AventureBoxExplore
Create your account
Pico da Bandeira - Alto do Caparaó

Pico da Bandeira - Alto do Caparaó

Localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo

Localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó. Abriga o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude.

O Pico da Bandeira:

No ano de 1859, o imperador Dom Pedro II,pediu que fosse hasteada uma bandeira do império no ponto mais alto do Brasil, surgiundo no nome Pico da Bandeira (2.892m). Até o ano de 1968, foi considerado o ponto mais elevado do Brasil, perdendo o titulo para os picos: Neblina(3014m) e 31 de Março (2992m) após nova demarcação na fronteira brasileira com a Venezuela.

Históricamente no ano de 1967 o MNR (Movimento Nacionalista Revolucinário) promoveu um levante armado, denominado a "Guerrilha do Caparaó" com grande repercussão nacional, que segundo historiadores foi idealizado por Leonel Brizola e pratocinado pelo estadista cubano Fidel Castro

Origem do Nome:

Segundo alguns historiadores, a palavra Caparaó é indígena e significa "Águas que rolam das Pedras".
Existe uma lenda que contradiz a história, atribuído a seguinte estória: Existiu no campo hoje o parque, um boi muito bravio, chamado Ó, que afugentava quem tentasse capturá-lo. Fez-se um mutirão entre os boideiros e depois de muitos dias e de lutas, conseguiram vencê-lo e como prova de tal bravura, resolveram castrá-lo. Logo surgiu o boato: "Caparam o Ó".