Dri @Drilify 07/01/2019 19:07 com 4 participantes
    Travessia Atibaia x BJP

Travessia de 30 Km de Atibaia até Bom Jesus dos Perdões via Pedra Grande e Pedra do Coração

Trekking Montanhismo

Uma Travessia que cruza o Monumento Natural Pedra Grande Atibaia, com mais alguns atrativos como Pedra do Coração(Bom Jesus dos Perdões) e "Cachoeira Escondida", merecida por aqueles que a cuidam. Sempre invista seu tempo e energia com a melhor conexão com a natureza, deixando o lugar o mais preservado possível e combatendo a cultura de grande impacto.

A Pedra Grande de Atibaia pertence ao Parque Estadual de Itapetinga, sendo monitorada pelo Instituto Florestal do Estado de São Paulo, para saber mais leia: http://fflorestal.sp.gov.br/itapetinga/home/

ATIBAIA 2015

A 800m acima do mar está o município de Atibaia, com 65km aproximadamente de São Paulo; é portal de entrada para esporte de aventuras, com vários registros em trilhas, pedais, vôo livre, corridas de aventura dentre outros.

Depois de quase 4 anos eu volto pra Pedra Grande 1.440m para realizar agora uma travessia passando também pela Pedra do Coração já pertencente ao município de Bom Jesus dos Perdões. Gosto de lembrar do passado porque sempre estamos em constante transformação. Quando iniciei no trekking em 2015, depois do Pico do Jaraguá em São Paulo (minha cidade residente), a Pedra Grande de Atibaia foi a minha segunda trilha - a escolha minha e dos meus amigos, fomos da rodoviária do Tiête e fizemos a trilha pelo condomínio Arco Íris bem comum, era para estarmos o tempo todo na trilha da Minha Deusa, fui seguindo relatos da internet e desconhecia o tracklog; não passamos pela bica de água e já estávamos sem água alguma. da No final levamos quase 3 horas de trilha, contemplamos a vista, e descemos de táxi 4x4 porque não tínhamos mais forças para voltar pela trilha.

Na foto da esquerda para direita: Rozy, Amélia, Luiza , Eu e Samuel.

AGORA...

Eu e Samuel que havíamos feito essa trilha antes, agora voltamos em 2019 com mais alguns amigos: Priscilla Passos, Eduardo Amaral, Eduardo Farias, Mallu, Agatha e Moabe.

- Chegamos a rodoviária de Atibaia às 8h45 com ônibus partindo da rodoviária do Tietê em São Paulo. Fizemos uma rápida parada na feira de domingo, compramos pastel e seguimos já o trajeto a pé até a entrada alternativa da trilha sem passar pelo condomínio Arco Íris.

Mallu, Pri, Moabe, Eu e Agatha.

- Ao finalizar o trajeto de estrada pela cidade, iniciamos oficialmente o track pela estradinha de terra com muito sol debaixo da cabeça e bebendo água constantemente fomos ganhando elevação, a turma estava bem animada já que no dia anterior havia chovido muito, sabíamos que poderíamos encontrar trilha com muita lama, mas parece que o tempo secou bem; mas a galera ainda encontrou essa surpresinha ai; trilha no verão é muito comum encontrar, além de outras barreiras como o calor, exposição insana ao Sol, se hidratar bem é super importante.

- Há muitas birfurcações nessa trilha justamente por causa de erosões, pegamos um desvio pela mangueira a nossa esquerda, onde avistamos o inicio da trilha Minha Deusa, ganhando tempo e elevaçao logo estávamos já próximos a bica de água, sempre mantendo a direita e desviando das erosões. Passamos pela bica de água e reabastecemos as garrafas!

Mallu enchendo a garrafinha.

No mirante já avistando a subida pela rocha da Pedra Grande.

Chegamos a Pedra Grande e com bela vista, fizemos um lanche bem reforçado para seguir com a travessia que daquele ponto não estava nem na metade. Esperamos pela nossa companheira Agatha e Priscila que estavam fechando a trilha, nosso ritmo tinha ser mais apertado dali em diante e com nuvens CB (cumulonimbus) em cima de nós.

Vista para Pedra Partida, antes da chegada das nuvens.

- Seguimos adiante sem Agatha e Moabe, por hora ela não estava se sentido bem e desceu pela estrada com Moabe e o restante do grupo seguiu com a travessia. Seguindo pela estrada a nossa direita entramos sentido a bica de água e seguimos com a trilha por dentro da mata; variando entre estrada e trilha passamos por essa pedra, onde fizemos rápida parada antes de chegar da Pedra do Coração; um grande ganho de elevação novamente após descer da Pedra Grande.

Uma pausa no meio do caminho para foto!!

Mais um presente dessa travessia foi a vista da Pedra do Coração.

Pedra do Coração.

Ao fundo Pico do Lopo e cidade de Bom Jesus dos Perdões

- Após as fotos e contemplação seguimos adiante, olhei no track e estávamos na metade dele hahah.. A estrada é realmente muito linda, seguimos por ela na esperança de achar o desvio para trilha de uma cachoeira escondida.

Mesmo descendo, achamos na estrada e decidimos seguir e ver se achávamos a cachoeira escondida, e em meio a natureza intocável e tons de verdes ainda bem preservados achamos essa cachoeira, foi nosso presente de toda travessia.

- Fizemos o ataque a cachoeira e voltamos para trilha original a fim de finalizar a travessia, fomos pegos várias vezes por chuvas rápidas.

- O fim da estrada já é possível contornar e ver a Pedra do Coração do alto e também ver a circulação de mais pessoas que têm acesso a cachoeira do Barrocão, vindas de BJP. Ao finalizar a estrada de terra, fizemos parada num barzinho e nos refrescamos um pouco e seguimos. Entramos na estrada fnal que leva ao centro da cidade com sua igreja matriz, fomos surpreendidos pela chuva que dessa vez não era passageira. Agora era retornar pra casa!

Foi uma aventura e trilha maravilhosa com muito aprendizado, agradeço especialmente a Edu Amaral e sua esposa Mallu por nos receberem e fazer essa travessia conosco, são os anfitriões da casa e esse track só foi possível com sua ajuda, e aos demais pelo companheirismo, porque em tudo somos vencedores se tivermos pessoas capazes de nos tornar assim!