AventureBoxExplore
Create your account
Patagônia Argentina - Parte 1

Patagônia Argentina - Parte 1

Nesta parte 1, relato os dias que se passaram em El Calafate e a caminhada sobre o big ice, Glaciar Perito Moreno

Trekking Mountaineering Hiking

Sonhei durante muitos anos com a Patagônia e a medida que ia lendo, vendo fotos e conversando sobre, ficava sempre o sentimento de que não conseguiria conhecer tudo o que queria numa só visita. Pois bem, quando comecei a conversar com a Rota Sul Adventure, a opção foi por um roteiro exclusivo para a Patagônia Chilena e outro para a Patagônia Argentina. Em fevereiro/19 passei 15 dias no lado chileno e nem nos meus melhores desejos imaginava que voltaria para conhecer o lado argentino alguns meses despois. Que ano, amigos, que ano!

Parte 1 - El Calafate / Glaciar Perito Moreno

1º dia - desembarcamos em El Calafate às 9hs da manhã do dia 9/11, depois de escala em Buenos Aires. Nosso voo foi POA>BsAs>El Calafate. Tivemos que trocar de aeroporto em BsAs, do Ezeiza para Aeroparque, então fizemos isso logo que pousamos, fizemos check-in, despachamos novamente as bagagens e, como havia 5hs de espera, aproveitamos o tempo livre para ir comer pizza e tomar umas Quilmes em terras portenhas. Eita vida boa!

Chegamos no Calafate Hostel, fizemos check-in e fomos fazer um reconhecimento da cidade. E que cidadezinha linda, gostei muito. Aliás, moraria fácil nestas cidadezinhas da Patagônia, seja do lado chileno ou argentino. Era dia livre e o grupo se dispersou, alguns foram as compras, padarias e fotografia. Eu preferi caminhar pela cidade, fui num museu dos glaciares e no final do dia o combinado era reunir o grupo num restaurante à beira da Reserva Laguna Nimez.

Na foto estão o Edgardo, da Rota Sul Adventure, Eu e a Themis. O grupo ainda tinha o Ricardo e a Joice.

Preparei minha mochila de ataque, com o básico, e fui dormir cedo, pois no dia seguinte começava o divertimento.

2º dia - acordei 6hs, tomei um rápido café e fiquei aguardando o ônibus que me levaria até o Glaciar Perito Moreno. Na última hora, decidi trocar de mochila, optei por uma menor, a Deuter Speed Lite 16 litros. Estaria sozinho nesta atividade do big ice, a caminhada mais longa pelo glaciar, pois o restante do grupo iria mais tarde ao Perito Moreno, porém apenas para fotografar.

Sentei bem na frente no ônibus, para acompanhar o deslocamento e não perder nenhum instante daquela experiência.

Demos entrada no parque e o ônibus nos deixou perto das passarelas, teríamos 40 minutos para tirar fotos do glaciar e depois o deslocamento continuaria até o catamarã, que faria a travessia do canal até o ponto de partida do big ice, a caminhada pelo glaciar.

O Glaciar Perito Moreno é imponente, usando as passarelas, se consegue chegar relativamente próximo das enormes paredes de gelo. Desci rápido e fiquei por algum tempo esperando um desmoronamento, mas não fui premiado com isso. A porção frontal do glaciar possui 5km e suas paredes podem atingir 80m de altura.

Quem opera as atividades no Perito Moreno é a Hielo & Aventura, que possui uma estrutura gigantesca para atender os turistas e aventureiros. São vans, ônibus, barcos, lanchas, restaurante e tudo mais. Tinha gente de vários países, sendo eu o único brasileiro, e formamos dois grupos para a caminhada. Contornamos o glaciar, muito perto das paredes de gelo, suficiente para escutar o deslocamento e as rachaduras da geleira.

Fiquei de olho naquela torre se soltando do paredão, dava pra escutar os estalos do gelo, estava com a GoPro ligada o tempo todo e pronta para gravar caso houvesse um desmoronamento. Não fui premiado. Soube, através do grupo Hielo & Aventura, que caiu no dia seguinte.

Tudo incrível. Depois de aproximadamente 1h bordeando a geleira, chegamos no momento de colocar todo o equipamento - capacete, cadeirinha e crampons - e de fato pisar no gelo.

Lembra da minha troca de mochila de última hora. Pois bem, esqueci o bem-dito protetor solar, e levei uma queimada no nariz, pescoço, nuca e orelhas. Foi feia a coisa e tive que usar muito hidratante para aguentar as dores e não atrapalhar os dias seguintes. Fica a dica, mesmo sem sol, use protetor solar, ainda mais quando você vai caminhar por horas num glaciar.

É gelo que não acaba mais. Observe na esquerda o segundo grupo em deslocamento. O Glaciar Perito Moreno possui 254km2 aproximadamente, com 30km de comprimento e se desloca 2,2m por dia, aproximadamente.

Se formam piscinas com a água de degelo. É de encher os olhos este azul turquesa.

Caminhamos ao lado gretas com águas cristalinas. Também paramos para ouvir a água escorrendo pelos sumidouros, verdadeiros "ralos" onde a água some pela geleira.

Deu tempo até de tirar uma onda com as gretas. Óbvio, essa deixaram a gente chegar perto pois não apresentava perigo. Outras, nem perto podíamos chegar. Segurança, né, meu filho!

Talvez a imagem mais marcante do glaciar tenha sido esta concha acustica que se formou naturalmente. Paramos para lanchar bem na frente dela. Incrível essa formação.

Enquanto esperávamos o catamarã vir nos buscar, que estava ancorado ali perto, aproveitei para fotografar, apreciar o glaciar, esperando ainda por um desmoronamento, e de alguma forma agradecer pelo dia repleto de surpresas.

Olha que legal! Durante a travessia de retorno, foi servido no catamarã, tudo operado pela Hielo & Aventura, um uísque com pedras de gelo do glaciar. Te mete!

Na parte 2 desta trip, contarei sobre os dias em El Chaltén. Até mais!

Alexandre Janner
Alexandre Janner

Published on 09/22/2020 19:31

Performed from 11/08/2019 to 11/16/2019

1 Participant

Trilha Sul

Views

373

3
Bruno Negreiros
Bruno Negreiros 09/22/2020 20:06

Janner, legal compartilhar sobre o Big Ice...Obrigado!

Alexandre Janner
Alexandre Janner 09/22/2020 20:19

Brunão, tu é meu incentivador! Obrigado, brow. Abraço

James Polz
James Polz 11/04/2020 06:21

Show Janner!!! A Patagônia é mágica!! Parabéns pelo relato e pelas belíssimas imagens!