Lex Blagus 10/11/2014 14:42
    O Verdadeiro Espírito da Aventura

Ou: os caçadores de caverna da Chapada Diamantina (parte I)

Caverna Espeleologia

Sem maiores delongas, este é o primeiro terço da viagem. Esta foi a semana caverneira assim como será semana que vem; depois vou para Lençóis trilhar um pouco. O começo foi caro e dificil, ninguém sabe muito, e eu sou o E.T. que caminha nas ruas chamando mais a atenção que um bunéco di Ólinda. Logo no primeiro dia tinha uma gringa almoçando ao meu lado no restaurante, e já conheci o secretário de turismo, que fica na praça principal cujo centro rebaixado é uma... dóóólina. Ele me levou em sua propriedade para explorarmos uma dolina que apareceu lá e precisava de equipo de rapel para descer. Isso apenas no primeiro dia. Mas foi APENAS no primeiro dia. Porque no dia seguinte ele não apareceu e não mais o vi até agora, mesmo tendo seu número de celular. Aliás, comprei um chips Vivo daqui, 75 9929-9913.

Depois disso visitei duas cavernas turistão, entrei em uma delas com um guia xexelento, sem vontade, sem expressão, excessivamente tímido. E caro como para um gringo. Mas uma caverna de proporções gigantestas, quilômetros de galeria, incríveis espeleotemas. E o "passeio" mais completo extende-se no máximo 500 metros. Minha vontade era apredejar o guia e me aventurar por aquele sistema todo. A cave chama-se Torrinha e o programa de TV Grutas e Cevrnas já foi lá: http://canaloff.globo.com/programas/grutas-e-cavernas/videos/3380145.html Aliás, reli todo o Ratos de Caverna do Beck.

Domingo passado fui à mais um ponto turístico, contato conseguido com internet e sorte. A proprietária da região e do complexo turístico (com alguns roteiros) me recebeu e foi muito atenciosa. Até fiz o passeio turistão (que já é bem foda e abarrotado de gringo). Perguntou meu interesse espeleológico (ciência, topografia, esporte) e, depois de alguma extorção psicológica, me permitiu contratar um de seus guias (como freela depois do expediente e de incursões discretas) para me apresentar o complexo espeleológico em duas tardes: a primeira, de cinco horas; e a segunda, de três horas, em até 10km de extenção (a cave tem mais de 40km mapeados). Nosso limite era o lago subterraneo onde o programa de TV Grutas e Cavernas gravou uma matéria (que asssiti no restaurante): http://canaloff.globo.com/programas/grutas-e-cavernas/episodios/1810.html E de brinde, me deixou acampar no quintal da sede.

Com fortes amizades se formando na cidade e dedos ficando preto, conheci um cara super gente fina, como o Normando que me hospedou em sua casa ontem. E ontem mesmo descobrimos uma caverna a dois ou três quilômetros da cidade, bem debaixo de nosso nariz. E hoje a exploramos em torno de uma hora, ainda sem "final" encontrado. E parece que tem mais três na região. Na casa de cultura da região, onde as pessoas legais se encontram, pessoas articulam projetos de artes e melhorias no turismo, sabidamente inexistente e monopolizado por Lençóis. Há um desejo de melhoria muito latente, aqui é como a vila de Iporanga antes do descobrimento do ecoturismo. Apenas 7 cavernas estão abertas à visitação pública monitorada, mas existem 214 catalogadas pela SBE (e que, claro, não as divulga para não sócios).

Três dias depois de minha chegada, eu estava sentado a porta da igreja, de saco cheio de não ter o que fazer e a quem contatar, gastando dinheiro com mototaxi para todo e qualquer lugar que eu tivesse que ir, levantei-me em direção ao ponto de ônibus comprar passagem para ir para Lençóis trilhar. Exatamente nesse momento, aparece uma senhora tipicamente evangélica, com um folderzinho na mão e dispara em minha ha direção: tá fazendo o que aqui, moço? Uma semana mais tarde, escrevendo essa mensagem, eu já conheço metade da cidade e comprimento todos por onde vou, incluindo o Ney do mototaxi. Posso dizer que tenho bons amigos.

A semente da aventura está no desejo de ir, mas são as boas amizades que irrigam o verdadeiro espírito da aventura.