AventureBoxExplore
Create your account
Cânions em Cambará do Sul - Fortaleza e Itaimbezinho

Cânions em Cambará do Sul - Fortaleza e Itaimbezinho

Aventura realizada nos campos de cima da serra em Cambará do Sul - RS

Esta aventura foi realizada em dois dias. No primeiro dia pela manhã nos deslocamos de Porto Alegre para Cambará do Sul em um trajeto de aproximadamente 3h. Chegamos próximo ao meio dia, almoçamos e partimos para o Cânion Itaimbezinho percorrendo 17km de estrada de chão batido (de carro). Geralmente é cobrado um valor simbólico na entrada, mas, devido à falta de funcionários no parque, os voluntários estão pedindo apenas contribuições espontâneas.

Ao entrarmos no parque eu, minha namorada e uma amiga, partimos para a trilha do cotovelo que leva ao mirante do cânion. Esta trilha tem aproximadamente 3km e é plana, podendo ser realizada em aproximadamente 30min. Como mostram as fotos, tivemos um dia com grande visibilidade, o que não é tão comum por lá...

Após contemplarmos a beleza do lugar, retornamos pela mesma trilha e, após uma rápida pausa para lanche, seguimos em direção à trilha do vértice e a do mirante da cachoeira. A trilha do vértice leva ao local onde se inicia a abertura do cânion formando dois imensos paredões de pedra de origem vulcânica e a trilha das cachoeiras nos permite ver de frente uma das cachoeiras que se formam no cânion. Encerrando o passeio, retornamos para o centro da cidade que é pequeno mas acolhedor.

A distância do centro da cidade até o cânion Fortaleza é de aproximadamente 17km também (percorrido de carro). Partimos pela manha do dia seguinte após um café da manhã reforçado. como no dia anterior, fomos novamente presenteados com uma incrível visibilidade, não havia nenhuma nuvem dentro do cânion e nenhum sinal de humidade. Lá de cima vimos inclusive algumas cidades distantes e o mar.

Iniciamos a trilha do mirante, que é a mais tradicional e tem aproximadamente 3km. O cânion Fortaleza, ao contrário do Itaimbezinho, quase não possui intervenção humana na trilha, você anda por sua conta e risco na beira da rocha. Desta vez quiz fazer uma trajeto diferente, então seguimos adiante mais algumas centenas de metros para ter um visual diferente da paisagem. Aproveitamos alguns dos raros arbustos que encontramos lá para nos abrigarmos e realizarmos nosso almoço/lanche.

Após algumas horas de contemplação, descemos em direção ao carro e seguimos para a cascata do Tigre Preto e a Pedra do Segredo que ficam bem próximos do Cânion Fortaleza. A trilha possui aproximadamente 2,7km e nos leva à uma pedra que pesa toneladas e possui uma formação peculiar, estando equilibrada sobre uma base de aproximadamente 60cm.

Já fui inúmeras vezes para Cambará e fiz também as trilhas do Rio do Boi, Malacara e Tigre Preto, todas dentro dos cânions, mas isto é assunto para outros relatos... Enfim, se alguém se interessou e quiser informações, coloco-me à disposição para ajudar no que for possível.

Alexsandro Machado
Alexsandro Machado

Published on 12/22/2017 17:00

Performed from 12/09/2017 to 12/10/2017

Views

2679