AventureBoxExplore
Create your account
02 - Laguna Paron (4.205m)

02 - Laguna Paron (4.205m)

Nosso segundo dia em Huaraz, visitando a maior Laguna da Cordillera Blanca, Paramount Lake. *Não deixe de ver os outros relatos!

High Mountaineering Mountaineering Hiking

"Se você identificar seus objetivos e tiver força de vontade para vencer as dificuldades - elas sempre vão existir - e se você achar as pessoas certas para te ajudar, você será bem sucedido." - Reinhold Messner

Essa é o segundo post com a sequência de aventuras pela região Norte do Peru. Sendo composta pelos seguintes relatos seguintes no meu perfil:

01 - Laguna Wilcacocha (3.725m)

02 - Laguna Paron (4.205m)

03 - Laguna 69 (4.200m) + Trek Santa Cruz (4,750m)

04 - Trek Vallunaraju + IceClimb (4.945m)

05 - Trek Campo Base Ishinca (4.440m)

06 - Nevado Mateo (5.150m)

=============================================================

Dados Necessários:

  1. Transporte Privado: 45 soles (Agência: www.andenoviaggio.com)
  2. Distância de Huaraz: 101km
  3. Tempo de viagem: 5 horas
  4. Se for ir por conta/solo, cidade + próxima da onde tem táxi que leve até o local é CARAZ, existem Vans Locais saindo de Huaraz = Caraz.
  5. Meia hora de caminhada até o seu mirante a 4.205m com visão para montanhas Nevado Artesonraju entre outros.
  6. Entrada na região do Parque Nacional de Huascarán: consulta ingressos por dia, pois nos compramos entrada para 1(um) mês.

Parque Nacional de Huascarán

Um pouco dos dados histórico:

  • 1953 - Cesar Morales Arnao lidera a Primeira expedição ao Huascarán.
  • 1975 - Morales com suporte de Augusto Guzman promovem o projeto do parque para a região de Ancash dando nascimento ao Parque.
  • 1977 - Reserva da Biosfera pela UNESCO.
  • 1985 - Declarado Patrimônio Natural pela UNESCO.

* O INGRESSO DO PARQUE PODE SER COMPRADO NA CIDADE DE HUARAZ, na Praça Principal (PLAZA de ARMAS) tem o posto do Parque, você pode escolher por 4 dias ou 1 mês; nessa mesmo lugar tem o Centro de Informações Turísticas - pegue um mapa da cidade.

Nossa aventura por Huaraz continuava, agora exigiria a sair de 3.100 (Huaraz) para 4.205m, sendo que boa parte do trajeto seria feito de transporte.

A van que nos conduzia era prestada a serviços da agência Andeno Viaggio, o guia local nos contava histórias pelo percurso, sobre o grande desmoronamento que teve no Huascaran, deixando a cidade dizimada (você pode querer ler mais sobre aqui: https://pt.earthquake-report.com/2017/05/31/may-31-1970-the-deadly-ancash-huascaran-earthquake-landslide-toll-approx-70000-death/ )

Ele também nos contou e desmitificou sobre o uso da Folha de Coca, ele carregava consigo uma espécie de "biblia medicinal da coca" . Fizemos uma parada na pacata cidade de Carhuaz de 10min, onde você pode comprar lanche, água e folha de coca; eu e Samuel não compramos, mas o Tiago e Allan saíram com algumas gramas da folha a fim de provar seu legado nas montanhas.

A van segue o seu trajeto por quase 2horas a mais na estrada que leva até a laguna Paron, como pode ser visto na imagem de Satélie abaixo (fonte:GoogleEarth):

Ao chegar já a praticamente 4000+m de altitude, há uma pequena trilha para o mirante das montanhas vizinhas, sendo as principais montanhas vistas - Pirâmide e Artensoraju.

A caminha é cansativa mesmo que seja curta e em zigue-zag como pode ser vista na imagem acima!

Levamos cerca de 30min para subir até o mirante, vale lembrar que no período que estivemos ai, encontramos muitas moscas chatas o percurso inteiro, por esse motivo andamos o tempo todo com bandanas no rosto, venta muito então uma corta vento e touca vai bem, além da proteção UV na pela e nos olhos (óculos fator4).

Sem muito segredo chegamos ao mirante, munidos de mochila de ataque com água e lanche, como estávamos num roteiro turístico, nosso tempo era curto para retornar cedo a cidade.

Visão do mirante com as montanhas já mencionadas

Após as fotos, retornamos a base onde a nossa van nos esperava, lá também tinha outras vans e taxi local. Esse dia foi que sentimos muita a sensibilidade do Sol, as montanhas nevadas são como verdadeiros espelhos que refletem o tempo todo os raios ultravioletas, nas próximas imagens é possível notar as inúmeras rochas!!!

Na foto abaixo dá para ver a estradinha que a van percorreu para chegar até a laguna, literalemente no coração da Cordillera Blanca!

E para os turistas que ainda tinham fôlego, poderia ter uma aventura pelo lago hahaha

Retornamos ainde com luz do dia para Huaraz, repousamos para o próximo dia !!!!

Acompanhe nossa próxima aventura, no relato a seguir.

Dri @Drilify
Dri @Drilify

Published on 12/27/2018 17:21

Performed on 09/07/2018

2 Participants

Tiago Amaral Samuel Gonçalves

Views

1900

3
Alberto Farber
Alberto Farber 01/01/2019 13:27

Que legal! quando estive em Huaraz não consegui achar nenhuma agencia que estava fazendo o transfer na época, não consegui visitar. Muito lindo o lugar!

Eduardo Chaves
Eduardo Chaves 01/05/2019 11:33

Iradoo!!

Priscila Nascimento
Priscila Nascimento 02/01/2019 18:18

Q legal Laguna linda com as bainhas