AventureBoxExplore
Create your account
Pico Menor e Médio, Cabeça de Dragão.

Pico Menor e Médio, Cabeça de Dragão.

Parque Estadual dos Três Picos- Friburgo/RJ, trilhas de reconhecimento com Samuel, Talita, Henrique e Agatha! +VIDEO

Mountaineering Hiking

"Um pessoa feliz não precisa de religião, não precisa de nenhum templo. Para ela, todo o universo é um templo." - Osho

Na foto (esquerda pra direita): Henrique, Agatha, Talita, Samuel e eu.

–––––

Quando você entende o valor da jornada tudo se torna mais gratificante e eterno, entre decidir ir e ficar, decidimos que seria o dia da nossa aventura e então com algumas pesquisa já feitas sobre esse parque, decidimos pegar o carro e partir.

O Parque Estadual Três Picos

O seu nome evoca os Três Picos de Friburgo, imponente conjunto de montanhas graníticas que, elevando-se a de 2.366 metros acima do nível do mar, e é o ponto culminante de toda a Serra do Mar. - byWikiPedia.

Com um pouco mais de 500km de distância da capital de São Paulo, partimos na noite de sexta feira num uno compactando 5 pessoas e suas respectivas mochilas. A estrada foi preenchida por nossas risadas e músicas engraçadas do Samuel. Passamos por alguns pedágios e uma estrada um pouco perigosa para dar bobeira na madrugada, ficamos em alerta por só ter nosso carro nela e alguns eventos estranhos.

Chegamos na estrada do Parque já estava com o sol preenchendo as rochas com raios avermelhados tornando aquela cena mágica diante dos nosso olhos.

Como não conheciamos a região, deixamos nosso carro numa pousada onde também ficariamos hospedados no fim do dia. A pousada não me lembro o nome agora, mas produz cervejas artesanais e tem uma cachorra a Alice, ela quis nos acompanhar pela trilha, não dava para impedir haha.

------

Pico Menor e Médio.

Ainda encantados com o lugar, iniciamos a trilha bem antes da portaria principal, não sabiamos que poderiamos subir com o carro e deixar na portaria principal então foam quase 3km de subida. Antes de entrar na trilha do Pico Menor/Médio paramos para fazer algumas fotografias.

O parque possui boa sinalização e possui água no início da trilha, as placas dão um indicativo de tempo médio gasto dentro da trilha. Levamos conosco uma corda de 30m para o lance que exige entre o Pico Menor e o Médio.

Tem um bom trecho de trilha, com a primeira bifurcação sinalizada para Trilha do Pico Maior. Seguimos subindo, até chegar no primeiro lance de corda fixa (veja no vídeo) . O Samuel refez o nó que estava pois apresentava péssima condições... continuamos a nossa subida e a Alice junto rs, chegou um lance de via ferrata num grau de inclinação muito alto pra cachorra subir, mas ela foi haha. Esse trecho da trilha acabamos por contornar pela vegetação até a chegada do Pico Menor.

São lances de escalaminhada, ao chegar no Pico Menor encontramos por lá já uma grande quantidade de pessoas admirando o visual lindo que se tem da parte serrana do Rio.

Na foto acima, momento de chegaada no Pico Menor e o Pico Médio a dieita da foto, fizemos uma pausa para lanche e foto, quando decidimos fazer a passagem para o Pico Médio (Veja no vídeo) , sem corda fixa, precisariamos descer cerca de 30m uma rampa de conexão, esse trajeto de descer e subir o pico Médio se deu por 30min, foi onde ficamos mais tempo para fazer fotos e se conectar com o dia e a natureza que estava perfeita.

Era hora de voltar... retornamos para trilha original e sabiamos que ainda teriamos que descer mais 2k até a pousada.

Momento de fim de tarde, Talita e Agatha saindo da trilha do Pico Médio, momento lindo com a paisagem de frente a Caledônia. Resumindo a trilha foi um pouco exaustiva para nós, não sei se foi porque viemos virados de sexta haha, mas requer atenção ao subir e muita água para hidratar.

----

Cabeça de Dragão 2082 m

As 8h da manhã já estavamos saindo da pousada, porém subimos com carro até a entrada do parque, e com nossa mochila de ataque percorremos a trilha bem sinalizada até a chegada a princípio do Camping Vale dos Deuses, isso mesmo o camping é free e possui uma grande área além de ser lindo, quem sabe para uma próxima vinda, acampamos nele. (veja no vídeo)

A trilha é intuitiva saindo do camping, depois você caminha pela crista da cabeça do Dragão.

A Alice e mais um cachorro junto da gente.

bom essa trilha foi bem mais tranquila e linda por sinal, sabíamos que tinhamos de voltar pra São Paulo no mesmo dia então foi o que optamos fazer, mas desejamos voltar pra explorar mais das trilhas que se tem pelo parque, é um lindo lugar e bem preservado.

Nos despedimos do Refúgio Três Picos em direção a São Paulo. Sou grata por essa parceria!!!

Assista nosso vídeo! e deixe seu ROX aqui também! =D

Dri @Drilify
Dri @Drilify

Published on 06/16/2019 13:53

Performed from 07/08/2018 to 07/09/2018

Views

1496

2
Fabio Fliess
Fabio Fliess 06/16/2019 17:17

Boa Adriane. Show as fotos e o vídeo. Três Picos é um parque sensacional. Tem muuuuuita coisa para conhecer! Parabéns pela aventura. Abs

Bruno Negreiros
Bruno Negreiros 06/17/2019 19:35

Adorei a estrutura do relato!