André Alas 01/01/2020 20:32
    Pico da Tijuca (Parque Nacional da Tijuca - RJ)

O Pico mais famoso do parque. Tem cerca de 2km de subida, sendo um dos mais concorridos da cidade do Rio.

Hiking

O acesso ao Parque Nacional da Tijuca se dá pelo Alto da Tijuca, caminho que vai da Tijuca à Barra. A entrada é gratuita, e fica em uma praça. O endereço é Estrada da Cascatinha, 850, Alto da Boavista.

Após entrar no Parque, você irá subir um pouco. Na primeira bifurcação, irá manter-se à direita. Depois, é só subir até o Largo do Bom Retiro. É o início da trilha, muito bem sinalizada. Há guardas que podem te auxiliar. Há controle de subida. Proibido o camping ou permanência após o horário de visitação, sob pena de multa.

A subida é bem tranquila, não exigindo grandes esforços. Aliás, se você gosta de se estender na caminhada, dá para fazê-la e, na volta, pegar para o lado oposto, fazendo o Bico do Papagaio e a Cocanha, todos com interseção de trajetos - bem sinalizados.

Possuindo 1.021m de altitude, é o ponto mais alto do Parque da Tijuca e o segundo mais alto do Rio de Janeiro, perdendo apenas para o Maciço da Pedra Branca, em Jacarepaguá, com 1.025m.

É um passeio super agradável. Se um dia vier visitar o Rio, pode me chamar que terá companhia!

André Alas

Publicado em 01/01/2020 20:32

Realizada em 02/11/2019

André Alas

"Vive em harmonia com as Leis da Natureza, e nunca serás pobre. Vive de acordo com as opiniões alheias e nunca serás rico." Sêneca