Alexandre Casarotto 05/05/2021 12:11 com 1 participante
    Trekking Trilha Do Gaviao Faiado

Trilha feita sobre o leitor do Rio com visual deslumbrante, uma cascata dentro do Cânion e a cereja do bolo!

Trekking

O dia começa as quatro da manhã para mim, aproveitando o feriado do dia do trabalho resolvemos eu e um amigo fazer alguma atividade outdoor. Estávamos sem planos e decidimos no "pulo" da noite anterior onde iríamos nos aventurar. Sugeri para meu companheiro de aventura essa trilha, ele topou de cara! Um tempo a trás eu avia visto algumas imagens de um local que me deixará curioso, uma cascata em meio dois paredoes de pedra cuja a queda e partida ao meio por uma pedra que lembra a face de um gavião isso me chamou a atenção. Bom com o destino já planejado seguimos, saído as cinco da manhã de Caxias do Sul. Percorremos de carro setenta quilômetros até a cidade de Canela. Paramos alguns quilômetros antes da trilha ainda na cidade para tomar café em uma conveniência, o pastel era bom de mais. Com café tomado prosseguirmos e em fim chegamos! O objetivo agora era encontrar o início da trilha que foi um pouco confuso pois estávamos sem o mapa, esquecemos de baixar no app do celular quando ainda na cidade tinha sinal de Internet móvel, ehehe.

Sabíamos que a trilha era feita pelo Rio, só não tínhamos o ponto inicial da empreitada. Por aí explorado o local de uma beleza espetacular, uma rua de estrada de chão com flores borboletas som do corrego que passava ao lado e pássaros cantando recebemos o som do celular avisando sobre o início da drilha que se aproximava " deve ter pegado sinal usamos o wikiloc" Seguimos!

A manhã era gélida mas não tanto, bateu o medo da água fria que logo passou na primeira pisada de poça que molho meus pés! Mas tive uma boa surpresa a água não estava tão fria foi agradável. Continuamos com a caminhada acreditávamos que seríamos apenas nós na trilha, o lugar ainda e pouco explorado mas para nossa surpresa já no início cruzarmos com um guia e sua turma, eram cinco ou seis pessoas, meu colega se aproximou desse guia e em uma pergunta sem maldade apenas para puxar assunto perguntou-lhe se este era o caminho para a "cachoeira" o homem mau respondeu virou as costas ficou bravo, Não entendemos. Seguimos o caminho que o app nos indicava , mantemos a distância do pessoal com seu guia por respeito, conversamos entre nós sobre o ocorrido e logo esquecemos, a trilha e de nível médio com muitos desnível a atenção em pisar nas pedras e o visual de tirar o fôlego nos fez esquecer rapidamente o ocorrido e logo retornamos ao objetivo, que era curtir a natureza.

Depois da caminhada de quatro quilômetros e de algumas escorregadas chegamos a queda d'água, conhecida também como cachoeira do cânio, linda de mais! É quase uma mistura de gruta com caverna... Contemplamos. Após alguns registros era hora de voltar, na sombra fazia frio, isso já passava das dez e meia da manhã.

Nesse meio tempo chegou o pessoal que aviamos encontrado no caminho com seu guia.

Estávamos de partida já e ele, o guia nos abordou e foi como que com um pedido de desculpa nos passou que ele tem medo de que o lugar seja visitado por muitas pessoas e que com isso a sujeira e a depredação do lugar aconteçam, por esse motivo não nos passou a informação lá no início.. Conversamos sobre isso por um breve momento trocamos está ideia e até entramos em concordância sobre esse assunto. Despedimos do rapaz era hora de retomar a caminha de quatro quilômetros até o carro e levar pra casa mais essa trip, um passeio curto mas revigorante e na bagagem sempre uma lição. As quatorze horas ja estávamos em casa.