/abcdn.aventurebox.com/production/uf/590b602055689/adventure/5a70625f1eaea/5a70625f303af-2.jpg)
Itatiaia - Parte Alta -Prateleiras
A aventura se destaca pela emocionante vontade de estar lá, dessa vez ao ataque do cume do Prateleiras
Mountaineering Climb HikingNo cume do Maciço Prateleiras, estão Tiago, Célio, Eu e Agatha, uma aventura que começou no sábado final de tarde, quando pegamos estrada com Agatha no volante e Tiago de copiloto e eu no banco de trás até a cidade Jacareí aonde encontraríamos nosso amigo Célio Vong. Assumimos outro carro e pegamos estrada rumo ao Parque Nacional do Itatiaia, primeiro parque nacional do país, para o Tiago era sua segunda vez desde 2016, eu já havia visitado algumas vezes mais assim como os demais; era noite já e paramos para jantar no pé da estrada.
A manhã começou nos dando esperança de um tempo bom ou alguma janela de tempo quando avistamos a Serra Fina totalmente limpa, na estradinha que leva a portaria do parque, como era de esperado fomos os primeiros a adentrar o Parque e as 7h45 já estavamos saindo da portaria rumo ao Plano Inicial, fazer o circuito Agulhas x Asa de Hermes x Chapada da Lua. Na entrada no Parque pensamos no plano B e a toda subida viamos as nuvens percorrendo o tempo os picos mais distantes e então veio a idade do Maciço das Prateleiras, um pico que seria novo para os três integrantes. Foi quando decidimos então atacar o cume do Prateleiras.
Na foto abaixo, Agatha percorrendo a trilha que nos leva até a base do Prateleiras.
Aqui é a bifurcação para quem deseja fazer a Travessia Ruy Braga.
Já na base do Prateleiras, descansamos um pouco e lanchamos preparando-se para os trepa -pedras e escalaminhadas que nos aguardava. Na foto abaixo, podemos ver o Prateleiras bem de pertinho.
Colocamos o anoraque e agora toda experiencia que temos devemos usar nas subidas, desde contra posição, tesouras e até chaminés ajudariam.. Nas fotos abaixo registro do Célio enquanto nos instruia e nos guiava pela trilha.
Essa última foto nos prepara para os lances de corda/fita para transpor a pedra final do cume, que poderá ser visto melhor com as fotos que fizemos na descida. Na foto abaixo podemos ver o Célio preparando a descida para transposição.
Na foto acima mostra o último lance de fita/corda para ascensão...
Chegando no cume é hora de partilharmos tudo aquilo de melhor que esperávamos, assinar o primeiro livro do Ano para nós foi a maior conquista dessa primeira aventura do ano, cada um trouxe aquilo de melhor para degustar no cume rsrs, Agatha e sua "pichulinha" de Coca, Tiago nos trouxe uma paçoca "ogirinal" e eu um Alpino...confere aí:
Que paçoca é essa rsrss...
Tiago e Célio conferindo a Altimetria..
Encontramos uma baratinha que circuncidava-nos o tempo todo..
Livro do cume assinado e com direito a foto..
Segue nossa posição com foto por Célio
Agora é hora de descer e encarar tudo aquilo que subimos, muita da ascensão dependeu muito da colaboração do quatro, da experiência do nosso amigo Célio e a nossa também em aprender e seguir corretamente os procedimentos, para chegar até o cume é preciso ter os equipamentos necessários para a segurança e transposição das pedras, no detalhe da foto abaixo podemos ver as fitas unidas por nós que nos ajudou descer (ida) e subir (volta) as pedras.
Esse lance foi muito dificil para mim e para minha amiga Agatha, com muita paciência, nosso amigo nos deu a dica e os macetes, a coragem veio e pronto!.
Ao voltarmos pudermos nos testar novamente nos trechos que subimos, e ao descer o nevoeiro começava a se tornar mais constante em volta da montanha, próximo já do fim da transposição entre os trepa-pedras tiramos Tiago essa foto...
Voltando pela trilha que nos levava de volta ao abrigo Rebouças notamos e encontramos a diversidade que é esse parque com sua Flora e Fauna, não sei porque mas algumas das plantas que naturalmente é verde estava verde e as flores que eram brancas também olhe as fotos abaixo..
Chegando já na base do Prateleiras paramos e tirei esa foto da Agatha num "sofazinho"natural..
Paramos para ver e ouvir os movimentos das águas que por sinal estava muito mais volumosa nessa época.
Ao fundo da foto é possível ver os trechos demarcados pela cachoeira.
Voltamos ao abrigo onde admiramos de novo o movimento constante das nuvens sobre o Cume do Agulhas Negras que abria e fechava ....
Tiago avistando Agulhas Negras
Eu e Agatha no trecho de volta ao posto do Marcão e fim da nossa aventura.
Olha como a natureza nos presenteou com essa imagem linda do Agulhas aberto!!!.
Meu total agradecimento ao Célio que nos proporcinou um dia incrível com essa oportunidade e aos meus amigos Tiago e Agatha por esse convite maravilhoso.
Espero que tenham gostado do relato, simples mas para ficar na lembrança!!!
Fizemos um pequeno vídeo sobre, acesse a aba de vídeos não deixe de ver!!:D
Que legal!! Fotos lindas!
Itatiaia é sempre muito bom! As fotos ficaram muito bonitas. Estilo vintage? rsrs Parabéns!
sim zsim adoro quando as imagens passam algum sentimento através da cor!
Célio Vong está em todas! ahaha Muito massa o registro! Parabéns!
Um bela subidinha com ventinho, rs
irado !