/abcdn.aventurebox.com/production/uf/589751b4c9dd4/adventure/589b6ac7a3b9d/589b6ac7a7473-2.jpg)
Chacaltaya
Subindo pela primeira vez uma montanha nevada.
Em nosso mochilão "Argentina, Chile, Bolívia e Peru" passamos pela capital La Paz. O que mais eu desejava fazer em La Paz era subir o famoso Chacaltaya. No centro da cidade tem várias agências que levam até a montanha. Decidimos escolher a mais próxima do nosso hotel. Para a nossa sorte a van que nos levaria até o Chacaltaya havia quebrado e precisou ser substituida. Nossa saída de La Paz já estava 50 minutos atrasada.
Ao recolher o pessoal que faria a subida conosco acabamos conhecendo um casal de Porto Alegre, três meninas de Ribeirão Preto e um casal holandês. A subida de van do Chacaltaya já é emocionante. Uma estrada estreita com altos penhascos bem próximos. Chegando na antiga estação onde começariamos a subida até o cume vimos que os visitantes da montanha já estavam descendo.
A nebulosidade estava grande e uma fina neve caía. O guia nos disse que devido ao nosso atraso não teríamos tempo de subir toda a trilha da montanha.
Não aceitamos não chegar no topo e aceleramos a subida. O frio e a neve dificultavam um pouco associado à falta de oxigênio, porém evitamos parar para descansar para conseguir chegar ao cume.
Nem todas chegamos lá. Duas paulistas e a holandesa haviam passado mal com a altitude e retornaram à estação para tomar chá de coca. E nós, os atrasados do Chacaltaya conseguimos contemplar a disspação da núvem que envolvia a monanha e apreciar a vista em redor, simplesmente paradisíaca. Como disse, a van havia atrasado para a nossa sorte!
Parabens! quase cheguei ao topo. 30 minutos era pouco, aliado a falta de oxigenio, o frio e a noblina que encobria tudo. Mas me diga porque foi sorte a van ter atrasado, em relação a voce subir até o topo?
se tivéssemos chegado 30 minutos antes, só teríamos visto a neblina, ela só dissipou quando subimos, fomos o único grupo que conseguiu visualizar as redondezas. Tomamos um remedinho para a altitude, creio que isso auxiliou na subida...
a ta. eu desanimei subir tambem, porque nao tinha visão nenhuma com a neblina encobrindo tudo. do pessoal da van, só dois subiram até o topo. eu subi acho que a metade.
Bah, eu não iria me conformar se não chegasse no topo! O ruim é quando tem só neblina mesmo, como eu disse tivemos muita sorte de sermos os últimos!
então, com todas as adversidades, só deixei mesmo de subir por causa do horario. pra mim era pouco o tempo estipulado de 30 minutos que a guia impôs. Eu tinha que parar pra respirar, pois nao tomei nada antes pra altitude rs
30 min realmente é muito pouco