina completa pela primeira vez, que até então eu tinha ido até a Mina pela Toca do Lobo numa outra aventura, pelo outro lado, fiz o Três Estados pela Garganta.

    E quando fiz o Três Estados, olhando lá para Mina (a montanha, rsrs), conversei com minha finada cargueira que dava para esticar entre os cumes e realizar o feito de ter a travessia completa no curriculum vitae de montanhista, kkk. Mas, porém, todavia, entretanto, numa oportunidade propicia para tal empreitada, com melhores equipamentos, comida, água e demais coisas necessárias. Como iria fazer solo, levei até blusa e cobertor de emergência para que num caso de necessidade, já estivesse precavido.

    Treinei pernas na academia e na obra subindo e descendo carregando blocos, areia, brita e tudo mais que desce para fazer e "treinar" mais o corpo, e o planejamento e busca por melhores informações me levaram a realizar a travessia ao contrário, partindo do Pierre, com término previsto em três dias lá na Toca do Lobo. Porém o meu preparo foi pensando na possibilidade de ter que realizar essa empreitada em 4 dias, pois sabia da dificuldade e desgaste físico que enfrentaria lá...

    Comida ok, equipos menos pesados ok, plano ok e ops, péra, e a data? Como era empregado clt a época, dei uma olhada no calendário e conversa com o chefe e vai dali e vai daqui e pá, achei a data de um feriadão para dispor dos 4 dias para encarar a SF.

    Carnaval, saí na sexta-feira, dia 28 de fevereiro direto do trabalho para Itamonte, para passar o meu carnaval nas cristas da Mantiqueira, teria do dia primeiro de março até dia 04 para fazer a travessia. Sim, fora de época e blábláblá... mas eu vejo como baixa temporada (adendo para os "entendidos" de montanha, pensem em mais de um motivo para se evitar montanhas "fora de época" além de chuvas fortes e raios, se conseguir, comentem!), que seria perfeito para não pegar tranca-trilhas e se o tempo ajuda-se seria "ótemo". E olha só que maravilha, verifiquei a previsão durante a semana, e era de carnaval no mato sem um pingo de chuva! Partiu loucura da SF solo, hehehe.

    Cheguei por volta das 23:30 em Itamonte, arrumei um local e estacionei meu carango, também finado hoje em dia, e dormi no porta-malas que virava cama praticamente.

    Acordei as 06 e uns minutos, fiz o desjejum parrudo, último confere nos equipos, peguei um táxi até o Pierre e dá-lhe subir e subir e subir. Até o Três Estados era sussa porque já havia feito 3 vezes a trilha até lá. Como estava sozinho e o plano era avançar o mais longe possível, sem fazer por ou nascer do sol nos cumes, segui bem, fazendo uns descansos para dar umas zoiadas nas paisagens que estavam lindas demais naquele dia de sol escaldante (pelo menos para mim, que amo e não sinto frio como pessoas normais). Passa Alto dos Ivos, Bandeirante e monte de morrinhos e lá por volta das 15h atingi o cume dos Três Estados, parei e aproveitei a vista do PNI (Agulhas, Prateleiras, etc). Dei uma cochilada de uns 40 minutos e comecei a descer em direção a Mina, sobe desce frenético continua, eu e meus 23kg na cargueira seguimos até onde a luz diurna permitiu, essa foi a cargueira mais pesada que já levei, com os anos de pratica fui tirando muita coisa das costas, mas para SF tinha que estar preparado, ainda mais por estar sozinho. Hoje em dia faço a SF com no máximo 13kg.

    Vai dali, vai daqui e arrumo um lugar pra montar a casinha. Não sei precisar o local onde pernoitei. Brrrrrrr, primeira noite geladassa em pleno no inicio de março quente, só que não quando estamos a uma média de 2600 metros de altitude, eu que me sinto confortável de bermuda e camiseta em zero graus, coloquei as "pernas" da calça/bermuda e a blusa que levei (uma, porém quente demais). Para dormir sem me preocupar com hipotermia.

    Acordei era nem 05:30 porque dormi cedão tipo galinha na roça, tá ligado, tirei o sobre-teto para secar e fiz um cafezinho pra esquentar os motores, é nesse tempo eu levava uns luxos na cargueira, levantar acampamento e seguir em direção a Mina, que se eu chegasse nela ao fim do segundo dia, completaria o plano.

    Após passar o Três Estados a trilha era uma zona desconhecida para mim até chegar no Vale do Ruah, vulgo freezer da Mantiqueira, onde avistaria a base da Pedra da Mina e mesmo na baixa temporada (porque o mato cresce né), não tive dificuldades em seguir a trilha, claro que dei umas erradinhas que tomaram coisa de uma hora e meia até o Ruah, que meodeoso do céu (estava bem perto, por sinal, kkk) que dificuldade de passar as toceras de capim elefante que no sentido contrário como eu estava fazendo, ela não se "abriam", pois o fluxo de pessoas vindas de P4 para o Pierre, faziam com que o capim se entrelaçasse e levei mais de quase 3 horas para cruzar o Vale do Ruah, que canseira heim!

    Provisões acertadas, não faltou água até a base da Mina onde repus com água geladinha da montanha. Dei uma boa descansada antes de iniciar a subida ao cume da Mina.

    Mais ou menos as 16h iniciei a subida e que privilégio, por do sol, cume exclusivo para mim e aí foi montar a casinha e assistir ao espetáculo do Astro Rei ao horizonte dando tchauzinho e levando os últimos raios que aqueciam meu rosto naquele fim de tarde.

    A noite a temperatura cai de vertigem, meo, as 19h já estava em zero graus e aí me recolhi para soneca de 12 horas, pois como estava na Mina, podia dormir até umas 07 da manhã, mas Gaia, a mãe natureza chama, e as 22:40 levantei para aguar as plantas, ops, rochas, e olhei meu termômetro e ele morreu congelado, kkkk, brincadeira, ele marcava -10 graus, mas tinha que aguar as rochas... saindo da barraca de blusa é claro (gente, usei blusa 27 vezes na vida, sendo 25 em todas as SF que já fiz), fui agraciado com um céu incrível, repleto de estrelas, pois era lua nova e tive essa recompensa especial, fui na barraca e peguei o isolante e o saco e fiquei uma hora no mínimo olhando para aquele céu maravilindoso, vi coisa de umas 5 ou 6 estrelas cadentes e aí fui para casinha nanar...

    Terceiro dia, Mina até a toquinha do dog, ops, Lobo. Cafezinho, desmontar a casa e já sobrava espaços na cargueira que estava mais leve entretanto continuava pesando os 23kg iniciais, devido ao cansaço acumulado né. Olha, acho que no último dia tava até mais pesada que no início, só acho, kkkk.

    Iniciando a descida, passa Melano, Maracanã, Avançado e chego ao Capim Amarelo, bão, pelo andar da carruagem a estimativa era terminar por volta das 14h. E as 13:40 eu "terminei" a travessia, mas ai eu ainda teria que andar os 8km de estradinha de terra até o bairro do Pinheirinho, eis que passando em frente ao Refugio Serra Fina, sai um rapaz de motoca que meu ofereceu carona, e claro, aceitei! Ele ia para P4 e me deixou na rodoviária, perfeito!

    Comprei minha passagem de bus para Itamonte, deu tempo de comer um lanche e toca pegar minha caranga para voltar para SP. Tudo saiu como planejado, ida, volta, travessia e tudo mais. Pois planejei bem cada passo dessa empreitada.

    Durante a travessia cruzei por cerca de nem 15 montanhistas que faziam o sentido tradicional e perguntavam se eu estava abortando a travessia, pois até então e creio que ainda hoje, seja incomum fazer a SF ao contrario.

    Bem, é o que me lembro com ajuda dos meus bloquinhos de nota (saco de pão, folheto de empréstimo, etc), que guardo e de tempo em tempo refresco as lembranças de cada aventura vivida aos longos de 25 anos de mato...

    - - - - - - - - - -

    Sobre mim:

    Ward de Sá, guia montanhista profissional cadastur, que anda pelos matos desde os 18 anos e até hoje sobrevivi a todos os perrengues, pois estou aqui contado essa história proceis. Além de ser o dono faz tudo de uma pequenina empresinha realizadora de sonhos, a Aventureiros Anônimos Trekking e Viagens ltda.

    Redes sociais:

    Instagram Ward de Sá

    Instagram Aventureiros Anônimos

    Facebook página Aventureiros Anônimos

    https://www.instagram.com/desapego_trekking_oficial/

    https://www.facebook.com/groups/desapegotrekkingoficial

    Aventureiros Anônimos no Google

    PS 1: Voltarei a relatar as minhas odisséias nas montanhas, trilhas e travessias, dei uma parada devido a N fatores, pessoais e profissionais que me tomam muito tempo. Mas agora com a reabertura da Serra Fina, me deu vontade de contar uma das minhas vivências pelas terras altas da Mantiqueira.

    PS 2: Ia escrever uma bio ó, lindona, mas depois faço isso, kkkkkk.

    - - - - - - - - - -

    ► MUITO IMPORTANTE:
    > Como toda atividade ao ar livre e, em meio a natureza, é imprescindível os cuidados a seguir: O respeito com o meio ambiente, NÃO jogando lixo de qualquer tipo (incluindo casca de ovo, frutas e/ou qualquer resto de alimento), LEVANDO recipiente para necessidades fisiológicas (Toto Tube) quando necessário, não colhendo flores, não riscando troncos nem pedras e todos os demais cuidados com a natureza.

    > Durante toda as atividade em meio a natureza É PROIBIDO A APROXIMAÇÃO E MANUSEIO DE QUALQUER ANIMAL SILVESTRE. Capture a beleza da fauna e flora somente através das lentes das câmeras. Lembre-se, tire somente fotos, deixe somente pegadas e tenha uma ótima interação com a natureza. Seja um aventureiro consciente e ajude a espalhar essas boas maneiras a todos os amantes da natureza.

    Ward de Sá
    Ward de Sá

    Publicado en 09/02/2022 02:00

    Realizado desde 28/02/2014 al 03/03/2014

    1 Participante

    Aventureiros Anônimos ®

    Vistas

    413

    3 Comentarios
    Jaqueline Cardoso 09/02/2022 22:19

    Top!

    1
    Jose Antonio Seng 31/07/2022 11:16

    Sensacional !

    1
    Pedro Braga 21/08/2023 17:15

    Muito bom!!

    Ward de Sá

    Ward de Sá

    Guararema - SP

    Rox
    121

    Aventureiro e sempre alegre. Instrutor e guia de montanhismo. Proprietário da agência Aventureiros Anônimos Trekking e Viagens, a que mais cresce no ramo.

    Mapa de Aventuras
    www.facebook.com/aventureirosanonimos/


    Mínimo Impacto
    Manifiesto
    Rox

    Renan Cavichi, Peter Tofte y otras 451 personas apoyan el manifiesto.