AventureBoxExplore
Create your account
1º Visita ao Parque Nacional do Itatiaia - RJ

1º Visita ao Parque Nacional do Itatiaia - RJ

Travessias: Rancho Caído x Serra Negra x Ruy Braga

Mountaineering Trekking Camping

Conhecer o Parque Nacional do Itatiaia sempre esteve em meus planos, mas certos planos não acontecem como esperamos... Às vésperas do Carnaval o amigo do amigo me convida pra ir logo ali no PNI, considerando que a natureza é o melhor lugar pra se estar nessa data, mesmo sem conhecer a turma, o meu feeling dizia que ia ser uma linda experiência, topei sem hesitar. Agradeço as pessoas incríveis que conheci nessa minha segunda travessia, por terem me ajudado a ter consciência do mundo maravilhoso que posso atravessar com uma mochila.

Começamos debaixo de chuva nesta foto acima sou a primeira com a bota na mão atravessando as águas geladas. E na foto abaixo pose com o querido amigo Ediceu, esse cara subiu duas vezes o Aconcágua, virei fã rsrs.

Muita chuva, neblina e vento gelado, eu não via nada da paisagem, mas seguia confiando que o caminho era o correto, vez ou outra os colegas consultavam o GPS.


Nessa foto, chegamos ao final do primeiro dia, chegamos em Maromba eu já considerava a Mara como amiga, uma corredora de montanhas que veio do Mato Grosso para essa travessia.

Final do primeiro dia a turma se reuniu num restaurante perto da cachoeira, estávamos bem sujinhos rs, a proprietária do estabelecimento foi muito hospitaleira, e depois fomos nos acomodar para pernoitar em um bivaque perto dali.

Segundo dia, acordamos descansados, e estávamos prontos pra amassar lama novamente, o dia teve períodos de chuva e muitas subidas, descidas e travessia de rio, que estava sem muita correnteza.

Vi a floração dos manacás na serra, ouvi muitos pássaros e senti cheiros bons de mato, a natureza debaixo da chuva fica exuberante!

Fizemos pausas pra lanches rápidos, mas nesse ponto demoramos um pouco mais pra apreciar a vista maravilhosa com essa cachoeira no fundo, eu até fiz uma foto pra comemorar o Carnaval no mato, rsrs. E continuamos nossa missão de completar o segundo dia de lama embaixo de chuva rsrs.

Muita mata e natureza na forma bruta, com a influência do meio descobri a brutalidade que estava adormecida em mim kkk a natureza é nosso hábitat primário então me senti em casa.

Dormimos nessa pousadinha que tem tanques para criação de trutas, casinhas com uso de dormitório coletivo e banheiro, também tem chalés individuais e refeitório, a propriedade é gerenciada por uma família muito receptiva e calorosa, tivemos a oportunidade de saborear no jantar uma truta fresquinha e uma comida muito saborosa.

No dia seguinte continuamos em meio a matas e morros, subimos em meio a floresta até chegar em área abertas, até que chegamos no vale onde tem vista para os Ovos de Galinha e a Cachoeira Aiuruoca. O vento começou a limpar as nuvens e pela primeira vez escutei o vento de uma forma única, uma espécie de assovio suave, uma bonança ocupava o vale.

Fiquei encantada com a vista de Agulhas Negras e me fiz um desafio, em outra oportunidade teria que subir essa maravilhosa formação rochosa.

Quando vi essa paisagem com Prateleiras no fundo fiquei encantada com a harmonia das rochas e a paisagem me parecia um quadro...

Acampamos depois do jantar e em meio o barrulho e o frio das barracas tentei dormir, mas não consegui, no dia seguinte acordei 6 horas. Não deu tempo pro desjejum, nesse dia fiquei em silêncio com meus pensamentos no final da fila. Refleti sobre o que estava fazendo ali longe de casa, passando tantos perrengues, rsrs, e deu aquela vontade de sentar e pedir socorro, kkk. Mas depois entendi meu mau humor, estava com sono, exausta e com fome!!

Admiro essas pessoas, foi um aprendizado que vou levar pra sempre, e guardo todos no coração com maior carinho, pois são muito especiais. Gratidão sempre!!

Se quizer mais informaçoes é só ver no wikiloc do Adilson Teixeira:

Fizemos estas três travessias do Itatiaia em 4 dias, Rancho Caído em um dia, Serra Negra em dois dias e Ruy Braga em um dia.
Estas travessias seriam feitas normalmente em seis dias e para serem feitas em 4 dias como fizemos é necessário um excelente preparo físico, uma ótima experiência em navegação em trilhas pois algumas vezes o GPS não funciona, ótimos equipamentos para fazer o mais leve possível, estudos sobre a logística, alimentação e todos os detalhes das travessias. https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/travessias-rancho-caido-x-serra-negra-x-ruy-braga-33813174

2
Adélis Constantino
Adélis Constantino 08/06/2019 09:30

Show de bola seu relato, amei! Parabéns.. tudo muito lindo.

Angelique J. Oliveira
Angelique J. Oliveira 08/06/2019 13:50

Ah obrigada, foi um aprendizado intesivao rs 😊 🔆🔝