/abcdn.aventurebox.com/production/uf/591b312d3a425/adventure/59de3d110b786/59dec29d5eef0-2.jpg)
Corrida Rústica Ilhabela Ponta das Canas
Corrida Rústica que ocorreu no município de Ilhabela, na praia Ponta das Canas. Minha primeira corrida de 10km, numa estrada de terra batida
Trail Running Corrida de AventuraAcordamos, eu e minha fotógrafa oficial Riany Oliveira, às 06hrs com destino a Ilhabela para participar da Corrida Rústica Ilhabela Ponta das Canas, a qual esperava ansiosamente. Para quem não conhece, Ilhabela é um município do litoral norte de São Paulo, sendo uma das principais estâncias turísticas do estado e tem o título de "Capital Nacional da Vela", sendo este um dos tradicionais esportes praticados no município. Para chegar a ilha é necessário passar pela cidade de São Sebastião e pegar uma balsa, viagem essa que dura +/- 25 minutos e é gratuita para pedestres e ciclista. Optei por ir de moto até o local do evento, a Praia de Ponta das Canas localizada na costa norte do ilha, pois estava com medo de perder o horário da retirada dos kits, mas o transporte público também é uma opção para os interessados. No caminho para o local dá para entender por que aquele lugar é tão popular aos turistas, e tão cheio no verão, sua avenida principal, bem estreita, margeia toda a costa da ilha e passa pelas praias da Pedra do Sino, Saco da Capela e o centro turístico da Vila.
Chegando no local, fiz a retirada do kit de participação e comi umas frutas, enquanto observava o mar e o sol, que estava nascendo por trás da Ilhabela e iluminando o dia.
Chegando perto do horário da largada, começo os preparativos para o aquecimento e o nervosismo pré-prova começou a aparecer. Primeiro pois essa era a primeira vez que disputaria uma corrida num trajeto de 10Kms; Segundo que aqueles morros não estavam lá quando olhei o trajeto no Google Maps hahaha.
Marcada para as 8hrs, e assim aconteceu, foi dada a largada e lá vou encarar mais uma corrida. O percurso, em estrada de terra, acompanhava a costa marítima do local , proporcionando uma bela visão do mar, e a mata nativa. Até a distância de 2,5km, ponto de volta para os que correram os 5km, as elevações eram desafiadoras, entretanto era possível subir em um ritmo acelerado de corrida, após este ponto a brincadeira ficava mais séria e a partir daquele momento vi que estava encarando um dos percursos mais difíceis dessa minha, ainda curta, vida nas corridas. As subidas e descidas intermitentes transformaram aquele trajeto numa montanha russa bem desafiadora onde o carrinho eram as minhas pernas hahaha. Nestes sobes e desces vi que a experiência do corredor é algo chave no mundo das corridas, pois estava ali sofrendo para subir aqueles morros, e na minha imaginação eles eram gigantes, enquanto outros se desenvolviam nas elevações e me ultrapassavam facilmente, mostrando que tenho muito a aprender nos treinos (principalmente em deixar de treinar só em terrenos planos haha).
Gráfico de Altimetria (Cinza) e Ritmo de Corrida (Azul)
Apesar das dificuldades conclui a prova com êxito, em 01h04m59s, ficando em 43° na colocação geral masculina e 7° na categoria 15-24 anos.
Infelizmente não tenho fotos do trajeto para compartilhar, mas garanto que é algo lindo e aconselho a quem esteja procurando novas praias que vá a Costa Norte da Ilhabela, de lá é possível ver a cidade de Caraguá ao longe, o visual é bem massa, o mar é bem calmo e limpo.
Fotos por: Riany Oliveira Fotografias
Organização do Evento: Correndo do Sofá Ilhabela
Dados de altimetria e ritmo: Strava
Parabéns meu amor!
Que massa! Qualquer hora vou tentar uma dessas de 5 km hahah!
Parabéns pelas fotos Riany! Mandou bem!
Alex Souza, muito showw! Fiz um percurso de 7KM que minha empresa realizou, mas eram com obstáculos, e posso te dizer a sensação de superação é muito boa. Espero conhecer a Ilhabela em breve. Grande abraço!
Parabéns meu amor 😊❤️
Quando vai ser a próxima?! Esperar fechar essa quarentena agora!
Show!