Angelo de Queiroz 07/05/2017 16:56
    Trilha do Vale da Barragem do Lago Paranoá

Reconhecimento e marcação de pontos da trilha p atualização do tracklog. 6km. Cerrado do planalto central, cachoeiras e poços no caminho

A partir de um convite feito num grupo de trekking de Brasilia, surgiu a idéia dessa trilha nos arredores da cidade. Partindo de um dos pontos históricos mais pitorescos da cidade (uma churrascaria tipicamente candanga, construída de madeira e com mesas e cadeiras de bar anos 60, onde JK almoçou algumas vezes durante a construção da cidade), essa trilha de meio dia leva a lugares que a grande maioria dos brasilienses nem imagina q existam A poucos quilômetros do centro da cidade. O objetivo da excursão reconhecer as condições da trilha e marcar no gps pontos de interesse para criação de um tracklog mais rapido e seguro. Relatos de assaltos na área mesmo durante o dia e invasão de terras por posseiros eram a base para a criação de um roteiro que passasse longe disso tudo e ainda permitisse chegar a alguns dos inúmeros poços existentes. Logo no começo tivemos de fazer um desvio grande, para evitar algumas cercas e cachorros. Acabamos enveredando por uma mata ciliar seguindo por um caminho a beira do riacho (e as vezes dentro dele), que não se vê pelas fotografias aereas do google maps. Aliás, a rapida ocupaçao da area por posseiros rurais faz com que a realidade fisica da trilha seja bem diferente daquela vista de cima (caminhos abandonados e novas plantações e cercas de arame farpado). Chegamos a alguns poços com pequenas quedas dagua e depois de descer uma pirambeira de pedras chegamos ao grande poço no fundo do vale. Depois uns varios mergulhos, almoçamos ali mesmo nas pedras. Voltamos por um caminho diferente p contornar os casebres sem ter que passar de novo pelos cachorros. Mas entramos num brejo com mato muito alto e fechado (cuidado com as unhas de gato que ali nascem as montes) e depois de abrir caminho a faca, acabamos por encontrar novamente a trilha que usamos na vinda. Em resumo, é uma trilha fácil, perto e acessivel a todos que tenham um preparo físico mediano e boa disposição. Pode durar de 5 a 15 km dependendo do número de poços que se pretenda conhecer. Convem seguir o tracklog p evitar entrar nas propriedades ou ter problemas com os brejos fechados.

Angelo de Queiroz

Brasilia - DF

Químico, há 41 anos apaixonado pela aventura, pelo mar, vida selvagem, trilhas, motos, kayaks, estradas, mochilas e barracas.

Peter Tofte, Bruno Negreiros e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.