Travessia São Francisco Xavier - Monte Verde

Grupo do Trilhadeiros. De navegação fácil e dificuldade moderada, proporciona belos registros fotográficos.

Saímos da estação Tatuapé em SP em uma van rateada por volta das 7h.

Estrada com baixa visibilidade devido à neblina que em algumas horas se dissipou.

Estávamos em um grupo de 13 pessoas, organizado por Diego que já fez o percurso diversas vezes e João que tem mais experiência no montanhismo.

Tomamos um café em Monteiro Lobato e depois por volta das 9h, já na entrada da trilha iniciamos alongamentos e compartilhamos dicas e instruções para o percurso. Depois: pernas pra que te quero!

O tempo estava firme e o céu com poucas nuvens.

A trilha é bem demarcada, com pontos de água no caminho, algumas bifurcações estavam sinalizadas por riscos de facão no tronco de uma árvore. Um gps ou tracklog confirma a direção a seguir, então sugiro levar.

Maior parte do percurso é íngrime, mas sem escalaminhada. Tranquilo, amigos!

Por volta das 11h, 12h chegamos à Pedra da Onça (1960m) e armamos acampamento. Depois foi só curtir os mirantes, comer alguma coisa e compartilhar histórias!

Aproveitei para testar a idéia de levar farofa como ração: aprovada.

Levei farofa bem temperada de milho com proteína de soja sabor bacon (podes fazer de linguiça e bacon de verdade) e comi com grão de bico. Para o café no dia seguinte levei ração humana doce (1/3 granola com frutas secas, 1/3 farinha de linhaça que é rica em fibras, ômega 3 e minerais, 1/3 proteína vegetal em pó) e comi com leite de soja (podes levar leite em pó e misturar na água que é sucesso). De lanche pra trilha levei 2 laranjas, 1 cenoura e biscoitos caseiros de amendoim.

Decidimos subir Pedra do Abismo, que alcançamos o mirante por volta das 3h da tarde.

Cavalíneo no caminho! Alguns fazendeiros abandonam cavalos velhos na região, uma pena.

Ah, o pôr do Sol...

E para os "lagartixas" de plantão há várias rochas para se divertir subindo!

Pela noite jantamos e tentamos fotografar o céu estrelado e quem sabe conseguir imagens da chuva de meteoros.

Eu não tive a mesma paciência que João e fui dormir mais cedo. Ele não conseguiu imagens da chuva de meteoros mas captou belos registros do acampamento à noite.

No dia seguinte (23), levantamos acampamento às 8h30 e seguimos rumo Monte Verde. A partir daí o trajeto é de descida e plano. A trilha terminou contornando um hotel, depois mais cerca de 2km de estrada de terra até o centro da cidade, onde comemoramos com cerveja e competição de nós!

(foto por João Maschiao)

É sempre muito bom rever os amigos na montanha! Pretendemos voltar lá dia 07/10 passando por 7 cumes da região.

O João fez um vídeo lindo da travessia, com drone e tudo mais! Confira: https://youtu.be/-MF_msch3R4

Você pode acompanhar outras aventuras pelo meu instagram: @juliaramos.oficial

Agradeço a todos pela companhia: Diego, Daniela, Rosemary, Fernando, Rosângela, João, John Córdoba, Eder, Edu Amaral, Eduardo Farias e Gabriel.

Bons ventos à todos do Aventurebox, nos vemos por aí!

Julia Ramos

Published on 08/17/2017 17:58

Performed from 07/29/2017 to 07/30/2017

-------------------------
------------------------- 08/17/2017 18:54

Que aventura gostosa. lindas fotos.

Edu Amaral
Edu Amaral 08/17/2017 19:47

Bela trip em companhia 10! Top o relato Júlia

Julia Ramos
Julia Ramos 08/11/2019 15:08

Obrigada, amigos!

São Paulo - Brasil

Sofre da síndrome de abstinência de estar na montanha (SFM)

instagram.com/ju.ra.s

Fabio Fliess, Bruno Negreiros and 386 others support the Minimum Impact Manifest

Bruna Fávaro, Renan Cavichi and 142 others support the Together page.