AventureBoxExplore
Create your account
Pico Santo Agostinho (Garrafão) Alagoa MG

Pico Santo Agostinho (Garrafão) Alagoa MG

Trilha só mulheres e um fotógrafo mirim

Camping Mountaineering

Pico Santo Agostinho era um pico que ainda tem estava na minha lista e dessa vez tiramos ele do papel, só sei que foi aventura e coragem para esse grupo.

Ao total estávamos em 5 pessoas, um carro fechado para aventura: Eu, Letícia, Débora, Valeria e Gustavo (um parêntese para o filho da Valéria, um garoto de 12 anos que estava ali conosco para uma aventura e tanto).

Pra quem gosta dos dados técnicos, essa trilha tem um pouco mais de 5km de extensão e o Pico Garrafão ou Santo Agostinho é uma formação rochosa localizada na fronteira tríplice entre os municípios de Baependi, Itamonte e Alagoa, na serra da Mantiqueira, sul do estado de Minas Gerais. Fica no no Parque Estadual da Serra do Papagaio e tem 2.359 metros de altitude.

Esse é o famoso paredão do Pico Santo Agostinho.

Saímos de SP já um pouco tarde de sábado, chegando na estrada do Parque Estadual Serra do Papagaio vendo a lua e o recente por do sol.

Na foto o Gu pegou sua câmera Polaroid para registrar esse momento, pra mim foi muito especial ele escolher registrar aquilo, muito fofo essa recordação.

Sair de casa, do conforto e chegar de noite, acertar a estrada e onde começar a trilha até parece fácil para alguns, mas para nós tudo é muito cauteloso.

Eu nunca havia estado no parque exceto Letícia, então foi a hora q tiramos o GPS Garmin para melhor olhar as referências já que o Waze do celular dava outra posição.

Saímos e pegamos uma estrada em Itamonte, confesso que escuro erramos uma entradinha,mas logo acertamos e estávamos no início da trilha já, ou ao menos perto. Eu também peguei e deixei a posto o meu Localizar Spot Gen 3 mesmo sendo algo relativamente fácil e com alguma experiência de trilha eu sempre levo, uso e recomendo em qualquer situação. Eu e Letícia estávamos mais responsáveis pela guiada da trilha que começou às 20h.

Deixamos o carro na primeira porteira mas depois vimos q dava pra puxar mais.

Início de trilha bem iluminado graças a Lua quase cheia, caminhamos até às 23h numa subida constante e com pequenas pausas, com auxílio do GPS fomos chegando até o topo e em busca da florestinha para acampar.

No mapa da pra ver a entradinha a esquerda que erramos com o carro, já era noite e o medo de não achar raraa

Encontramos um grupo da região que estavam acordados também. Era hora de montar acampamento e descansar após a janta.

Nosso café da manhã foi maravilhoso, é um lugar lindo e tem vários lugares que podem ser únicos com a bela vista.

Eu e Lê nas primeiras horas da manhã vendo o sol sair por de trás das montanhas.

Eu adorei este lugar por ele ter ampla visão de vários picos da Mantiqueira, coisa que a há 5 anos atrás eu nem ligava por não conhecer. Agora não são apenas morros, são detalhes para minha mente pensar em linhas e cores.

Itatiaia ao fundo banhando pelas cores antes do nascer do Sol.

A mesma imagem e agora o Itatiaia sob a luz das 10h, era hora de ir embora.

Após aquele tempo maravilhoso no cume e ao redor aproveitando as horas na montanha encontramos com corredores de montanha da região que nos contou um pouco sobre o nome do Pico Garrafão e também sobre o túnel que tinha perto da estrada do PESP.

As lindas fotografias feita pelo Guh, artísticas e únicas, tive até aquela sensação de foto no cume da época que as fotos erão clicks raros. Foi muito especial mesmo.

Dri @Drilify
Dri @Drilify

Published on 05/30/2021 21:48

Performed from 04/24/2021 to 04/25/2021

1 Participant

Spot Brasil

Views

122