AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Angelo de Queiroz 15/05/2017 00:31
    Desafio da Bocaina no Vale do Paranã - GO

    Desafio da Bocaina no Vale do Paranã - GO

    Trilha realizada no Vale do Paranã, na EcoBocaina. Percurso de 8 km em diversos terrenos, cerrado, cerradão, cachoeira, paredão, pedreira

    Saimos as 7:45 da manha de Brasília rumo ao Vale do Paranã. Seguindo pela GO-118 que leva
    à Alto Paraíso, a entrada da fazenda que dá acesso à trilha, estava à margem direita da rodovia, alguns poucos quilômetros antes de São Gabriel de Goiás. O percurso desde Brasília até a sede da fazenda durou cerca de 1:30 hora, o que depende do trânsito entre o colorado e sobradinho (nas manhãs de sabado e domingo costuma ser tranquilo). Saindo da rodovia, alguns quilômetros de estrada de chão podem ser vencidos pela maioria dos carros de passeio no período da seca (carros comuns muito baixos em especial no periodo das chuvas não são recomendados!). Uma boa dica foi tomar o caminho da esquerda e passar na rampa da asa delta antes de ir direto à fazenda. Da beira de um precipício imenso pudemos contemplar todo o vale do Paranã e as serras ao redor, e ter uma idéia geral de onde estávamos nos metendo. É de lá que saltam os praticantes de voo livre com destino à Brasília. Voltando pelo mesmo caminho agora tomando a direita, chegamos à sede da fazenda na qual se inicia a trilha. O local é gerido pela EcoBocaina, uma empresa mineradora de águas e responsável pela manutenção da trilha. Fomos muito bem recebidos pelo pessoal da Ecobocaina extremamente simpáticos. Tudo muito bem organizado, com sala de briefing, banheiros, redário e muita agua mineral. A empresa dispoe de guia e oferece seguro saude aos participantes das trilhas, que são três, dependendo do grau de dificuldade desejado. Escolhemos o "Desafio da Bocaina", a mais longa e difícil das tres, com 8 km de extensão total, sendo os 1,5 km finais, de dificil subida íngrime pelo paredão. A trilha é bem peculiar, e muito bem mantida, com muitos mirantes e diversos tipos de terreno, variando do árido cerrado baixo, passando por veredas, cerradão, pedreiras, leitos secos de rios, mata fechada, capinzais, cachoeiras e por fim paredões de rocha. Apesar de não oferecer dificuldades técnicas, a subida final exige bastante preparo físico. Seguimos sem parar até a Cachoeira das Palmeiras e retornamos até o Poço dos Gringos onde paramos para tomar banho e almoçar. Atenção aos borrachudos vorazes nesse local e aos micuins ao longo de toda a trilha (alho e complexo B nos dias anteriores quem sabe ajuda rsrsrsrs), mas nada que não seja comum e bem conhecido de todos os trilheiros. Às 15:30 iniciamos a subida e em cerca de uma hora estavamos no topo concluindo um dia maravilhoso com um banho de ducha de água mineral na borda do paredão, avistando todo o vale lá embaixo. Obrigado amigos do Trekking Brasília e em especial à Ju Trekker da Mochila Insana: vocês são nota 10 !!!

    2 Comentários
    Sheila Mx 16/05/2017 22:26

    Excelente relato!!! Congrats! 👏👏

    Renan Cavichi 18/05/2017 08:56

    Galera muito alto astral do Trekking Brasília! \m/

    Angelo de Queiroz

    Angelo de Queiroz

    Brasilia - DF

    Rox
    47

    Químico, há 41 anos apaixonado pela aventura, pelo mar, vida selvagem, trilhas, motos, kayaks, estradas, mochilas e barracas.

    Mapa de Aventuras


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Renan Cavichi, Dri @Drilify e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.