/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5446e3c70ca86/adventure/5b32b2c8b68d2/5b32b38f1328f-2.jpg)
Encontro Nacional de Cicloturismo 2018
4 dias de muita bicicleta, risos e amizade em Campos do Jordão!
CicloviagemEm junho de 2018 participei do 17º Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura, promovido pelo Clube de Cicloturismo do Brasil. Como já consta no nome, há 17 anos um grupo de voluntários muito dedicados organiza e dá forma a um evento feito por, para e com aqueles praticantes devotos dessa quase religião em que os fiés se embrenham Brasil e mundo afora em cima de duas rodas.
O evento tem sede já há alguns anos em Campos do Jordão, do Espaço Araucária. Lá, por 4 dias, é que a mágica acontece. Perto do friozinho da serra da Mantiqueira e com a barriga cheia de uma alimentação impecável, podemos aprender bastante com as oficinas e na convivência com outros cicloviajantes, além de ouvir as histórias mais surpreendentes.
Esse ano foram quatro histórias de cicloviajantes que percorreram Brasil e/ou América. O Rodrigo Cisman, o casal Andrea e Bruno (do "Larguei tudo e fui"), o casal Taline e Acauã (Amor, Bike e Café) e o José Guilherme Veiga. Ouvir as histórias da boca de quem as viveu traz uma energia tão poderosa que junta amor, coragem, arrepios e muita, mas muita irmandade. Cena tocante foi a de uma senhora participante lendo um poema escrito ali, naqueles dias, transbordando toda possibilidade de desvendar o mundo que sentiu ao ouvir essas histórias.
Bom, junto a esses relatos todos, o evento prevê pedaladas auto guiadas e também coletivas durante as manhãs, oferecendo um mapeamento da região com mais de 200km de opções de trilhas para pedalar.
À noite, tem festa! Rodas de conversas, pipoca, quentão, vinho quente, fogueira e esse ano ainda teve o lançamento do filme de uma viagem feita pela Turquia ("Os Filhos da Estrada", de Rafaela Asprino e Antônio Olinto).
E para encerrar com a cereja do bolo, uma palestra com Ricardo Martins, do "Roda Mundo", que deu um "pause" na sua viagem de volta ao mundo numa bicicleta de bambu e caiu direto em SP para participar do Encontro.
Essa é a segunda vez que participo desse encontro e recomendo a todos aqueles que acreditam que a bicicleta faz qualquer caminho se tornar uma grande viagem!
Para saber mais sobre o clube e o evento, o site é esse aqui: http://www.clubedecicloturismo.com.br/
Fotos lindas feitas pela Silvia Ballan pro Instituto CicloBr você confere aqui: https://www.facebook.com/pg/Inst.CicloBr/photos/?tab=album&album_id=2335671543117458
Que massa, linda as fotos! Conheci o Palmieri no evento da OBB, gente fina demais!
Super! E nesse ano o brinde do evento foi uma rede Kampa joy para cada um. A minha, inclusive, usei agora na viagem de julho.
Lindas fotos, e aquele pão com o queijo derretido devia estar muito bom !!!
Muito bonitas as fotos. Espero conseguir participar no próximo evento.
E estava mesmo, Alberto! rsrsrs
Tente ir sim, Flávio. Vale mesmo a pena. A interação das pessoas é maravilhosa.
Hahah entrando aqui na conversa gastronômica... Bruna, o Alberto fez um pão caseiro delicioso para trip do Caratuva, o cara manja até de fazer o fermento caseiro. Profissa!
AHAHAHA, esses dias reavivei o vivente !! Mas esse pão ali, assado no forno de barro não tem nem comparação !!