AventureBoxExplore
Sign Up

Escalada no Paredão dos Coloridos (Infravermelho) | RJ

Escalada na face sul do Morro da Urca (Paredão dos Coloridos), com chegada ao cume e descida por trilha. (2º III E1/E2)

Climb Hiking

Tipo de Aventura: Escalada
Duração: 1 dia, 20/01/2020.
Onde: Morro da URca, Rio de Janeiro/RJ

Como chegar na via

Como mencionado no título desse relato, a via Infravermelho fica no Paredão dos Coloridos, na Face Sul do Morro da Urca.  Para chegar até a base, basta caminhar por cerca de 5 minutos pela Pista Claudio Coutinho, com entrada no canto esquerdo da Praia Vermelha (de quem olha para a praia), loco ao lado da Escola Gabriela Mistral. O Paredão estará à esquerda do caminhante, muito bem identificado por uma placa.

Dalí, recomenda-se que os escaladores se equipem e subam a rampa inicial bem íngreme. É importante estar equipado para que a sapatilha gere uma maior aderência com a rocha, para que o capacete possa ser uma segurança a mais em caso de queda e para poupar tempo na base da via. Subindo a rampa até o ponto onde o paredão fica bem íngreme e já se pode avistar o começo de várias vias, é só seguir para a direita. A Infravermelho será a primeira via avistada, com sua base em um platô composto por pedaços de rocha e mata de porte médio,

A localização da Pista, bem como imagens retiradas do Google Street View podem ser melhor vistos abaixo.

Pista Claudio Coutinho: https://goo.gl/maps/gwNLZerBsthnCWKs9

 

  Paredão dos Coloridos. Fonte: Google Street View

DICAS:

  • Chegue cedo pos a Infravermelho é uma via muito movimentada. Também é mais fácil estacionar na Urca antes das 8:00. Segundo Guia, ela é a via mais repetida desta face.
  • Use uma costura longa no primeiro grampo.
  • Não é uma via difícil, mas guiando, é sempre bom ter atenção;
  • O Crux está na saída para a segunda enfiada.
  • É uma via com cume, então aproveite bem o visual ao chegar no topo do Morro da Urca.
  • Com qualquer sinal de chuva, saia da via.

Croqui:

O Croqui pode ser encontrado na página 82 do Guia de Escaladas da Urca (Editora Companhia da Escalada).

 

 Guia de Escaladas da Urca (Editora Companhia da Escalada).

 

RELATO

A Infravermelho é uma via bem conhecida entre os ex-alunos de cursos básicos de montanhismo. No meu caso, não tive a oportunidade de fazer essa escalada, já que fui direcionado pra fazer a via Azul durante o curso. E isso ficou batendo na minha cabeça no estilo: “tenho que ir lá”. Depois de duas semanas perturbando o Gabriel (parceiro dessa e de tantas outras cordadas), ele topou. Mas com uma condição: eu teria que guiar. Bom, aceitei de cara: “bora nessa parada aí”.  Lá fomos nós.

Chegamos na Urca por volta das 7:00, nos encontramos na Praia Vermelha e caminhamos pela Pista Claudio Coutinho. Chegamos na base do Paredão, nos equipamos e subimos a rampa com bastante cuidado. Viramos à direita e chegamos na base da via. Como já estávamos equipados, o maior trabalho foi passar corda e fazer o check tão necessário nos equipamentos um do outro. Tudo pronto, lá fui eu.

A primeira enfiada começa com mais um pedaço de rampa não muito vertical até o primeiro grampo. Esse grampo aparece exatamente quando a parede começa a ficar mais em pé. Primeiro grampo costurado com uma costura longa e segui. Passando pelo meio de dois pedaços de mata, essa primeira enviada não é difícil. Não são agarras de mãos cheias, são aqueles pequenos pedaços de gnaisse clássicos do Rio de Janeiro, mas são agarras boas e bem visíveis. O caminho segue reto (IIsup) até a primeira parada dupla.

Chegando lá, partimos para o Crux. Um III bem legal de fazer, ainda mais se você é um iniciante/aprendiz como eu. Ideal pra começar a melhorar a prática de guiada. Acredito que a dificuldade maior se dá por conta de a parede ficar mais vertical do que na primeira enfiada. Psicologicamente, confesso que sempre passo um perrenguinho. Na real, é um frio na barriga bem gostoso. Tomara que eu nunca perca esse sentimento que, apesar de assustar, me enche de vida. A via continua sempre reta até a próxima parada dupla.

Bom, o mais difícil já passou, agora é só continuar bem reto, porém passando por uma parte bem suja até chegar na última parada, embaixo da Grutinha. Ali é sentar ancorado e apreciar a bela vista da Praia Vermelha. Missão cumprida, tinha feito a Infravermelho.

Fim da Infravermelho.

Eu e Gabriel (parceiro dessa e de tantas outras cordadas).

Saindo pela direita, entramos então na mata que ligava o fim da via até a trilha clássica do Morro da Urca. Caminhamos cerca de 15 minutos até o cume. Lá em cima só nos restava sentar em um daqueles bancos com visual para a Praia de Botafogo, comprar algo pra beber e comemorar mais uma conquista.

Como escrevi no relato da P3, se abria mais uma vez diante de mim a oportunidade de subir em picos já conhecidos por novos ângulos e vivendo novos desafios. Eu adoro o Morro da Urca e sempre fiquei muito feliz em subir pela trilha pra curtir aquele visual magnífico. Imagina como eu estava naquele momento, curtindo a mesma paisagem, só que depois de um bom dia de escalada? Felicidade, orgulho e vontade de tomar uma água de coco podiam me definir perfeitamente.

 

Se liga nesses outros relatos:

Paredão Paraíso Perdido (P3): https://aventurebox.com/bruno-negreiros/escalada-no-pico-da-tijuca-paredao-paraiso-perdido-p3/report

Morro São João: https://aventurebox.com/bruno-negreiros/escalada-no-morro-sao-joao-reynaldo-70/report

Paredão dos Coloridos (Azul): https://aventurebox.com/bruno-negreiros/escalada-no-paredao-dos-coloridos-azul/report

Bruno Negreiros
Bruno Negreiros

Published on 04/24/2020 13:42

Performed on 01/20/2020

1 Participant

Gabriel Lousada

Views

162

4
Ricardo Ávila
Ricardo Ávila 04/24/2020 13:55

Massa! Daí do coloridos eu fiz a arco íris. Via curta mas toda em diagonal e com um lance de III sup em aderência batizado de saboneteira.

Bruno Negreiros
Bruno Negreiros 04/24/2020 13:59

Essa daí tá na minha lista, Ricardo.

Cesar Machado - Azimuth
Cesar Machado - Azimuth 05/05/2020 06:54

Ajudei a colocar os grampos nessa via há mais de 20 anos, junto com o pessoa do CERJ... Boas lembranças...

Bruno Negreiros
Bruno Negreiros 05/05/2020 08:46

Caramba, César, que irado. Obrigado por tudo então. Muito legal a plataforma poder unir as pessoas desse jeito.

Bruno Negreiros

Bruno Negreiros

Rio de Janeiro

Rox
1522

Engenheiro ambiental e montanhista com o sonho de contribuir para a disseminação dos esportes ao ar livre e de aumentar a conscientização ambiental e social no mundo outdoor.

Adventures Map
www.instagram.com/brunobnegreiros?r=nametag

4 Posts

Bruno Negreiros Sinto Saudade!
Bruno Negreiros Você conhece o FEAL?
Bruno Negreiros Dica de Livro: Manual de Trekking & Aventura
Bruno Negreiros A Escalada
See More

3850 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruna Fávaro, Ana Retore and 292 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Bruno Negreiros, Fabio Fliess and 69 others support the Together page.