AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Bruno J. Canfield 27/05/2019 14:12
    Montanhismo em família...

    Montanhismo em família...

    Morro Araçatuba, em Tijucas do Sul com filho pequeno

    Trekking Montanhismo

    Após várias mudanças de plano devido a chuva que não está dando muita trégua, surge um final de semana com previsão de sol e frio, pronto clima perfeito para ir a montanha.

    A ideia de levar o Antonio para a montanha ja vinha martelando na cabeça, mas é difícil saber a hora (idade) certa de levar. Mas com um pai pirado e uma mãe que coloca mais lenha na fogueira, chegamos a conclusão de que 4 anos já estava passando da hora para esse tipo de aventura, arrumamos as mochilas e fomos para o morro araçatuba.

    Pelo que tinha lido o tempo para subir até o cume é de 3 a 5 horas, ai surgiu a primeira dúvida quanto tempo levaríamos para fazer com o Antonio caminhando toda trilha (sem colo), imaginei que em 7 horas subiriamos e mais uma hora de luz do dia caso a marcha não rendesse, resolvemos iniciar as 10 horas, com 10 minutos de atraso começamos a caminhar e a empolgação do Antonio era gigante, mas todo pai e mãe sabem que qualquer criança inclusive as com vocação para monge budista quando cansadas ficam insuportáveis, toda a educação e doçura vão para o ralo ou melhor montanha a baixo, mas na empolgação a marcha foi rendendo, perto do meio dia começou a surgir grupos que tinham ido de ataque mais cedo e a grande maioria parava para conversar com aquele montanhista tão pequeno, e isso foi dando um gás para ele seguir em frente e nosso receio foi passando. Paramos em um aglomerado de pedras onde era possível se abrigar do vento e almoçamos, um tempinho de descanso e já estava o Antonio brincando entre as pedras construindo pontes com os bastões.

    A parte mais íngreme da trilha estava bem úmida, mas subimos tranquilamente de mão dadas e em alguns poucos lugares tive que levantar ele para cruzar uma pedra ou degrau um pouco mais alto, e as 15:50 h chegamos no cume do Araçatuba com uma hora e vinte a menos do que imaginávamos, com um orgulho saltando do peito pelo feito do filho.

    A vista do Araçatuba com seus 1672 metros de altitude é linda e com um dia de sol então, fizemos várias fotos armamos acampamento e o Antonio socializando com pessoal que estava acampado lá, principalmente com a Leia uma bolder collie brincalhona do Peter que também passaram a noite lá em cima. Após o por do sol a temperatura despencou mas isso não fez com que o Antonio não curtisse o momento, Só não conseguimos acordar ele para ver o nascer do sol, mas logo em seguida ele levantou e conseguiu ver o que tanto queria, o tapete de nuvens a baixo do cume, mesmo com o frio e o vento forte ficou brincando até a hora de partir.

    Começamos a descida com bastante vento e frio mas logo acalmou o vento e ficou bastante agradável para caminhar, como agora o Antonio não tinha mais o objetivo de chegar no cume da montanha, o medo do cansaço e da birra voltou, mas cantarolando (eu vou, eu vou pra casa agora eu vou) em três horas e quarenta e cinco minutos chegamos no carro todos sujos, nos organizamos e partimos para casa por que ainda tinha 580 km pela frente.

    Nós moramos em uma região onde a cultura do trekking e montanhismo é nula, e passamos a semana inteira escutando que éramos loucos em levar uma criança tão pequena, que era perigoso, que ia ser muito frio e etc.., mas ao encontrar pessoas que estavam na trilha e receber apoio por estarmos propondo momentos como esse para o Antonio, fez nós nos sentirmos os melhores pais do mundo naquela hora (hehe). You tube, net flix, joguinhos não tem como deixar as crianças longe e acredito até ser errado, mas pelo menos para nós e para o Antonio é muito mais divertido um final de semana em um camping tomando banho de rio, ou um acampamento selvagem como esse no Araçatuba do que um passeio no shopping e um lanche no restaurante do palhaço ou do rei.

    Bruno, Letícia e Antonio De Toni Canfield.

    Bruno J. Canfield
    Bruno J. Canfield

    Publicado em 27/05/2019 14:12

    Realizada de 25/05/2019 até 26/05/2019

    Visualizações

    1819

    2 Comentários
    Renan Cavichi 02/06/2019 12:13

    Que querido o Antonio! Um grande privilégio vivenciar esse contato com a natureza com os pais!

    Edson Maia 04/06/2019 13:58

    Que demais! Não tenho dúvidas que essa aventura ficará para sempre marcada na memória do Antonio. Parabéns para a família!

    Bruno J. Canfield

    Bruno J. Canfield

    Rox
    17
    Mapa de Aventuras


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Fabio Fliess, Peter Tofte e mais 441 pessoas apoiam o manifesto.