AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Bruno Negreiros 20/05/2022 13:38 com 1 participante
    Castelos do Açu + Portais de Hércules | Petrópolis/RJ

    Castelos do Açu + Portais de Hércules | Petrópolis/RJ

    Trilha (hiking) de um dia no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) até os Castelos do Açu e Portais de Hércules.

    Montanhismo Hiking

    Castelos do Açu + Portais de Hércules

    Data de Realização: 22/05/2021

    Aventura: Hiking de 1 dia.

    Início e fim: Sede Parnaso Petrópolis - https://goo.gl/maps/fDKQdN4p6dXVtNmE6

    Tracklog Gravado:

    https://www.wikiloc.com/hiking-trails/castelos-do-acu-portais-de-hercules-73921744

    INFORMAÇÕES IMPORTANTES

    • Ao chegarmos na Sede Petrópolis do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, estacionamos o carro logo à direita, antes da portaria. Em 2021 pagamos 10,00 pelo dia inteiro.

    • Durante o período dessa caminhada, a prática esportiva no PARNASO estava sob gerenciamento do ICMBIO, não havendo cobrança de taxas.

    • O tracklog gravado indicou 23,6km totais de caminhada com quase 1.630m de subidas acumuladas. Não se trata de uma caminhada fácil, esteja preparado fisicamente.

    • Apesar das estruturas presentes no Abrigo do Açu, todo o resíduo gerado deve ser levado consigo para algum lugar com um sistema DE coleta e destinação mais estruturado e eficiente.

    • Os Portais de Hércules ficam em uma saída à direita da clássica Travessia Petrópolis x Teresópolis, também podendo ser atingido em uma trilha de um dia (o caso deste relato). Da bifurcação até lá são cerca de 1,5km no sentido leste.

    • Observe bem a previsão do tempo para poder curtir um dos mais bonitos visuais das montanhas do Brasil.

    • Para mais informações sobre o Parque Nacional da Serra dos Órgãos: https://www.icmbio.gov.br/parnaserradosorgaos/

    APOIO

    • Gear Tips Outdoor: um ecossistema criado para Conectar, Capacitar e Equipar todos os que praticam ou querem praticar atividades ao ar livre.
    • Essa aventura contou com rastreamento e opções de segurança disponíveis no Localizador Spot Gen4. Com ele, é possível que amigos e familiares saibam que você está bem, ou que precisa de ajuda caso algo dê errado!

    Spot Gen4 presente na aventura.

    RELATO

    Ainda no dia anterior, recebi o Excelentíssimo Adhemar Sette na Vila da Penha, comemos um podrão de respeito, tomamos umas 4 Brahmas, arrumamos as coisas e dormimos era quase 1:00. Acordamos por volta das 4:30 ainda meio bêbados, fechamos tudo e saímos por volta das 5:00, embarcando no carro do Adhemar com muito Rockmetal e ódio. Viagem tranquila até Petrópolis...

    Chegamos na padaria por volta das 6:15 e nos surpreendemos com ela. A mesma se encontrava reformada, maior, mais bonita e gostosa... sinal de que fazia tempo que não estávamos por lá. Comemos uns mistos irados e seguimos para o PARNASO. Estacionamos no local mais perto, pagamos 10,00 e fomos para a portaria. Após o procedimento de entrada, começamos a caminhada às 7:00.

    Fomos subindo pela mata fechada e pelo zig zag aberto. Seguimos nessa sequência até uma mata mais fechada novamente, passamos pela entrada da Cachoeira Véu da Noiva (seguimos direto) e tocamos para cima. Adhemar começou a imprimir um ritmo intenso (no ódio), fomos passando caminhantes por caminhantes. Nos sentíamos muito bem fisicamente.

    Logo atingimos a Pedra do Queijo, às 8:00. Paramos 15 minutos e retomamos o sobe, desce e sobe até chegamos no Ajax. Pouca água por lá, comemos um doce e tocamos para cima na Isabeloca. Passamos ela e chegamos no Chapadão 9:10... Passamos a contemplar o vale da subida sem núvens, com um visual incrível... Um pouco de reflexões e debates sobre a vida.: "Adhemar, temos 40min pra chegar no Açu, bora".

    Visual aberto no Chapadão.

    Conseguimos, andamos bem nas cristãs e chegamos lá no horário planejado, às 10:00... Foram 3 horas de caminhada para superar os aproximados 7,5km de subida. Ficamos uns 40 minutos por ali tirando fotos e curtindo o visual...

    Chegamos no Açu.

    Descansamos, comemos algo e seguimos nosso trajeto. Saímos para os Portais umas 10:40. Subimos, descemooooos e subiiiiiimos o Morro do Marco (ufa). Daquele ponto, pegamos a direita, encontramos a bifurcação que vai até os Portais e pegamos um DESCIDÃO.

    Morro do Marco.

    Chegamos lá às 11:40 e ficamos 1 hora impressionados com aquela vista magnífica. Enfim eu tinha conseguido chegar aos Portais com tempo aberto... Essa era a minha terceira tentativa... Sem palavras para tudo que dali podia ser visto... Apenas uma foto pode retratar tamanha beleza da silhueta do filho de Zeus. Cada pedaço daquelas montanhas a frente compunham uma incrível vista da paisagem... Daquelas que nunca se esquece da memória.

    Os Portais de Hércules.

    Voltamos e encaramos o subidão (que era o descidão na ida). Chegamos de volta ao Marco às 13:20 e depois no Açu às 13:50. Mais uma parada para comer algo, sentir um pouco os músculos da perna, apreciar os Castelos do Açu e seguir... Afinal, todo aquele dia incrível também era um desafio proposto. A gente queria fazer a caminhada bem para encarar muitas outras coisas que viriam e para nos recuperar do isolamento total da pandemia.

    Começamos a descer voaaaados. Estávamos bem fisicamente, apesar dos meus músculos um pouco cansados. Às 14:30 chegamos no Chapadão, 14:45 no Ajax, 15:15 no Queijo, 15:30 na bifurcação da cachoeira, quando paramos para fazer uns conteúdos de apoiadores do Clube Outdoor. Terminamos a caminhada cerca de 16:30 da tarde... Hora boa para retornar com calma até o Rio de Janeiro. Pegamos o carro e tomamos um café gelado que o Adhemar tinha guardado por lá. O café da vitória... Grande dia, grande montanha. Foram cerca de 23,6km, 1.630 de subida acumulada em 9 horas de trilha...

    CONCLUSÕES

    Como foi bom estar de volta ao PARNASO depois de tanto tempo... Ver a trilha tão bonita e o Açu tão verdinho depois do incêndio que ali atingiu em 2020... A natureza é simplesmente incrível. Além disso, é clara a ótima gestão e o manejo de trilha que o ICMBIO tem feito nas trilhas do PARNASO. Prova clara de como podemos ter uma gestão pública de qualidade no uso turístico de nossos Parques Nacionais.

    Muito legal também cumprir um desafio físico desse nível e ver o corpo atendendo bem. Com bons ritmos sendo colocados na caminhada, bons tempos e chegadas nos pontos de interesse cedo... Afinal, era a terceira vez ali e eu tentava ver os Portais aberto.

    Mesmo aqui, depois de tanto tempo que escrevo esse relato, ainda é bem presente em minha memória a vista dos Portais de Hércules.

    Bruno Negreiros
    Bruno Negreiros

    Publicado em 20/05/2022 13:38

    Realizada em 22/05/2021

    1 Participante

    Adhemar

    Visualizações

    1214

    4 Comentários
    Wesley Sangi 20/05/2022 13:43

    Muito bom o relato Bruno! Sou doido pra conhecer os portais de Hercules! Já fiz bate e volta no castelo do açu.. e foi incrível.

    Bruno Negreiros 20/05/2022 13:57

    Obrigado Wesley... Vale demais ir nos Portais e pegar esse visual incrível amigo!

    1
    Adhemar 20/05/2022 14:38

    Esse dia foi irado, voltar lá pra fazer em menos tempo e ir em outros cantos

    Bruno Negreiros 20/05/2022 14:41

    Bora no Pico do Eco?

    Bruno Negreiros

    Bruno Negreiros

    Rio de Janeiro

    Rox
    3749

    Engenheiro ambiental e montanhista com o sonho de contribuir para a disseminação dos esportes ao ar livre e de aumentar a conscientização ambiental e social no mundo outdoor.

    Mapa de Aventuras
    www.instagram.com/brunobnegreiros?r=nametag


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Dri @Drilify, Fabio Fliess e mais 451 pessoas apoiam o manifesto.


    Juntos
    Aventuras Inclusivas
    Rox

    Fabio Fliess, Peter Tofte e mais 181 pessoas apoiam o Juntos.