AventureBoxExplore
Sign Up

Pico do papagaio | Aiuruoca-MG

Um trekking curto com vista incrível do Parque Estadual da Serra do Papagaio, em Aiuruoca, Minas Gerais

Mountaineering Trekking

Foi por conta de um convite da querida amiga Natachi Silva que me vi, às pressas, arrumando a mochila para mais um final de semana de caminhada. Dessa vez, o destino era a região de Aiuruoca, em Minas Gerais, nas reentrâncias do Parque Estadual da Serra do Papagaio. Mais especificamente um bate e volta até o Pico do Papagaio, um dos pontos mais cobiçados do parque devido aos seus quase 2100m de altitude e a maravilhosa visão que se tem dos famosos mares de morros mineiros.

Saímos de São Paulo eu, Natachi e nossos amigos de caminhadas Rafael e Wellington. O caminho de carro foi longo e cansativo até chegarmos em nossa hospedagem daquela noite, a deliciosa Pousada Casal Garcia, que fica aos pés da cachoeira dos Garcia. Já mais de meia noite, depois de muito barro nas estradas de terra mineiras, fomos finalmente dormir e descansar para o dia seguinte. Pela manhã, recebemos um café da manhã de primeira, com vista para a cachoeira. Foi preciso muita força de vontade para não decidir ficar por ali mesmo o resto do dia. hahaha


Mochilas prontas, passamos para ver de pertinho a cachoeira dos Garcias e também um outro trecho do mesmo rio chamado “prainha”. Já passadas 13h, iniciamos a subida pela trilha que sai de dentro da propriedade do casal e que segue em aclive suave até um primeiro platô em que há resquícios de um muro de pedras. Pausa para o primeiro lanche e seguimos até uma espécie de pequena crista, em que passamos a enxergar o “lado de lá” do morro que subíamos.


De modo geral a paisagem é bem aberta e vai ficando cada vez mais bonita ao longo do caminho. No entanto, em alguns pontos, há mata fechada. Esses trechos, que são poucos, surpreendem pela vegetação rica em bromélias. E como eu sou a doida das bromélias, foi o trecho que mais gostei do caminho inteiro!! 

Levamos cerca de 2 horas e meia para chegar ao cume do pico do Papagaio. Isso porque paramos inúmeras vezes para fotografar, para contar histórias e também comer os trezentos quilos de comida que tínhamos levado. Aqui, não prezamos pelo peso mínimo da mochila. hahaha

Chegamos ao cume ainda a tempo de conhecer algumas pessoas que estavam por lá e de fazer amizade com uma cachorrinha fofa que, aparentemente, mora nesse cume. Ficamos com dó e cuidamos dela ao longo de toda a noite, que foi realmente fria. Jantamos várias rodadas de pizza e demos muitas risadas ouvindo as (tentativas) de história de terror do Rafael e os causos da Natachi.



No dia seguimos, depois de um belo café regado também a pizza, descemos de volta até a pousada Casal Garcia em cerca de 2 horas. Antes de voltarmos para São Paulo ainda passamos na cidade de Alagoa para almoçarmos e comprarmos o famoso queijo da região!

Recomendo fortemente essa trilha, pela facilidade de acesso e beleza da região. Foi uma caminhada repleta de alegria e comidas gostosas, no maior estilo Ultradelícia (que ultralight que nada! haha) 

 

Pousada Casal Garcia: 

(35) 99725116 com Renilda.

Pagamos 85,00 por pessoa em quarto coletivo com café da manhã.

 

Bruna Fávaro
Bruna Fávaro

Published on 09/06/2019 13:42

Performed from 07/06/2019 to 07/07/2019

2 Participants

Nathachi_Aventureira Rafael Kosoniscs

Views

1205

9
Renan Cavichi
Renan Cavichi 09/07/2019 15:04

Essa modalidade de trekking Slow and Fat é muito mais Rox que Light and Fast! Hahah Demais as fotos! Tá na listinha!

Maurício Façanha
Maurício Façanha 09/08/2019 00:03

Numa dessas, se couber mais um... Estou morando em sampa, mas sempre indo a Minas, pois minha mãe mora em Juiz de Fora. Ainda não entrei em Aiuruoca, mas sempre dá vontade toda vez que passo na entrada...

Peter Tofte
Peter Tofte 09/09/2019 09:35

KKKK Renan. Vou abandonar o light and fast!

Renan Cavichi
Renan Cavichi 09/14/2019 15:31

Venha para o lado negro da força Peter! Kkkk

Nathachi_Aventureira
Nathachi_Aventureira 11/27/2019 12:38

Foi BÃO DEMAIS

Leo Aras
Leo Aras 12/14/2019 11:48

Sou novo na comunidade....Você poderia me dizer como foi a logística que você montou ? Pretendo fazer minha primeira viagem de bike.

Nathachi_Aventureira
Nathachi_Aventureira 01/09/2020 15:57

Leo nós fomos de carro de SP até Aiuruoca no hostel do Casal Garcia, era uma trilha que saia e voltava para lá, então não demandou resgate ou grande logística. Chegamos sexta de noite, sábado de manhã depois do café e rápida descida na cachoeira nós partimos para o pico do papagaio... São cerca de 3 ou 4 horas até o cume, tem área de acampamento antes, domingo voltamos pelo mesmo caminho até o hostel.

Leo Aras
Leo Aras 01/16/2020 19:53

Ah entendi, joia. Obrigado ! E a próxima aventura, já tem planos ?

Bruna Fávaro

Bruna Fávaro

São Paulo

Adventures
43
Rox
2180

Montanhista, ciclo-mochila-viajante, professora e de bem com a vida!

Map
facebook.com/bruna.favarosilvio

1929 Contacts



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruna Fávaro, Edson Maia and 256 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Fabio Fliess, Ana Retore and 40 others support the Together page.