/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5cab40b7ca3f3/adventure/5db98eae72334/5db98eae76705-2.jpg)
Pico do Papagaio | Ilha Grande/RJ
Trilha extra na atividade de acampamento do Curso Básico de Montanhismo do CEB.
Montanhismo HikingTipo de Aventura: Trilha (Hiking) até o Pico do Papagaio, em Ilha Grande.
Duração: 1 dia, 9/9/2019.
Ponto de Início e Fim: Vila do Abraão, Ilha Grande, Rio de Janeiro/RJ.
Tracklog Utilizado: Arafat Fontoura
https://pt.wikiloc.com/trilhas-descalco/pico-do-papagaio-ilha-grande-19618022
DICAS:
- Não é difícil localizar o início da trilha, fica em uma placa na estrada que liga a Vila de Abrrão a Dois Rios.
- Se a ideia é ver o nascer do sol, saia de Abraão por volta das 2:00.
- Não subestime a trilha, ela é longa e cansativa.
- Vale a pena estar com um bom tracklog, já que existem alguns desvios de árvores caídas em alguns trechos.
- Se você está na Ilha Grande e o tempo está bom, faça essa trilha, vale muito a pena.
RELATO
Estávamos eu e mais quatro amigos (Raí, Dino, Gabriel e Túlio) no meio da atividade de acampamento do Curso Básico de Montanhismo do Centro Excursionista Brasileiro – CEB. Nesse mesmo dia, já tínhamos andado cerca de 18 km até Lopes Mendes e na tentativa de chegar até a praia de Castelhanos. Sim, estávamos cansados, mas o nosso objetivo principal na viagem sempre foi o Pico do Papagaio.
Bom, era noite quando acertamos o horário de subida. Apesar do dia puxado, resolvemos sair pela Ilha para jantar e tomar umas cervejas até o horário da trilha. Um dos amigos resolveu descansar. Lá para as 2:00 da madrugada, mesmo tentados a ir até uma festa que rolava na ilha, seguramos a empolgação, mantivemos o foco e começamos a nos preparar para subir a trilha. Acordamos o Gabriel, nos arrumamos e partimos.
Era noite, mas a estrada que leva até Dois Rios era fácil de achar. Percorremos ela até observar a placa que dá início a verdadeira trilha para o Pico do Papagaio. Entramos na trilha e mantivemos uma subida noturna constante, praticamente juntos o tempo todo. Não subestimem essa trilha, principalmente de noite. São 3:00 de uma subida com pouco visual e psicologicamente cansativa. Parece que o Pico não chega nunca. Mas chegou, depois de muitas risadas e escorregões, aproximadamente ás 5:00 já avistávamos a rocha bem próximo da gente. Contornamos a mesma pela esquerda, subimos os pequenos lances de corda e chegamos até o Pico.
Lá, percebemos o quanto estávamos cansados, afinal, tinham sido mais 9 km de caminhada. Tiramos um cochilo esperando o sol sair. Demos sorte, o tempo estava perfeito e a visibilidade era incrível. Destaque para o nosso fotógrafo Dino, que fez registros incríveis. Era a minha terceira vez no Pico, mas a primeira em que conseguia pegar uma visibilidade tão boa.
E assim foi, o sol nasceu, contemplamos maravilhados aquilo por bons minutos e brincamos bastante. A felicidade enchia meu peito. Estava com ótimos bons amigos, uns antigos e outros que o CEB me deu. Formávamos um time muito legal e engraçado. Parecia que todos se conheciam há anos. Uma galera boa e um momento incrível que sempre vou me recordar.
Nascer do sol no Pico do Papagaio (Foto: Dino Leopoldino)
Por volta das 6:30, começamos a descida e, aproximadamente às 9:00 já estávamos de volta ao camping. O mais engraçado foi ver o pessoal do CEB surpreso com o que fizemos. Afinal, eles não acreditaram quando dissemos que iríamos andar mais 18 km de noite (ida e volta) sem dormir. Sim, nós fomos e vimos um dos espetáculos mais impressionantes da natureza que pode ser visto da Ilha Grande.
Foi infinito!