Lilian Oliveira da Silva 04/04/2016 20:50
    Trilha do Bonete - Ilhabela

Total de 15 km de caminhada para chegar a belíssima praia do Bonete, muitas subidas e descidas, que no final fica com gosto de quero mais.

Trekking Cachoeira

Praia do Bonete

Localizada ao Sul da ilha do litoral norte de SP, é preciso seguir uma trilha de 12 km de extensão que se inicia na Ponta de Sepituba, passa pelo Parque Estadual de Ilhabela e atravessa três cachoeiras com águas cristalinas

Em um grupo de 11 amigos trilheiros para mais uma aventura, partimos para Ilhabela

Pegamos o ônibus da viação Litorânea no terminal Tiete, com destino para São Sebastião. Chegando lá 1h da madrugada, ficamos em um hotel que háviamos reservado para descansar a noite. Pela manhã, após café, fomos sentido a balsa para Ilhabela, para pedestres não tem custo, a travessia leva em média 20 à 30 minutos

Como íamos fazer a trilha, ao desembarcar próximo mesmo a saída da balsa, procuramos o ponto de ônibus, pegamos o que tem como destino Borrifos, que é a última praia que se chega de carro. O custo é de R$3,80 e o tempo médio para chegar até o ponto final são de 50 minutos, enquanto isso ficamos desfrutando da vista das praias ao longo do caminho e conversando com um pessoal no ônibus que já havia feito a trilha, só ouvíamos bons comentários mas que a caminhada teria que ter uma boa disposição (risos)

Chegando no ponto final continuamos pela estrada de terra durante alguns minutos (aproximadamente 30 minutos) serão uns 2 km de caminhada até chegar no começo da trilha, onde existe uma placa informando o começo da trilha para praia do Bonete.

A trilha passa pelo parque Estadual, com mata preservada, durante todo o percurso, é possível desfrutar de um ar puro, som de passarinhos e o melhor de tudo que na maioria do tempo você não recebe sol na cabeça por conta da mata fechada.

A trilha em si é bem demarcada, não havendo dificuldade em localizar o caminho.

O que torna essa trilha considerada difícil é a quantidade de desnível, que sempre tem subidas, e descidas, e muitas pedras, é necessário um bom preparo físico e disposição.

Falando em quilometragem, do ínicio da trilha até o seu fim oficialmente são 15 KM, contudo da descida do último ponto de ônibus até o início da trilha são mais 2 KM.

Depois de caminhar 2,5 km do inicio da trilha, se chega na Cachoeira da Laje, onde tem vários poços para banho, paramos por ali mais ou menos 1 hora aproveitando a cachoeira e recuperando as energias

Depois da Cachoeira da Laje, se caminha mais 4km onde se chega a cachoeira do areado, nessa cachoeira há muitas pedras, e fica meio difícil para acessar a queda, então só batemos algumas fotos e reabastecemos a água e continuamos a trilha.

Depois de passar a cachoeira do areado, mais algumas horas andando na trilha, chegamos a parte em que se pode ver a praia do Bonete por vários mirantes pelo caminho.

Depois do mirante, mais alguns quilômetros com um pouco de descida, chegamos até a praia do Bonete para alegria e satisfação de todos com dever cumprido

O tempo médio que dizem para fazer essa trilha são de 3:30 hs. Mas a maioria levam 5, 6 horas para chegar, que foi nosso caso. O importante é respeitar o limite do seu corpo, e fazer com que o trajeto seja prazeroso.

Apreciamos um pouco a vista da praia, e seguimos até o Hostel que ficaríamos, fomos bem recepcionados, os donos nos deram varias dicas sobre a ilha de onde comer, beber, o que fazer, e o principal que a noite não tem borrachudos (Melhor noticia do final de semana)

A noite na praia estava ótima, depois de ter jantado, resolvemos ficar um pouco na beira da praia apreciando o céu estrelado e a lua que estava linda, batendo um bom papo e claro boas risadas!

Domingo antes de voltar a São Paulo nada melhor do que curtir a praia, já que a intenção era relaxar no final de semana.

Voltamos de barco até São Sebastião. O serviço para fazer a volta da praia de barco é feita por moradores locais, e a média de preço é de R$ 50,00 a R$70,00 por pessoa vale a pena pesquisar bem antes de fechar.

Vale lembrar, que na ilha não há sinal nenhum de telefone, e a noite tem energia até as 23hs que é por geradores.

Custos para ir para Praia do Bonete Ilhabela

• Saindo de São Paulo de ônibus:
    • Viação Litorânea
    • Partida terminal Tiete
    • Valor da Passagem Ida : R$ 60,15 Volta R$ 57,80 (Valor visto em 2016)
    • Saindo de São Paulo de carro : 208 KM pela rodovia Tamoios

Contatos:

Hostel Sambaqui :

Lilian Oliveira da Silva

Formada em Engenharia Civil, apaixonada pela vida e pela natureza e tento levar quem amo para conhecer esses lugares incríveis pelo mundão!

www.facebook.com/lilian.oliveira.965

Fabio Fliess, Dri @Drilify e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.