AventureBoxExplore
Create your account
Pico do Papagaio | Ilha Grande/RJ

Pico do Papagaio | Ilha Grande/RJ

Trilha extra na atividade de acampamento do Curso Básico de Montanhismo do CEB.

Mountaineering Hiking

Tipo de Aventura: Trilha (Hiking) até o Pico do Papagaio, em Ilha Grande.
Duração: 1 dia, 9/9/2019.
Ponto de Início e Fim: Vila do Abraão, Ilha Grande, Rio de Janeiro/RJ.

Tracklog Utilizado: Arafat Fontoura

https://pt.wikiloc.com/trilhas-descalco/pico-do-papagaio-ilha-grande-19618022

DICAS:

  • Não é difícil localizar o início da trilha, fica em uma placa na estrada que liga a Vila de Abrrão a Dois Rios.
  • Se a ideia é ver o nascer do sol, saia de Abraão por volta das 2:00.
  • Não subestime a trilha, ela é longa e cansativa.
  • Vale a pena estar com um bom tracklog, já que existem alguns desvios de árvores caídas em alguns trechos.
  • Se você está na Ilha Grande e o tempo está bom, faça essa trilha, vale muito a pena.

RELATO

Estávamos eu e mais quatro amigos (Raí, Dino, Gabriel e Túlio) no meio da atividade de acampamento do Curso Básico de Montanhismo do Centro Excursionista Brasileiro – CEB. Nesse mesmo dia, já tínhamos andado cerca de 18 km até Lopes Mendes e na tentativa de chegar até a praia de Castelhanos. Sim, estávamos cansados, mas o nosso objetivo principal na viagem sempre foi o Pico do Papagaio.

Bom, era noite quando acertamos o horário de subida. Apesar do dia puxado, resolvemos sair pela Ilha para jantar e tomar umas cervejas até o horário da trilha. Um dos amigos resolveu descansar. Lá para as 2:00 da madrugada, mesmo tentados a ir até uma festa que rolava na ilha, seguramos a empolgação, mantivemos o foco e começamos a nos preparar para subir a trilha. Acordamos o Gabriel, nos arrumamos e partimos.

Era noite, mas a estrada que leva até Dois Rios era fácil de achar. Percorremos ela até observar a placa que dá início a verdadeira trilha para o Pico do Papagaio. Entramos na trilha e mantivemos uma subida noturna constante, praticamente juntos o tempo todo. Não subestimem essa trilha, principalmente de noite. São 3:00 de uma subida com pouco visual e psicologicamente cansativa. Parece que o Pico não chega nunca. Mas chegou, depois de muitas risadas e escorregões, aproximadamente ás 5:00 já avistávamos a rocha bem próximo da gente. Contornamos a mesma pela esquerda, subimos os pequenos lances de corda e chegamos até o Pico.

Lá, percebemos o quanto estávamos cansados, afinal, tinham sido mais 9 km de caminhada. Tiramos um cochilo esperando o sol sair. Demos sorte, o tempo estava perfeito e a visibilidade era incrível. Destaque para o nosso fotógrafo Dino, que fez registros incríveis. Era a minha terceira vez no Pico, mas a primeira em que conseguia pegar uma visibilidade tão boa.

E assim foi, o sol nasceu, contemplamos maravilhados aquilo por bons minutos e brincamos bastante. A felicidade enchia meu peito. Estava com ótimos bons amigos, uns antigos e outros que o CEB me deu. Formávamos um time muito legal e engraçado. Parecia que todos se conheciam há anos. Uma galera boa e um momento incrível que sempre vou me recordar.

Nascer do sol no Pico do Papagaio (Foto: Dino Leopoldino)

Por volta das 6:30, começamos a descida e, aproximadamente às 9:00 já estávamos de volta ao camping. O mais engraçado foi ver o pessoal do CEB surpreso com o que fizemos. Afinal, eles não acreditaram quando dissemos que iríamos andar mais 18 km de noite (ida e volta) sem dormir. Sim, nós fomos e vimos um dos espetáculos mais impressionantes da natureza que pode ser visto da Ilha Grande.

Bruno Negreiros
Bruno Negreiros

Published on 10/30/2019 10:27

Performed from 09/08/2019 to 10/08/2019

2 Participants

André Leopoldino (Dino) Gabriel Lousada

Views

569

1
André Leopoldino (Dino)
André Leopoldino (Dino) 12/04/2019 01:29

Foi infinito!

Bruno Negreiros

Bruno Negreiros

Rio de Janeiro

Rox
3018

Engenheiro ambiental e montanhista com o sonho de contribuir para a disseminação dos esportes ao ar livre e de aumentar a conscientização ambiental e social no mundo outdoor.

Adventures Map
www.instagram.com/brunobnegreiros?r=nametag

9 Posts

See More

5032 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Peter Tofte, Renan Cavichi and 396 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Fabio Fliess, Peter Tofte and 150 others support the Together page.