AventureBoxExplore
Create your account
Pico das Agulhas Negras com os Amigos de Trekking

Pico das Agulhas Negras com os Amigos de Trekking

Parte alta do PNI, subida até o Pico das Agulhas Negras em um final de semana de muito frio!

O PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA este foi o primeiro Parque Nacional do Brasil, criado em junho de 1937.

Situado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia abrange os municípios de Itatiaia e Resende no Estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas e Itamonte no Estado de Minas Gerais, onde ficam aproximadamente 60% de seu território. A Unidade está localizada entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, próximo à Rodovia Presidente Dutra, tendo como pólo econômico mais próximo a cidade de Resende. Apresenta um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas.

Pico das Agulhas Negras

O maciço das Agulhas Negras é a principal elevação no planalto, seu pico atinge 2.791m, o ponto mais alto do Parque e quinto mais alto do país. O visitante tem a opção de caminhar apenas até a base ou seguir até o cume, sendo essas opções escolhidas já no Posto Marcão, onde existe hoje o controle dos visitantes.
O acesso é feito a partir do Abrigo Rebouças, caminhando por áreas de Campos de Altitude. Até a base das Agulhas Negras são 1.300 m. O tempo de ascensão varia de acordo com a via a ser utilizada, pois o maciço possui mais de 30 vias de escalada com diferentes graus de dificuldade.

Os 2.791 metros de altitude, podem ser alcançados em duas etapas. a primeira, requer cerca de 45 minutos de caminhada moderada do visitante até a base - a partir do Abrigo Rebouças. Depois, mais ou menos duas horas de subida pesada até o topo. Exige experiência, pois certos trechos da subida só são possíveis com apoio de uma corda de segurança. Além dessa, o Pico tem outras vias de escalada.

A muito tempo queria subir o Agulhas Negras e com o grupo dos Amigos de Trekking, marcamos de ir para o PNI em Junho, bem na época de inverno, e para melhorar, pegamos temperaturas bem baixas nesse final de semana,(que nunca imaginei presenciar por aqui no Brasil) chegando a -6 graus na madrugada, que até pela manhã, no caminho para a trilha encontravamos placas de gelo pelo chão.

Combinamos de encontrar nosso guia Jonatas as 7:30h na portaria do parque, após passadas as instruções fomos até o abrigo rebouças, que ficava a 3km da portaria, onde era mesmo o inicio da trilha.

O começo da trilha é bem tranquilo. Depois de meia hora de trilha, avistamos as Prateleiras.

A complicação da trilha se deve as várias “escalaminhadas” por grandes paredões de pedras. Em certos momentos, eu não consegui acreditar em como iria subir aqueles paredões.

Depois de mais algumas “escalaminhadas” houve as primeiras baixas do grupo, pelas difciculdades e riscos que a trilha apresentava. Poique também a tendência era piorar, as escalaminhadas, e subir pedras altas,passar por dentro de outras, algumas você olhava e dava até que vontade de chorar, por não saber como subir (risos) e também já pelo desgaste fisico, mas vinha nosso guia Jonatas e dava a solução.

Com mais algumas horas de trilha, foi necessário passar por outro trecho de corda. Esse trecho foi bem mais fácil do que a primeira escalada. O último trecho da trilha antes de chegar ao topo foi uma passagem bem estreita por um abismo.

Por fim, depois de 3 horas de trilha , nosso grupo que agora contava com 9 pessoas chegava ao falso cume. Todos já estavam extremamente cansados

Para esclarecer, quando você sobre o Pico das Agulhas Negras você chega ao falso cume. O cume do Agulhas tem uma diferença de apenas 1,5m para o falso cume. No entanto, para ir ao cume e assinar o famoso livro é necessário muita disposição para descer o paredão de pedra do falso cume, escalar o paredão de pedra do cume, assinar o livro e fazer todo o caminho de volta. Mas como já chegamos tarde, o livro fica para uma próxima oportunidade.

A partir do topo do maciço das Agulhas Negras é possível a visualização panorâmica da região – Vale do Paraíba, maciço das Prateleiras e planalto mineiro. Possui escalada de diferentes níveis de dificuldade, atendendo a diferentes públicos. E o acesso até a base é fácil, sem muitos desníveis do terreno.

E um próximo relato, vou falar da subida até o cume das Prateleiras.

4
Bruna Fávaro
Bruna Fávaro 10/21/2016 08:31

Lilian, muito legal! Preciso voltar aí. Quanto o Jonatas cobrou pro grupo?

Lilian Oliveira da Silva
Lilian Oliveira da Silva 10/21/2016 12:47

Ele cobrou 70 reais por pessoa Bruna, para fazer Agulhas negras no sábado e as Prateleiras no domingo

Carlos Araújo
Carlos Araújo 11/06/2016 22:50

Quero um fds assim em Itatiaia! Como faço?

Lilian Oliveira da Silva
Lilian Oliveira da Silva 11/07/2016 21:10

Olá Carlos, vc tem duas opções, ou reservar o abrigo no parque, mas tem que ser com 1 mês de antecedência, ou algum hostel ali perto para ficar acessivel o fds em Itatiai, tem muitas trilhas

Lilian Oliveira da Silva

Lilian Oliveira da Silva

São Paulo

Rox
119

Formada em Engenharia Civil, apaixonada pela vida e pela natureza e tento levar quem amo para conhecer esses lugares incríveis pelo mundão!

Adventures Map
www.facebook.com/lilian.oliveira.965

145 Following