AventureBoxExplore
Create your account
Nativa Serra Fina

Nativa Serra Fina

Por dentro do Sítio Piérre, final da travessia da Serra Fina.

4 x 4 Mountaineering Hiking

A Nativa Serra Fina não nasceu ontem, e nem por acaso... Ela na verdade é um lugar seguro da nossa "Mãetiqueira" como assim o dizem.

Se você já fez as travessia da Serra Fina e chega ali naquela parte ontem tem umas casas em branco "abandonadas" você deve lembrar exatamente do que estou falando. Ali já é o trecho final da travessia e todos conhecem como Sítio do Pierre e foi assim por anos mesmo.

Cena de filme né ? Esse é o "quintal da casa".

Eu fiz a travessia duas vezes, uma em 2017 quando completava meus 24 anos no topo da Pedra da Mina e a segunda em 2018 com um time de mulheres fantásticas e assim pude conhecer Cabeça Touro e Tartarugão; ambas davam final no Sítio Pierre, aí ali se fazia a jornada até o asfalto para aguardar resgate.

O que sempre me chamou atenção era justamente essas casas desativadas, por cansaço nunca parei para olhar de perto haha..

Foto de dentro de uma das casas abandonadas, na aba de fotos tem mais sobre a hospedagem já funcionando.

Estilo Supertramp.

Mas agora em 2020 eu pude visitar esse lugar e conhecer mais sobre tudo isso.

Foto de dentro da casa.

Nativa Serra Fina, agora entendo porque Nativa, por que cuidar da Serra Fina, esse ano foi um dos melhores para ninguém, meados desse ano um fogo criminoso tomou conta da Serra Fina e para se recuperar ela está FECHADA.

Eu refiz a trilha, na verdade 3km do asfalto até o grande casarão e achei que veria fantasmas em minha mente de tudo que ocorreu ali com o fogo. Mas eu tive boas recordações quando vi a primeira imagem do Picu. E pra ser verdadeira, não existe literatura que possa escrever como é estar lá.

Subidinha na estrada principal.

De todos os dias que passei nesse lugar não tem um que eu posso descrever sem usar todo o espaço que aqui ocupa. Eu me reconectei com terras alta da Mantiqueira.

Olha esse presente 🤩 , o lado esquerdo da foto é sentido a trilha do Mirante (final da travessia e subida dos Três Estados).

O Sítio do Pierre, francês que arquitetou tudo ali, possui diversas instalações desde o grande casarão, academia, quadra e diversas casas - de fato que Pierre não está mais lá e essa propriedade foi vendida para vários donos, até que hoje um deles resolveu reativar o lugar, que a princípio pelo próprio Pierre deveria ser um lugar de calmaria e terapêutico.

Vou deixar vocês quererem saber mais do lugar indo visitar haha. Lá possui aberta para nós montanhistas DUAS trilhas dentro da propriedade. Um delas é até o MIRANTE DA GARGANTA ( Garganta do Registro) com 7km nível fácil com visão magnífica para Picu e Parque Nacional de Itatiaia; e a outra trilha chamada Trilha das Araucárias Anciãs, o nome já fiz né ? Eu encontrei e abracei uma araucária macho de 300 anos e uma fêmea também.

No Mirante da Garganta com Luciano, Muriel, Bernardo e Juliana (esses últimos três, guardiões da nativa) - ao fundo Pedra do Picu.

Visual do Mirante da Garganta, Pedra dos Enamorados em primeiro plano e Itatiaia ao fundo.

Eu não gravei track dessas duas trilhas porque fui na imersão total, mas levei meu Spot Gen junto, durante a trilha alguns pontos tem rede Vivo outros não pega nada. Sentei na trilha da Araucária e observei ela ali e fiz uma pintura, eu precisava disso...

Cafeteira Drilifyart na trilha da Araucária.

Pedra do Picu durante a trilha .

Além das trilhas já diversas atividades que podem ser feitas no Day Use e se quiser realmente sentir mais do lugar a hospedagem é bem vinda.

Quem já passou por lá ?

Aretha Duarte, em um dos seus treinos para o cume do Everest.

Nathachi Aventura abraçando a Araucária anciã ❤️

Conheça os 4 guardiões da Serra Fina, pelo lado do Pico Três Estados.

Muriel, Wiliam, Bernardo e Juliana.

E agora que você já sabe um pouco, entra no Instagram deles e curta, marque e agende seu dia.

Km 770 da BR354 - Bairro Engenho de Serra , Itamonte, 37466-000

@nativaserrafina // Whatsapp

Eu super recomendo, sabem como amo fotografar né ? Pois é lá é um cenário incrível para isso.

Mais fotos no meu Instagram: @drilify

Dri @Drilify
Dri @Drilify

Published on 11/28/2020 08:26

Performed from 10/15/2020 to 10/18/2020

1 Participant

Spot Brasil

Views

580

1
Fabio Fliess
Fabio Fliess 11/30/2020 15:52

Lugar lindo demais!!!!!