AventureBoxExplore
Create your account
Trilha do Vale da Barragem do Lago Paranoá

Trilha do Vale da Barragem do Lago Paranoá

Reconhecimento e marcação de pontos da trilha p atualização do tracklog. 6km. Cerrado do planalto central, cachoeiras e poços no caminho

A partir de um convite feito num grupo de trekking de Brasilia, surgiu a idéia dessa trilha nos arredores da cidade. Partindo de um dos pontos históricos mais pitorescos da cidade (uma churrascaria tipicamente candanga, construída de madeira e com mesas e cadeiras de bar anos 60, onde JK almoçou algumas vezes durante a construção da cidade), essa trilha de meio dia leva a lugares que a grande maioria dos brasilienses nem imagina q existam A poucos quilômetros do centro da cidade. O objetivo da excursão reconhecer as condições da trilha e marcar no gps pontos de interesse para criação de um tracklog mais rapido e seguro. Relatos de assaltos na área mesmo durante o dia e invasão de terras por posseiros eram a base para a criação de um roteiro que passasse longe disso tudo e ainda permitisse chegar a alguns dos inúmeros poços existentes. Logo no começo tivemos de fazer um desvio grande, para evitar algumas cercas e cachorros. Acabamos enveredando por uma mata ciliar seguindo por um caminho a beira do riacho (e as vezes dentro dele), que não se vê pelas fotografias aereas do google maps. Aliás, a rapida ocupaçao da area por posseiros rurais faz com que a realidade fisica da trilha seja bem diferente daquela vista de cima (caminhos abandonados e novas plantações e cercas de arame farpado). Chegamos a alguns poços com pequenas quedas dagua e depois de descer uma pirambeira de pedras chegamos ao grande poço no fundo do vale. Depois uns varios mergulhos, almoçamos ali mesmo nas pedras. Voltamos por um caminho diferente p contornar os casebres sem ter que passar de novo pelos cachorros. Mas entramos num brejo com mato muito alto e fechado (cuidado com as unhas de gato que ali nascem as montes) e depois de abrir caminho a faca, acabamos por encontrar novamente a trilha que usamos na vinda. Em resumo, é uma trilha fácil, perto e acessivel a todos que tenham um preparo físico mediano e boa disposição. Pode durar de 5 a 15 km dependendo do número de poços que se pretenda conhecer. Convem seguir o tracklog p evitar entrar nas propriedades ou ter problemas com os brejos fechados.

Angelo de Queiroz

Angelo de Queiroz

Brasilia - DF

Rox
44

Químico, há 41 anos apaixonado pela aventura, pelo mar, vida selvagem, trilhas, motos, kayaks, estradas, mochilas e barracas.

Adventures Map

102 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruna Fávaro, Bruno Negreiros and 405 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Fabio Fliess, Bruno Negreiros and 156 others support the Together page.