/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5cab40b7ca3f3/adventure/5ea30796344d0/5ea3079636e3a-2.jpg)
Escalada no Paredão dos Coloridos (Infravermelho) | RJ
Escalada na face sul do Morro da Urca (Paredão dos Coloridos), com chegada ao cume e descida por trilha. (2º III E1/E2)
Escalada HikingTipo de Aventura: Escalada
Duração: 1 dia, 20/01/2020.
Onde: Morro da URca, Rio de Janeiro/RJ
Como chegar na via
Como mencionado no título desse relato, a via Infravermelho fica no Paredão dos Coloridos, na Face Sul do Morro da Urca. Para chegar até a base, basta caminhar por cerca de 5 minutos pela Pista Claudio Coutinho, com entrada no canto esquerdo da Praia Vermelha (de quem olha para a praia), loco ao lado da Escola Gabriela Mistral. O Paredão estará à esquerda do caminhante, muito bem identificado por uma placa.
Dalí, recomenda-se que os escaladores se equipem e subam a rampa inicial bem íngreme. É importante estar equipado para que a sapatilha gere uma maior aderência com a rocha, para que o capacete possa ser uma segurança a mais em caso de queda e para poupar tempo na base da via. Subindo a rampa até o ponto onde o paredão fica bem íngreme e já se pode avistar o começo de várias vias, é só seguir para a direita. A Infravermelho será a primeira via avistada, com sua base em um platô composto por pedaços de rocha e mata de porte médio,
A localização da Pista, bem como imagens retiradas do Google Street View podem ser melhor vistos abaixo.
Pista Claudio Coutinho: https://goo.gl/maps/gwNLZerBsthnCWKs9
Paredão dos Coloridos. Fonte: Google Street View
DICAS:
- Chegue cedo pos a Infravermelho é uma via muito movimentada. Também é mais fácil estacionar na Urca antes das 8:00. Segundo Guia, ela é a via mais repetida desta face.
- Use uma costura longa no primeiro grampo.
- Não é uma via difícil, mas guiando, é sempre bom ter atenção;
- O Crux está na saída para a segunda enfiada.
- É uma via com cume, então aproveite bem o visual ao chegar no topo do Morro da Urca.
- Com qualquer sinal de chuva, saia da via.
Croqui:
O Croqui pode ser encontrado na página 82 do Guia de Escaladas da Urca (Editora Companhia da Escalada).
Guia de Escaladas da Urca (Editora Companhia da Escalada).
RELATO
A Infravermelho é uma via bem conhecida entre os ex-alunos de cursos básicos de montanhismo. No meu caso, não tive a oportunidade de fazer essa escalada, já que fui direcionado pra fazer a via Azul durante o curso. E isso ficou batendo na minha cabeça no estilo: “tenho que ir lá”. Depois de duas semanas perturbando o Gabriel (parceiro dessa e de tantas outras cordadas), ele topou. Mas com uma condição: eu teria que guiar. Bom, aceitei de cara: “bora nessa parada aí”. Lá fomos nós.
Chegamos na Urca por volta das 7:00, nos encontramos na Praia Vermelha e caminhamos pela Pista Claudio Coutinho. Chegamos na base do Paredão, nos equipamos e subimos a rampa com bastante cuidado. Viramos à direita e chegamos na base da via. Como já estávamos equipados, o maior trabalho foi passar corda e fazer o check tão necessário nos equipamentos um do outro. Tudo pronto, lá fui eu.
A primeira enfiada começa com mais um pedaço de rampa não muito vertical até o primeiro grampo. Esse grampo aparece exatamente quando a parede começa a ficar mais em pé. Primeiro grampo costurado com uma costura longa e segui. Passando pelo meio de dois pedaços de mata, essa primeira enviada não é difícil. Não são agarras de mãos cheias, são aqueles pequenos pedaços de gnaisse clássicos do Rio de Janeiro, mas são agarras boas e bem visíveis. O caminho segue reto (IIsup) até a primeira parada dupla.
Chegando lá, partimos para o Crux. Um III bem legal de fazer, ainda mais se você é um iniciante/aprendiz como eu. Ideal pra começar a melhorar a prática de guiada. Acredito que a dificuldade maior se dá por conta de a parede ficar mais vertical do que na primeira enfiada. Psicologicamente, confesso que sempre passo um perrenguinho. Na real, é um frio na barriga bem gostoso. Tomara que eu nunca perca esse sentimento que, apesar de assustar, me enche de vida. A via continua sempre reta até a próxima parada dupla.
Bom, o mais difícil já passou, agora é só continuar bem reto, porém passando por uma parte bem suja até chegar na última parada, embaixo da Grutinha. Ali é sentar ancorado e apreciar a bela vista da Praia Vermelha. Missão cumprida, tinha feito a Infravermelho.
Fim da Infravermelho.
Eu e Gabriel (parceiro dessa e de tantas outras cordadas).
Saindo pela direita, entramos então na mata que ligava o fim da via até a trilha clássica do Morro da Urca. Caminhamos cerca de 15 minutos até o cume. Lá em cima só nos restava sentar em um daqueles bancos com visual para a Praia de Botafogo, comprar algo pra beber e comemorar mais uma conquista.
Como escrevi no relato da P3, se abria mais uma vez diante de mim a oportunidade de subir em picos já conhecidos por novos ângulos e vivendo novos desafios. Eu adoro o Morro da Urca e sempre fiquei muito feliz em subir pela trilha pra curtir aquele visual magnífico. Imagina como eu estava naquele momento, curtindo a mesma paisagem, só que depois de um bom dia de escalada? Felicidade, orgulho e vontade de tomar uma água de coco podiam me definir perfeitamente.
Se liga nesses outros relatos:
Paredão Paraíso Perdido (P3): https://aventurebox.com/bruno-negreiros/escalada-no-pico-da-tijuca-paredao-paraiso-perdido-p3/report
Morro São João: https://aventurebox.com/bruno-negreiros/escalada-no-morro-sao-joao-reynaldo-70/report
Paredão dos Coloridos (Azul): https://aventurebox.com/bruno-negreiros/escalada-no-paredao-dos-coloridos-azul/report
Massa! Daí do coloridos eu fiz a arco íris. Via curta mas toda em diagonal e com um lance de III sup em aderência batizado de saboneteira.
Essa daí tá na minha lista, Ricardo.
Ajudei a colocar os grampos nessa via há mais de 20 anos, junto com o pessoa do CERJ... Boas lembranças...
Caramba, César, que irado. Obrigado por tudo então. Muito legal a plataforma poder unir as pessoas desse jeito.