AventureBoxExplore
Create your account
Escalada na Agulhinha da Gávea (Via Jorge Castro) | RJ

Escalada na Agulhinha da Gávea (Via Jorge Castro) | RJ

Agulhinha da Gávea guiando pela via Jorge de Castro 2 IIIsup E2 D1 - Rio de Janeiro/RJ

Climb

Tipo de Aventura: Escalada
Duração: 1 dia, 1/9/2019.
Onde: Rio de Janeiro/RJ

Croqui:

Croqui utilizado.

DICAS:

  • Não é uma via difícil, mas guiando, é sempre bom ter atenção.
  • Cuidado no lance do "rebola" e no cruz mais acima.
  • As vias da Agulhinha sempre estão molhadas se choveu alguns dias antes. Por isso, monitore a situação do tempo antes de decidir escalar lá.

RELATO

Bom, a ideia de fazer esse relato veio na forma de ter pelo menos uma lembrança do Curso Básico de Montanhismo - CBM do Centro Excursionista Brasileiro - CEB registrada aqui na plataforma. Foram três meses de curso bem intenso, onde pouco consegui produzir para essa minha hummilde página. Mas como não podeia deixar passar, aqui estou eu novamente para filosofar.

Bom, a escalada começou com os guias do CEB se encontrando com os membros do curso mencionado. De cara, comecei a perceber algo estranho: tinha um guia faltando. Perguntando ao coordenador do curso, Zozimar (menudo) sobre quem seria o guia, ele me respondeu de pronto: "você". Eu suei frio, já que só tinha sido participante até agora, mas no fundo, estava morrendo de felicidade. Estou relatando aqui a primeira vez que guiei uma via completa na vida.

Bom, depois de uma caminhada de aproximadamente 20 minutos, estávamos na base da via, colocando os equipamentos, verificando um ao outro e acertando tudo. Depois de passar corda e nos equipar, montamos três cordadas para subir. Eu ia com a Chris. Coitada dela, não sabia onde estava se metedendo.

Base da via.

Depois de tudo pronto, iniciamos a subida. A escalada não começa difícil, é fácil chegar no primeiro grampo, onde já temos que descer um pouco, desviar de uma laca e traçar uma diagonal e depois iniciar uma subida por uma fenda larga bem legal. Nesse momento, a adrenalina bate um pouco, já que comecei a sair da zona de conforto de estar em vias como participante. QUe sensação gostosa. Após esse lance, cheguei na primeira parada. Apesar de esar guiando, recebia orientações o tempo todo do Menudo.

Com todas as cordadas alinhadas, caminha-se um pouco até o início do lance do "rebola". Um lance de corpo na horizontal meio difícil, mas nada impossível de fazer. Após ele, chegamos a alguns platoos legais e uma diagonal para a esquerda, alí tiramos umas fotos bem bacanas.

Menudo mestre dos mestres.

Já na segunda parada, esperamos todos chegarem novamente e seguimos por uma trilha pelo meio da mata até o próximo lance de escalada. Lá, acertamos tudo e começamos um trabalho emocional para ajudar a todos os participantes a passarem por alguns lances mais técnicos. O cruz da via estava alí perto e, em um surto de doidera, o Menudo me escolheu pra fazer primeiro. Por sorte, eu era bem alto e consegui costurar com facilidad eo grampo e passar sem problemas. Dali em diante, fiquei na frente das corrdadas, sempre montando a primeira equialização e puxando os participantes. Foi um dia de aprendizado incrível.

Bom, mais alguns minutos subindo e já estava montando a ultima equalização abraçando uma árvore e aguardando todos chegarem. Mais alguns mitutos e pronto, estávamos no cume, todos felizes e satisfeitos pelo rendimento do dia. Agora partiu beber uma cerveja para comemorar.

Cume da Agulhinha da Gávea

Bruno Negreiros
Bruno Negreiros

Published on 10/31/2019 22:11

Performed on 09/01/2019

Views

550

2
Renato Olmos
Renato Olmos 12/23/2019 20:30

Essa via é divertida demais!! Muito irado o relato!

Bruno Negreiros
Bruno Negreiros 03/20/2020 08:32

Me guia lá, irmão!

Bruno Negreiros

Bruno Negreiros

Rio de Janeiro

Rox
3022

Engenheiro ambiental e montanhista com o sonho de contribuir para a disseminação dos esportes ao ar livre e de aumentar a conscientização ambiental e social no mundo outdoor.

Adventures Map
www.instagram.com/brunobnegreiros?r=nametag

9 Posts

See More

5037 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Renan Cavichi, Bruna Fávaro and 396 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Renan Cavichi, Peter Tofte and 150 others support the Together page.