Vem Conosco - Ane E André 09/08/2017 18:50
    Visita ao Vulcão Chimborazo Equador

Chimborazo, um vulcão que fica em Riobamba, Equador. Subimos os dois refúgios, chegando a 5100metros, a paisagem é linda.

Chimborazo, um vulcão que fica em Riobamba, Equador.
    Subimos os dois refúgios, chegando a 5100m, a paisagem é linda.

Por muito tempo considerada a montanha mais alta do mundo, o Chimborazo foi destronado pelos picos do Himalaia e do Peru. Considerando, porém, a geometria da Terra, o cume é o ponto mais distante do seu centro.

Esta gigantesca montanha é o ponto culminante do Equador, com seus cinco cumes, o mais alto com 6310 metros.

Está situado a 150 quilômetros a sudoeste de Quito no "Graben" Inter-Andino, uma depressão da tendência estrutural do norte-nordeste que separa a Cordilheira ocidental e oriental dos Andes no Equador.

Existem inúmeras rotas para ascensão, a mais comum passa pelo flanco sudeste e é uma variação da rota original de Whymper. A escalada pode também ser feita partindo do lado leste (rota Crista do Sol) que envolve um misto de escalada na rocha e no gelo.

Existem dois refúgios a aproximadamente 5000 metros, e a maioria dos escaladores fazem seus ataques ao cume partindo dos abrigos. É uma ascensão de 6 a 9 horas com inclinações de até 60 graus. Geralmente o ataque começa por volta da meia noite e o retorno ocorre no fim da manhã.

:: Outros Meios de Como chegar
    Voar para Quito e pegar um ônibus para Riobamba, onde existem boas acomodações, restaurantes e um adorável mercado aos sábados. Um táxi também pode ser alugado para levar os escaladores até o início da caminhada, que fica a meia hora do refúgio Whymper.

Não há taxa de estacionamento, mas não é recomendável deixar pertences no estacionamento. O bom senso implica também em trazer de volta todo o lixo. Não é cobrada nenhuma taxa para escalar o Chimborazo.

:: Melhor época
    Os melhores meses para escalar são Junho e Julho, embora Maio, Agosto e Setembro sejam propícios também. Os meses de inverno, exceto o final de Dezembro e o final de Janeiro, são conhecidos pelas péssimas condições climáticas, especialmente em Abril.

O ataque ao cume deve começar por volta da meia noite, para que o retorno ao abrigo seja no início da tarde. Trata-se de uma medida de segurança para evitar acidentes devido às rochas soltas de um paredão no caminho e também as nuvens que aparecem durante a tarde, que dificultam encontrar o caminho correto e escondem as diversas gretas dos dois lados da trilha.

Como já foi dito antes muitos escaladores partem direto do refúgio para o cume. As cabanas contam com suprimentos básicos de comida e primeiros socorros, água, fogão a gás e custam U$10 a noite. Enquanto escala, o montanhista tem seus pertences vigiados por um guardião.

O acampamento é permitido em qualquer lugar na montanha, e alguns escaladores fazem um acampamento mais próximo ao cume que os refúgios, cortando a jornada em dois dias, o que aumenta a chance de alcançar o cume.