AventureBoxExplore
Create your account
Chacaltaya

Chacaltaya

Subindo pela primeira vez uma montanha nevada.

Em nosso mochilão "Argentina, Chile, Bolívia e Peru" passamos pela capital La Paz. O que mais eu desejava fazer em La Paz era subir o famoso Chacaltaya. No centro da cidade tem várias agências que levam até a montanha. Decidimos escolher a mais próxima do nosso hotel. Para a nossa sorte a van que nos levaria até o Chacaltaya havia quebrado e precisou ser substituida. Nossa saída de La Paz já estava 50 minutos atrasada.

Ao recolher o pessoal que faria a subida conosco acabamos conhecendo um casal de Porto Alegre, três meninas de Ribeirão Preto e um casal holandês. A subida de van do Chacaltaya já é emocionante. Uma estrada estreita com altos penhascos bem próximos. Chegando na antiga estação onde começariamos a subida até o cume vimos que os visitantes da montanha já estavam descendo.

A nebulosidade estava grande e uma fina neve caía. O guia nos disse que devido ao nosso atraso não teríamos tempo de subir toda a trilha da montanha.

Não aceitamos não chegar no topo e aceleramos a subida. O frio e a neve dificultavam um pouco associado à falta de oxigênio, porém evitamos parar para descansar para conseguir chegar ao cume.

Nem todas chegamos lá. Duas paulistas e a holandesa haviam passado mal com a altitude e retornaram à estação para tomar chá de coca. E nós, os atrasados do Chacaltaya conseguimos contemplar a disspação da núvem que envolvia a monanha e apreciar a vista em redor, simplesmente paradisíaca. Como disse, a van havia atrasado para a nossa sorte!

Angela B Froemming
Angela B Froemming

Published on 02/08/2017 17:31

Performed from 01/25/2015 to 01/25/2017

Views

1685

6
Paulo Lima
Paulo Lima 05/12/2017 19:43

Parabens! quase cheguei ao topo. 30 minutos era pouco, aliado a falta de oxigenio, o frio e a noblina que encobria tudo. Mas me diga porque foi sorte a van ter atrasado, em relação a voce subir até o topo?

Angela B Froemming
Angela B Froemming 05/12/2017 19:46

se tivéssemos chegado 30 minutos antes, só teríamos visto a neblina, ela só dissipou quando subimos, fomos o único grupo que conseguiu visualizar as redondezas. Tomamos um remedinho para a altitude, creio que isso auxiliou na subida...

Paulo Lima
Paulo Lima 05/12/2017 19:52

a ta. eu desanimei subir tambem, porque nao tinha visão nenhuma com a neblina encobrindo tudo. do pessoal da van, só dois subiram até o topo. eu subi acho que a metade.

Angela B Froemming
Angela B Froemming 05/12/2017 19:55

Bah, eu não iria me conformar se não chegasse no topo! O ruim é quando tem só neblina mesmo, como eu disse tivemos muita sorte de sermos os últimos!

Paulo Lima
Paulo Lima 05/12/2017 20:03

então, com todas as adversidades, só deixei mesmo de subir por causa do horario. pra mim era pouco o tempo estipulado de 30 minutos que a guia impôs. Eu tinha que parar pra respirar, pois nao tomei nada antes pra altitude rs

Angela B Froemming
Angela B Froemming 05/13/2017 02:52

30 min realmente é muito pouco