Ana Retore 23/09/2019 21:21 com 2 participantes
    Cachoeira da Mariquinha - Ponta Grossa PR

Visita à Cachoeira da Mariquinha em Ponta Grossa com trilha até o topo da cachoeira.

Hiking Cachoeira

Para quem está em Curitiba, Ponta Grossa, ou demais cidades na região, e tem um dia livre para visitar alguns atrativos naturais, aqui vai uma sugestão: Fazer um bate-volta para o Buraco do Padre + Cachoeira da Mariquinha.

Vale aqui fazer uma observação aos amantes da adrenalina e das aventuras intensas: esses passeios são mais turísticos, portanto, não elevem suas expectativas rsrs.

Saímos de Curitiba aproximadamente 9h da manhã, e fomos primeiro no Buraco do Padre. O acesso para a Cachoeira da Mariquinha é também pela Rodovia do Talco PR 513 (apenas um pouco a frente do acesso do Buraco do Padre), no km 18.6 logo após a Igreja do vilarejo Passo do Pupo. Após esse acesso, são aproximadamente 12km de estrada de chão. Como esse trecho todo é bem sinalizado, fica fácil encontrar mesmo sem GPS.

Chegamos na fazendo onde fica a Cachoeira da Mariquinha, e pagamos a entrada de R$ 15,00 por pessoa. No local há infraestrutura para estacionamento, banheiros, e uma lanchonete. Pegamos apenas os pertences mais importantes e começamos a trilha.

A trilha para a cachoeira dura aproximadamente 20 minutos, e é bastante fácil. Não há trechos íngremes, é bem aberta e arborizada. É uma caminhada bastante agradável, diga-se de passagem.

Ao chegarmos na cachoeira, ficamos surpresos com a beleza do lugar. De fato é uma cachoeira linda, com uma praia logo abaixo.

Claro que, por termos ido em um domingo, o lugar estava lotado. Algumas pessoas com o som alto ligado e jogando garrafas de vinho e latas de cerveja no chão, acabaram interferindo na nossa experiência e na de muitas outras pessoas.

Tomamos um banho na água super gelada, descansamos e aproveitamos a tarde.

Pelo lado esquerdo da cachoeira encontramos uma trilha que levava até o topo. Uma observação importante: essa trilha, apesar de curta é um verdadeiro trepa-pedra rsrs. Foi bastante íngreme a subida, difícil em alguns trechos, mas como ela é curta rapidinho já estávamos no topo da cachoeira.

Caminhando mais alguns metros na trilha cachoeira acima, encontramos uma sequência de outras 3 cachoeiras muito bonitas. Como já estava ficando tarde e sabíamos que teríamos uma decida difícil pela frente, optamos por voltar. Mas ficamos com vontade de voltar para aproveitar mais essas cachoeiras que, por sinal, estavam mais vazias.

Voltamos pela trilha, e finalizamos essa pequena aventura com um merecido lanche e uma coca-cola bem gelada. Esse é um passeio super legal, que vale uma "fugidinha" da cidade grande para aproveitar um dia na natureza.