AventureBoxExplore
Create your account
Ilha Grande - RJ

Ilha Grande - RJ

Volta completa na Ilha Grande - RJ

Essa travessia foi no lá no ano de 2005, rs to ficando velhinho rs. Eu e dois amigos resolvemos fazer a volta na ilha grande, tinhamos pouco tempo, 5 dias pra ser exato, mas hoje faria em 10 dias, existem lugares por lá que temos que ficar por horas.

Depois de deixarmos o carro em Angra dos Reis, compramos as passagens pra travessia até a ilha, que dura cerca de 1:40 h na barca da prefeitura. Chegando na vila de Abraão, depois do Diego nos falar que tinha esquecido o roteiro do trajeto no carro, rs , começamos a trilha no sentido anti horário. Logo no começo entramos nas das Ruínas do Lazareto, hoje é proibido a entrada, onde os presos ficavam de quarentena.

Depois seguimos em direção a cachoeira da feiticeira , sempre conhecendo as praias, da pra sair da trilha principal e conhecer as praias pelas quais vamos margeando. No caminho vimos um gnomo de gesso e resolvemos tirar uma foto só que ...

Empolgados em fotografar o gnomo, nem vimos a jararaca pendurada no galho...só depois , de dias , vendo as fotos...rs

A trilha é muito bonita, sempre um visual melhor que o outro.

Nosso primeiro acampamento foi na praia de Matariz, depois de um dia bem puxado de caminhada. Acordamos cedo e logico fui mergulhar pra ver a primeira, de muitas, estrelas do mar.

Caminhamos o dia todo mais uma vez pra alcançarmos a praia de Provetá, a maior vila da ilha, ja do lado oceanico.

Depois de jantarmos numa casinha que vendia uma comida caseira muito boa e um molho de pimenta melhor ainda ( nunca suei tanto ), fomos tomar um banho numa ducha no quintal do Sr. Abraão , onde acampamos no segundo dia. Na manhã seguinte caminhamos até Aventureiro, uma das praias mais bonitas da ilha.

Acampamos no Camping do Luis, e decidimos que iriamos ficar mais um dia em Aventureiro...Olha só que nascer do sol ...

Depois de dois dias em aventureiro, com vontade de nunca mais sair dali , rs, atravessamos a Pedra do demo e as praias lindissimas do sul e do leste.

Depois de atravessarmos o mangue que divide as duas praias, seguimos em direção a Praia da Parnaioca, onde acampamos.

E tive o grande prazer de conhecer o Sr Silvio, na época um dos pouquissimos moradores da Parnaioca. No outro dia , no começo da trilha que vai pra Dois Rios, ainda tivemos a sorte de cruzar e trocar um dedinho de prosa, com um ex detento da ilha que hoje é o unico que permanece na ilha, celebridade, rs , hoje da entrevistas e tudo mais. Esse cara tem muuuuuuuuita historia pra contar. Sr Julio de Almeida hoje tem 84 anos, chegou la preso em 1962 - fugiu duas vezes - e foi recapturado,e conseguiu sua liberdade definitiva só o ano passado, 2014.

A imagem abaixo foi tirada da internet.

Seguimos então pela trilha mais longa da ilha, para a praia de Dois Rios , onde foi desativado o presídio e depois rumamos pra praia de Caxadaço onde acampamos.

o tempo não estava muito bom, nem aproveitamos a praia e saimos rumo ao ultimo dia de trekking , passamos pela praia de Santo Antonio ( linda ),

passamos por Lopes Mendes , tomamos uma cervejinha ( porque ninguem é de ferro) e terminamos , chegando na vila de Abraão.

Espetacular...