Antônio Calvo 08/05/2017 23:02 com 1 participante
    Escalada Ana Chata - Via Colapso da Modernidade

Conquista da via Colapso da Modernidade na pedra da Ana Chata em São Bento do Sapucaí - SP.

Escalada Montanhismo

Em maio de 2016 o amigo e parceiro de escalada Glauco Gonçalves comentou sobre uma possível "linha" de escalada para uma nova via na face sul da Ana Chata. Estava marcada a empreitada…

Dias depois, saímos de casa bem cedo rumo ao estacionamento do Chico Bento, onde deixamos o carro. Com pouco mais de uma hora de caminhada, chegamos à base da pedra. Começamos, então, a divisão e organização dos equipamentos de escalada e conquista: corda, capacete, cadeirinha, sapatilha, mosquetões, fitas, chapeletas, chumbadores, furadeira, broca, estribos, clif, etc. Uma extensa lista de ferragens que seriam úteis - se não obrigatórias ! - para o projeto do dia.

Era a minha primeira conquista "de baixo para cima" em estilo tradicional, ou seja, sairíamos do chão fixando as proteções conforme o nosso deslocamento vertical, ao aposto de fixarmos uma corada no cume, rapelar e montar as proteções com a segurança já instalada.

O Glauco assumiu os primeiros metros. Entre furos de clif - pequeno "gancho" para furo e/ou agarra na rocha - e passagens em livre foi, aos poucos, ganhando altura. Era também necessário limpar a pedra, já que a face sul é mais úmida e possui mais liquens e musgos. O trabalho, de baixo e na perspectiva do segurança, era muito animador. Mas após a terceira chapeleta ele sugeriu uma mudança, "vamos trocar?", gritou lá de cima.

E assim entrei na via para o resto da conquista animado em aprender mais uma técnica de escalada. Decidimos que faríamos todo o trabalho com uma furadeira à bateria, pois furar 7cm com martelo e batedor para a fixação de cada chapeleta seria um trabalho enorme e, provavelmente, não acabaríamos no mesmo dia.

Precisei sair um pouco mais para a esquerda que o planejado, pois os detalhes de movimentação na rocha enquanto eu conquistava mostravam-se mais animador para aquele lado. Seguia em busca de agarras de mãos e pés na esperança que um dia outras pessoas repetissem a via, tornando-a frequentada.

O final do dia aproximava-se. E com ele a decisão de encerrar a via e montar a primeira parada. Retornei feliz à segurança do chão antes do por do sol. Com um grande abraço, a nossa conquista estava pronta ! Bastava agora juntar as tralhas, descer a trilha e parar no primeiro bar para comemorar.

Com o Brasil em chamas devido à crise política, batizamos a via de Colapso da Modernidade, um 6º grau bem sambentista.

Semanas depois, com outros amigos, conquistei uma variante da Colapso. E para contrapor ao nome, apenas de brincadeira, batizamos de Fortalecimento da Antiguidade.

O início das vias fica bem próximo à caverna da Ana Chata na face sul. Para quem sobe na trilha, uns 15 metros antes da entrada da caverna, à direita. As segundas enfiadas ainda são projetos e espero acabar neste ano de 2017.