Bruno Negreiros 15/04/2019 08:27 com 3 participantes
    Pico do Alcobaça - PARNASO | Petrópolis - RJ

O Pico do alcobaça é uma ótima trilha para se caminhar com iniciantes, com um bom tempo de duração e desafios técnicos.

Montanhismo Hiking

Data: 31/03/2019
    Local: Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Petrópolis/RJ.
    Atividade: Caminhada de 1 dia.
    Participantes: 15 - Grupo Caveiras da Montanha
    Transporte: Van com 15 lugares
    Início: Restaurante Tourinho - Petrópolis
    Ponto Final: Restaurante Tourinho - Petrópolis

RELATO

31/03/2019

Saímos do Rio de Janeiro às 4 horas da manhã do dia 31. Domingo sempre é um dia perigoso para trilhar porque a galera pode passar um pouco da linha no sábado e não acordar bem. Por isso é sempre importante um bate papo inicial antes de entrar na van para averiguar se todos estão com boa disposição física. Feito isso, embarcamos para nossa aventura.

Chegamos ao ponto inicial da trilha por volta das 7:00, 8:00. Estacionamos a van, encontramos o nosso guia Francesco e seguimos para a trilha. Já no começo, tivemos acesso a uma placa com a explicação do caminho e com informativos importantes. Dentre esses, achei bem interessante a apresentação dos conceitos de mínimo impacto de forma direta e objetiva. Sinto falta da disseminação desse conhecimento em mais pontos e trilhas do Brasil.

Iniciamos a caminhada pela estrada de terra da Rua José Pimenta, passando por pequenas propriedades rurais instaladas no vale. Alí, percebi a importância que aquele manancial tem pra comunidade local, seja para abastecimento, seja para irrigação de pequenas agriculturas. Chegando na porteira, iniciamos a caminhada na trilha. Nesse evento, andei grande parte do tempo na parte de trás, dando suporte psicológico e físico para pessoas um pouco mais cansadas. Emprestei meu bastão e fiz um lento trabalho de motivação e energia. Coisas como “Eu não vou conseguir” foram sendo substituídas por “vou com calma e vou chegar”, “Não é uma travessia, não precisamos correr” ou “Temos muito tempo para apreciar a caminhada”. O pessoal foi ficando motivado e superando os seus próprios limites. Deu certo, conseguimos andar e não ficamos muito pra trás do grupo. Todos nos juntamos no fim da trilha/começo da escalaminhada.

Apesar do Alcobaça não ser uma caminhada difícil, essa escalaminhada eleva um pouco o grau de dificuldade, principalmente para iniciantes. A tristeza fica pela parte de que claramente a trilha traidicional afeta a vegetação local e contribui para a aceleração dos processos erosivos. Muito agarra mato, pisão em camadas de solos rasos, queda de horizontes do solo e etc. Vale a pena o parque dar atenção ao local e planejar formas alternativas de subida.

Vencido a escalaminhada, chegamos ao cume do Alcobaça às 11:00. Segundo relato lido no blog Perambulando na Trilha, o Pico do Alcobaça tem 1.787 metros de altitude é uma das mais belas e imponentes montanhas de Petrópolis e é considerado um símbolo do montanhismo petropolitano, pois possui uma localização geográfica privilegiada, proporcionando ao aventureiro um belo visual de 360º de toda Petrópolis. O tempo estava fechado, mas o pouco que conseguimos ver foi gratificante.

Depois de muitas fotos e conversas, descemos a trilha. A descida não foi problemática. Todos já conheciam bem as melhores agarras e o caminho. O grupo foi bem e não abriu muito. Destaque para a bifurcação que segue para trilha do Uricanal. Diversão garantida para o futuro próximo.

Por fim, como nossa van estava estacionada no Restaurante Tourinho, não pôde faltar umalmoço especial pós trilha. O restaurante tem fogão a lenha e cardápio rústico com arroz, feijão, farofa, linguiça, carne de porco, batatas, torresmos e etc. Pode comer a vontade por R$ 20,00 e ainda repetir. Foi ótimo.

O transporte de van ocorreu bem e chegamosde volta ao Rio de janeiro às 17:00 da tarde. Um bom horário pra quem tá sempre acostumado a chegar na madrugada.