Conversor e editor de Tracklog Online

Nessa matéria mostro alguns dos caminhos que faço para converter gpx para kml e vice versa e também editar waypoints sem aplicativo

Dri @Drilify
    26/06/2021 07:11

Desde a atualização do AventureBox para upload de tracklog eu tenho feito uso desse recurso com as trilhas que gravo. Mas meu maior desafio sempre foi ter onde editar minhas trilhas, porque no final eu sempre marcava pontos na correria no aparelho Garmin; depois que passei usar somente aplicativo no celular para gravar trilhas até que facilitou.

Vou postar alguns sites e dicas.

1. Caltopo

Planejador de mapa online com possibilidade de usar camadas (satélite e curvas de nível), antes dele usava o próprio Google Earth.

2. Gpx Studio

Editor de gpx online e open source, essa plataforma opera num navegador web e de preferência que você faça as edições por pc e não smartphone, pois ele foi pensado para pc. Uma das vantagens desse site é usar ele de qualquer lugar e você pode subir o track através do Google Drive também.

Só se atentar que para usar precisa obrigatoriamente ser arquivo .gpx

No print abaixo eu abri pelo celular, como havia dito não é tão legal assim.

Agora algumas das funções do gpx Studio: adicionar e editar waypoint.

Ele tem diversas funções, dá para limpar trilha errada, trocar cor, tem muita coisa e deixo o link dos desenvolvedores abaixo.

Link de suporte>> https://gpx.studio/about.html

3. GPX to KML ou KML to GPX

Na verdade nem é um site esse título, mas uma estratégia que sempre uso na web quando preciso converter alguma coisa. Hoje estamos cada vez mais evoluídos em termos de web e antigamente usaria um software para converter arquivos.

Quando preciso de algo muito urgente eu vou no Google e escrevo esses termos: doc to pdf, eps to pdf e assim vai, sempre acabo achando uma aplicação web que converta. Claro que alerto sobre compreensão e algumas perdas de dados mas é normal isso acontecer.

Quando quero então converter um arquivo de trilha de KML, que por exemplo é a extensão padrão do Google Earth para GPX que é a extensão do Garmin.

Eu uso o primeiro que o Google oferece, mas vou mostrar os que já usei e vocês podem ficar a vontade para testar.

O https://gpx2kml.com/ é uma das opções que já usei e oferece preservar tudo que foi marcado do gravador de trilha.

Também têm:

Bom aqui no AB vocês podem upar tanto KML quanto GPX e é bem simples de fazer, a aplicação acontece ser forma similar as demais plataformas de Views como wikilock, Strava .... Você vê todos os dados.

Espero que esses recursos sejam úteis e se tem alguma dica também use o campo dos comentários e vamos contribuir na rede de aventureiros que mais amo ❤️ AB

----

Incluindo uma dica agora do aplicativo Fatmap (ele tem versão free) que Andrés um amigo do Instagram passou.....e olha as belezuras do 3D.