AventureBoxExplore
Create your account
Travessia Serra do Tabuleiro

Travessia Serra do Tabuleiro

Travessia realizada entre os dias 28 e 29 de novembro de 2018, como parte do Treinamento de Busca e Resgate Terrestre do 3 BBM de Blumenau.

Conforme citado na descrição, a travessia fez parte de uma atividade prática inclusa no Treinamento de Busca e Resgate Terrestre, organizado pelo 3 Batalhão de Bombeiros Militares de Blumenau, do qual fizeram parte, não apenas bombeiros, como também membros da Defesa Civil, Polícia Militar e Exército.

Considerei uma travessia difícil/moderada, não recomendada para pessoas sem experiência e preparo físico.

Em parte do caminho, as trilhas estão bem demarcadas, mas recomendo levar um gps para auxiliar em alguns locais onde surgem dúvidas de qual caminho seguir, principalmente se houver muita neblina.

Há bastante pontos de água pelo caminho, portanto não é necessário levar muita água na mochila.

Durante o trajeto, atravessa-se também alguns pontos de charco ou banhado, onde muito provavelmente, se não tiver uma bota de cano alto e impermeável, vai molhar os pés.

Fizemos a trilha no sentido Santo Amaro da Imperatriz - São Bonifácio, visto que neste sentido, as subidas iniciais não são tão íngremes. Porém, se não houver alguém para buscar no final da travessia, obrigatoriamente faz-se necessário a travessia no sentido inverso, sendo a Apuama Rafting, mediante um valor a ser negociado, leva de kombi, o pessoal até a entrada da trilha do outro lado.

Levar um facão também é importante, visto que há pontos onde o bambuzal dificulta o acesso.

Por fim e não menos importante, roupa comprida, principalmente calças, pois há locais com bastante vegetação rasteira com espinhos.

Andre Luiz Buss
Andre Luiz Buss

Published on 12/08/2018 16:38

Performed from 11/28/2018 to 11/29/2018

Views

1032

Andre Luiz Buss

Andre Luiz Buss

Blumenau - SC

Rox
71

Montanhista, Bombeiro Comunitário, Aventureiro.

Adventures Map
www.instagram.com/andreluizbuss/

45 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruno Negreiros, Peter Tofte and 396 others support the Minimum Impact Manifest