AventureBoxExplore
Create your account
Pico da Bandeira - Alto do Caparaó

Pico da Bandeira - Alto do Caparaó

Pico da Bandeira pelo lado mineiro. A terceira montanha mais alta do Brasil com 2892m de altitude!

Trekking Mountaineering Camping

Localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó abriga o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude.

Mesmo sendo o terceiro ponto mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira é a mais acessível das montanhas mais altas do país, mas com subidas bem puxadas para quem não é acostumado subir grandes picos, pois existem trilhas bem sinalizadas, tanto pelo lado do Espírito Santo quanto pelo lado de Minas Gerais.
O Pico da Bandeira é um dos pontos mais frios da região Sudeste, onde é normal a ocorrência de neve e geadas. As temperaturas no pico chegam a até -10°C, sendo que no inverno as geadas são diárias. No dia que subimos estava o que ja esperavamos de frio, no pico chegou entre 0º e -3º na madrugada.

Saímos de São Paulo no Feriado de 26 de Maio, durante a madrugada, rumo ao Alto do Caparaó, foi uma viagem de 13hs até chegar a entrada do parque.

A partir daí subimos até a Tronqueira com a Van, é possível subir com o jipe do parque pra quem não vai de carro.

São 9 Km de subida. Geralmente os visitantes fazem a subida em 2 etapas. 4,5 Km até o Terreirão, que tem área de acampamento e é a metade do caminho, depois mais 4,5 Km até o pico. Muitos saem de madrugada do Tronqueira para chegar ao amanhecer e ver nascer o sol lá de cima, que foi nosso caso.

Após tirar todas nossas coisas da van, armamos acampamento ali mesmo no Tronqueira, que é a primeira área para acampamento, tiramos algumas fotos nos mirantes por ali perto, depois descansar até a noite para atacar o cume do Pico da Bandeira de madrugada.

A subida pelo lado Mineiro é mais longa que pelo lado Capixaba, o caminho é repleto de toténs e setas brancas no chão, sem erros de navegação.

Por começar em uma altitude menor que a trilha do lado capixaba a duração média é de 2:30 até 6 horas para subir no cume do Pico da Bandeira.

As duas trilhas se encontram a aproximadamente 30 minutos antes do cume.

Arrumamos as mochilas, com; lanche, água, etc... e começamos a subida meia noite. A primeira parte da trilha é bem definida, com trechos mais leves, quase planos e alguns pontos com subidas mais íngremes no meio das pedras, acompanhada por um riacho e pequenas cascatas.

2ª parte da trilha: Este trecho é bem mais íngreme e quase todo entre pedras. Cada vez que se olhava para cima avistava muitas lanternas, que teve alguns momentos que até se confundia com as estrelas!

O pico parecia que não chegariamos nunca até lá. Mas com alguns minutos de descanso nas pedras e paradinhas para beber água, comer umas coisinhas, chegamos ao Pico da Bandeira, lindíssimo, imponente, um frio cortante e um vento que faltava carregar, mas uma sensação de missão cumprida, um visual de tirar o fôlego, conseguimos apreciar o nascer do sol

Foi um verdadeiro espetáculo!!!

A 2892 metros, a vista é maravilhosa, para todos os lados que se olha se vê um mar de montanhas, nada é mais alto. A vista alcança mais de 100 Km de montanhas e vales. Para um lado Minas Gerais, para o outro o Espírito Santo.

Ficamos algum tempo contemplando a paisagem, e depois de um lanche, encaramos o caminho de volta, com um ritmo mais forte, comtemplando tantas montanhas que ficava até dificil não parar para tirar fotos.

De volta ao camping do tronqueira, preparamos um café da manhã, descansamos mais um pouco, para mais tarde ir no vale encantado, onde tem aquela cachoeira super famosa que circula na internet.

O dia era de muito sol, mas a água estava super gelada, poucos que arriscaram entrar sairam rapidamente!

A noite o céu esta muito estrelado, após jantar, todos ficaram sentados na mesa (mesmo estando bem frio) contando boas resenhas e dando varias gargalhadas como NUNCA NO BRASIL!! hehehe

No ultimo dia no parque, acordamos, tomamos aquele café reforçado, já deixamos as coisas prontas para ir embora. Mas antes, passamos no Vale Verde, onde havia mais atrativos e cachoeiras

E assim nos despedimos desse paraíso...

Distancias lado Mineiro

Centro de Alto Caparaó à Portaria do Parque: 3 km (trecho urbano, com calçamento)

Portaria do Parque em Alto Caparaó ao Camping Tronqueira: 6 km (5,5 km estrada de terra)

Camping Tronqueira ao Camping Terreirão: 3,7 km (somente trilha)

Camping Terreirão ao Pico da Bandeira: 3,2 km (somente trilha)

Agendamento: Para se visitar o Parque Nacional do Caparaó é necessário agendar a visita. Faça sua reserva diretamente no Site do ICMBIO, preenchendo o formulário. Aguarde e o Parque Nacional responderá confirmando a sua reserva. Entre 10 e 5 dias antes da sua visita você deverá reconfirmar sua ida respondendo ao e-mail enviado pelo Parque. Se não fizer esta reconfirmação, a sua reserva será automaticamente cancelada. As taxas de ingresso e camping são pagas em espécie no dia do início da visita, diretamente na Portaria; e não antecipadamente.

Contato: telefone de contato do Parque Nacional do Caparaó 32 3747 2086. Ao ligar, confirme também os valores de entrada e pernoite no Parque.
Horário de funcionamento: de domingo a sábado, das 07h00 às 18h00.

7
Renan Cavichi
Renan Cavichi 09/14/2016 01:15

Demais! Bateu uma saudade desse mar de nuvens! :)

Henrique Ferreira
Henrique Ferreira 09/18/2016 18:59

Show de bola. Já fiz essa subida 3 vezes. Passeio sensacional.

Lilian Oliveira da Silva
Lilian Oliveira da Silva 09/28/2016 21:44

Já quero voltar mais uma vez :D

Bruna Fávaro
Bruna Fávaro 09/29/2016 15:26

Nossa, Lilian... tô muito precisando conhecer esse lugar! Você não anima voltar lá, não!? heheheh Show o seu relato!

Lilian Oliveira da Silva
Lilian Oliveira da Silva 10/17/2016 16:32

Hahaaha Ano que vem, na temporada de montanhas, vou organizar um trip para lá pelo grupo do amigos de trekking Bruna, bora?

Bruna Fávaro
Bruna Fávaro 10/17/2016 16:34

Animo MUITO! Me convida!? :D hahaha

Lilian Oliveira da Silva
Lilian Oliveira da Silva 10/17/2016 16:35

Entra no nosso grupo lá do facebook :) https://www.facebook.com/groups/nacaotrilheira/

Lilian Oliveira da Silva

Lilian Oliveira da Silva

São Paulo

Rox
120

Formada em Engenharia Civil, apaixonada pela vida e pela natureza e tento levar quem amo para conhecer esses lugares incríveis pelo mundão!

Adventures Map
www.facebook.com/lilian.oliveira.965

145 Following