/abcdn.aventurebox.com/production/uf/57968f622f42a/adventure/58a09ee509c3c/58a09ee50f7e4-2.jpg)
Hiking Circuito dos 5 Lagos e Pedra do Altar – PNI
Hiking no Parque Nacional do Itatiaia, passando pelo Circuito dos 5 Lagos e Pedra do Altar. Itatiaia - RJ
Hiking MontañismoVivo cada dia como se fosse cada dia.
Nem o último, nem o primeiro
- o único.
Pablo Neruda
O Parque Nacional do Itatiaia é um daqueles lugares que nunca mais saem da nossa memória. Com várias trilhas, pra todos os gostos e níveis de dificuldade, é um lugar democrático o suficiente para agradar gregos e troianos.
Em janeiro de 2017, foi a minha primeira visita ao parque. Por ser época de baixa temporada (em função das chuvas) conseguimos uma vaga no Abrigo Rebouças com relativa facilidade. É preciso pagar as taxas de entrada no parque, e da pernoite no abrigo no Posto Marcão, logo na entrada da parte alta do parque. A partir deste lugar, deixamos o carro no estacionamento próximo e seguimos a pé até o abrigo. São 3km de caminhada até lá. O acesso de carros estava proibido em função de ser a época de reprodução do sapo flamenguinho. O animal é o símbolo do parque e só existe nessa região. Nada mais justo que nós, humanos intrusos, respeitemos o habitat e as condições da natureza local.
Após chegarmos ao abrigo, deixamos as mochilas cargueiras e exploramos as imediações. Uma caminhada rápida, muitas paradas para fotos, e voltamos ao reduto, para descansar para o dia seguinte. O abrigo conta com uma infraestrutura bacana, várias beliches com colchão, fogão industrial, pia para preparar as refeições, e banheiros equipados (o banho é - bastante - gelado, mas aí já seria luxo demais rsrsrs).
Quem fica no Abrigo Rebouças, precisa retornar até o Posto Marcão até as 9h da manhã e devolver as chaves, caso contrario é cobrada outra diária. Por isso saímos cedo e cumprimos com nossas obrigações de hóspedes rsrsrs. De lá iniciamos a trilha dos 5 lagos. A trilha tem 11,3 km de extensão (com a Pedra do Altar), começa próxima ao posto e segue por um caminho bem demarcado em toda a sua extensão. O maior grau de dificuldade na minha opinião, é a parte onde a trilha segue por um trecho de pedra inclinada e escorregadia. Tivemos sorte de pegar um dia ensolarado, e com o chão seco. Porém mantivemos cuidado redobrado (ainda mais pela minha inexperiência de principiante rsrsrs).
Esta trilha tem diversos cenários de tirar o fôlego. Em algumas partes vê-se as montanhas da Serra da Mantiqueira a perder de vista, e em outras vê-se os lagos espelhando o céu azul. No meio do trajeto há a Cachoeira dos 5 lagos que também vale alguns minutinhos de pausa para ser contemplada.
Chegamos à bifurcação que dá acesso à cachoeira do Aiuroca, mas optamos por seguir no sentido oposto. Despois de mais um trecho de caminhada, chegamos à uma das trilhas que dá acesso à Pedra do Altar. Levamos 6h 30min pra fazer a trilha dos 5 lagos + Pedra do Altar e retornar até o estacionamento.
A Pedra do Altar tem 2.665m de altura, e a trilha que leva até o topo é bem demarcada e sem obstáculos. Quando chegamos ao cume, havia algumas pessoas fazendo oferendas e manifestações religiosas (acredito que isso seja que dê o nome ao lugar, me corrijam se estiver enganada) em umas rochas vizinhas. A vista do cume é simplesmente maravilhosa. É possível ter uma vista privilegiada do imponente pico das Agulhas Negras e da Asa de Hermes.
Esse foi meu primeiro cume acima dos 2.500m, e posso descrever essa sensação como uma “pequena grande realização”. Aventura é isso, é superar desafios e estar sempre disposto a ir um pouquinho mais longe. Talvez esse tenha sido só mais um degrau, mas celebrar cada conquista faz a gente sempre lembrar que a felicidade está no trajeto, e não no destino final :)
Bora marcar alguma coisa Renan!!!!!!
to dentro!
Exatamente! Espero poder voltar mais vezes sim, achei esse lugar fantástico!
Me chamem!
Só fotão heim!
Itatiaia! Quero muito ir! Mas não queria ir sozinho...
Estive sábado (17/06/17) fiz bate a volta, minha primeira vez no PNI, realmente daria para ficar uma semana sem sentir falta de casa! Fiz o Circuito Couto - Prateleiras este ultimo somente pela base, ficou o gostinho e quero mais! Alguém anima fazer a Travessia Serra Negra agora em julho (dia de semana)?
Existe um angulo certo para que voce perceba na lateral maior, uma face em oração. Por isso Pedra do Altar. Achei esta no google: http://www.minube.pt/fotos/sitio-preferido/3618493/8474626