AventureBoxExplore
Sign Up

Cânion Amola Faca, Boa Vista + TOCA DA ONÇA

Expedição OFFRoad pela terra dos cânions com @terrasulecotur. Relato com fotos.

4 x 4 Canyon Off-Roading

Na Terra dos Cânions

"Os homens e mulheres de fibras sempre tiveram como parceiros nos caminhos mais inóspitos os animais cavalares e muares. As distâncias percorridas - independentes do calendário e da geografia - foram conquistas de Tropeiros que construíram uma identidade nacional com base em diversos elementos culturais. "

Citação de um livro visto na Fazenda mais antiga de Ausentes

Na foto: Ariane, eu e Karla (parte da nossa expedição) em frente a cachoeira do Amola Faca, antes de passar a cerca. 

 

A visita a terra dos cânions se deu de uma forma muito especial a convite de dois por assim dizer amigos do mundo virtual, Camila e Lucas - a conexão com a natureza e montanha me permitiu ter esse outro laço de amizade que para mim vale muito. Então numa expedição off road 4x4 eu tive a honra que conhecer dois cânions da região de São José Dos Ausentes. Não só visitar os cânions tivemos uma imersão cultural por toda história das fazendas locais. 

 

Cânion Amola Faca,

conhecido pelos gaúchos como Cânion da Encerra, leva esse nome pela homenagem ao chapadão as rochas com vista para Santa Catarina. Tem uma cachoeira impressionante e iponente pela sua imensidão, ali na beira dela é feita a prática de outras atividades ao ar livre. 

A região vive do turismo 4x4, até porque o bioma Campos de cima da Serra só permite longas passagens por carros potentes já que suas estradas não pavimentadas e secas caracterizam a paixão off road. Não tem como chegar até os cânions senão for por esse acesso, visto que cada Cânion tem sua distância considerada. Além o terreno com rios permite quem tem 4x4 fazer a travessia de carro e sentir aquela adrenalina. 

Senão maior mas toda região de Ausentes pertence a algum dono que permite sua passagem mediante autorização ou pagamento de taxa, há quem faz travessias pelas bordas dos cânions indo de um ponto ao outro, mas como o objetivo da nossa estadia em Ausentes era o 4x4 optamos por conhecer o maior número de atrativos possível. 

Na foto: onde paramos o carro e seguimos a pé. 

A operadora de turismo que nos permitiu essa viagem e aventura foi a Terra Sul Ecotur desde nossa estadia nos orientou bem sobre a região e nos contou também sua experiência na regiao de a muito tempo atrás, quando subia as bordas dos cânions, para nós foi gratificante escutar história de quem é da região. Como praticantes do trekking não podemos deixar pra lá o Minino Impacto e não demorou muito para o Cleber (nosso guia Terra Sul) nos mostrar o grande impacto da região pela erosão dos 4x4 e também nos explicou que iríamos até uma parte e dela caminhariamos andando até a borda do Cânion. Conhecemos também a iniciativa de Zerar Carbono, toda emissão que foi produzida na expedição seria convertida em plantação de mudas na região de Ausentes. Achei super bacana essa iniciativa.

Chegada a borda do Cânion Amola Faca, vista para  cachoeira Amola Faca. 

 

A estrada é bem guiada em direção aos cânions, este não precisamos pagar entrada, após visitar o Amola Faca ao invés de voltar para o caminho que viemos, seguimos em frente em direção ao Boa Vista. 

 Eu tive uma experiência surreal nesse Cânion, porque exatamente a um ano atrás eu fiz um desenho de uma das vistas dele e até então era desconhecido por mim e por muitas pessoas que já viram o desenho, e eu pude ver de perto o Cânion e ainda desenhar ao vivo a outra parte dele. 

 

Cânion Boa Vista, 

Da uma boa vista para o Cânion Realengo e Pico Catedral também bem conhecidos na região. Possui uma cachoeira na qual contamos mais de 12 quedas sensacional, a parada do carro 4x4 é feita bem na borda do Cânion, esse acesso ainda é permitido através da pousada proprietária. 

Vista geral do Cânion Boa Vista, ao meio o pico Catedral e a direita Vista para o Realengo, já na parte de acesso por carro. 

Segunda cerca, já na Pousada e fazenda onde nos apresentamos para entrar. 

Cachoeira Vista do Cânion. 

Pico Catedral ao fundo. 

 

Toca da Onça

No final da nossa jornada, almoçamos no Hostel Toca da Onça ( ela está no caminho de volta pra cidade e está bem perto dos cânions visitados), aproveitamos a oportunidade para conhecer o local, com sua receptividade rústica, tem um cardápio maravilhoso seguido de cervejas artesanais da região. Tem espaço para pernoite e camping, me apaixonei so pela visita rápida, a Toca da Onça também foi sede do primeiro Festival de Montanha da região. Visitamos o setor de escalada que fica na parte de trás da Toca e a Karla e Ari fizeram prática de rapel. 

Foi onde eu tive o melhor entardecer em Ausentes. 

Eu vi a floresta de Araúcarias "pegar fogo" com a luz do sol, imagina isso mo inverno deve ficar lindo. 

Veja mais fotos na seção de fotos do setor de escalada com Rocha.

Aqui foto da equipe inteira:

Da esquerda pra direita: Cleber (TerraSulEcotur), Bebo (dono da Toca da Onça), Lucas Jasper e Camila Jasper acima de mim (Cinetravel), Karla e Ariane. 

 

 

Dri @Drilify
Dri @Drilify

Published on 11/19/2019 16:12

Performed from 11/17/2019 to 11/18/2019

Views

289

Dri @Drilify

Dri @Drilify

São Paulo

Adventures
29
Rox
879

Adriane Ferreira 26 y, montanhista, trilheira e artista. 🎨 IG @drilifyArt

Adventures Map

421 Contacts



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruna Fávaro, Fabio Fliess and 267 others support the Minimum Impact Manifest