AventureBoxExplore
Create your account
Ushuaia - Paso de las Ovejas 1 - Laguna de los Tempanos

Ushuaia - Paso de las Ovejas 1 - Laguna de los Tempanos

Uma trilha pouco percorrida em Ushuaia, que fizemos em três dias, mas essa primeira parte pode ser feita em um dia só, vale a pena.

Em Ushuaia fizemos todas as trilhas mais populares que pudemos, mas percorrer o “Paso de las Ovejas” era um plano que guardamos numa caixinha, no fundo da mochila. Queríamos muito fazer, pois poucas pessoas percorrem a trilha, mas não tínhamos certeza se seria possível, já que não temos GPS e todos nos diziam que era um pouco complexa, com possibilidades de pegar caminhos errados.

Estávamos no hostel decidindo o que fazer, quando o português João nos disse que gostaria de fazer esse caminho também e, para nossa alegria, tinha um GPS! Ele, por sua vez, não tinha fogareiro e nós sim. Pronto, juntos tínhamos tudo o que precisávamos e em poucos minutos já estávamos preparando a rota e organizando os detalhes para a caminhada. Junto com a chilena Katy, formávamos um quarteto portunhol. Sabíamos que esse trekking iria exigir um pouco mais, pois seriam três dias de caminhada árdua com a mochila completa com os equipamentos de camping nas costas, então procuramos pensar bem em cada detalhe, comprar a comida e o gás para que não faltasse e ainda organizar tudo de forma que as mochilas não ficassem tão pesadas, para isso, deixamos no hostel algumas coisas que não iríamos usar.

O roteiro que escolhemos previa uma visita à Laguna de los Tempanos e à Laguna Encantada no primeiro dia. É possível fazer o Paso de las Ovejas em dois dias, deixando essas lagunas de lado, mas como íamos até lá, compensava adicionar um dia e fazer a trilha mais tranquilamente. Também é possível fazer apenas o percurso desse primeiro dia e conhecer as duas lagunas sem acampar, vale a pena porque são lindas.

Como estávamos em quatro pessoas, dividimos um taxi até a entrada da trilha, que custou ARS 25,00 para cada um. O início do caminho é um pouco confuso e é nessa hora que muitos não encontram as entradas, mas depois a trilha segue melhor demarcada e com o GPS, foi muito tranquilo até o final.

Caminhamos pela Turbalera repleta de flores amarelas e atravessamos um riacho por uma ponte capenga, mas que estava a 30cm do chão. Passamos por um trecho de pasto verde margeando o rio e pensamos que aquele seria um bom lugar para acampar na volta. Em seguida, entramos no bosque e começamos a andar pela trilha, quando surgiu a ideia de deixar as mochilas com os equipamentos mais pesados escondidas em algum canto por ali (tomando o cuidado de envolver tudo com a capa da barraca, como proteção caso chovesse), já que naquele dia iríamos fazer o caminho de volta para acampar. Foi ótimo porque subimos leves, levando apenas a mochila de ataque com itens pequenos.

A trilha é bem demarcada e segue no meio da mata, vai virando subida até o ponto em que ela se divide e você pode escolher ir para a direita, caminhar por meia hora e chegar à Laguna Encantada, ou por uma hora e meia à esquerda, chegando à Laguna de los Tempanos. Como a intenção era conhecer ambas e tínhamos tempo, pois dedicaríamos aquela tarde somente a este trajeto, pegamos primeiro o caminho da direita. É muito bonito, passa por um bosque de lengas retorcidas e termina em uma lagoa de águas cristalinas cercada por muito verde e as montanhas ao fundo.

Voltamos novamente ao ponto de convergência e seguimos para a trilha que leva à Laguna de los Tempanos. Nesse ponto a subida ficou um pouco mais íngreme. Por fim, saímos do bosque e chegamos a uma pequena cachoeira onde já se podia avistar o glaciar onde queríamos chegar. Continuamos subindo, agora entre pedras, por cerca de meia hora, até que chegamos ao nosso ponto. Linda, majestosa Laguna de los Tempanos! Azul, cercada de pedras e com um glaciar enorme de plano de fundo. Era incrível estar ali observando uma das paisagens mais lindas que já vimos por aqui.

Infelizmente estava ficando tarde e tínhamos que descer para montar acampamento antes que anoitecesse. Descemos, pegamos nossas coisas e fomos para o mesmo lugar próximo ao rio. Estávamos cansados e já estava escurecendo. Terminamos de montar a barraca usando lanternas, mas deu tudo certo. Cozinhamos o jantar e fomos dormir, o dia havia sido cansativo, mas cheio de paisagens maravilhosas.

Bruna de Moraes
Bruna de Moraes

Published on 07/13/2015 21:35

Performed from 01/30/2015 to 01/31/2015

Views

2190

6
Fabio Fliess
Fabio Fliess 07/13/2015 21:39

Muito show a trilha... Lindas fotos! Parabéns!

Bruna de Moraes
Bruna de Moraes 07/13/2015 21:40

Valeu Fabio, logo mais eu posto a segunda parte, que também foi demais :)

Fabio Fliess
Fabio Fliess 07/13/2015 21:42

Legal Bruna! No aguardo...

Viajando na Viaje
Viajando na Viaje 08/11/2015 15:57

Massa demais!

Peter Tofte
Peter Tofte 03/31/2016 13:03

Legal! Saudades deste trekking que fiz em 2009!

Bruna de Moraes
Bruna de Moraes 04/11/2016 08:31

Também estou com saudades Peter! Já faz um ano que fizemos.

Bruna de Moraes

Bruna de Moraes

Jaraguá do Sul - SC

Rox
20

Minha última viagem foi um mochilão pela Patagônia por 110 dias, junto com meu namorado Diego. Fizemos muitos trekkings e campings e deixamos aqui os relatos dessa e outras viagens

Adventures Map
www.anaturezahumana.com

33 Following