AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Bruno Negreiros 05/08/2022 11:20 com 2 participantes
    Trilha do Ouro | Caminho de Mambucaba - PNSB

    Trilha do Ouro | Caminho de Mambucaba - PNSB

    Trekking de 3 dias realizado no Parque Nacional da Serra da Bocaina, entre São José do Barreiro/SP e Mambucaba, Angra dos Reis/RJ.

    Montanhismo Trekking

    Trilha do Ouro | Parque Nacional da Serra da Bocaina

    28 a 30/12/2020

    Aventura: Travessia (trekking) de 3 dias.

    Início: Portaria do Parque Nacional da Serra da Bocaina - https://goo.gl/maps/pJY2UnZsDATV3X9SA

    Fim: Ponte de Arame - https://goo.gl/maps/ipn3AvM8ggWQUHMo6

    Tracklog Seguido:
    https://www.wikiloc.com/hiking-trails/travessia-da-ouro-caminho-de-mambucaba-62047621

    INFORMAÇÕES IMPORTANTES

    • Para conseguir autorização, os interessados devem encaminhar seus dados (nome completo, endereço completo, n° de identidade, CPF e telefone de contato) por e-mail para a secretaria do PNSB (pnsb.rj@icmbio.gov.br) com antecedência mínima de três dias úteis. Em se tratando de grupo, devem ser enviados os dados de todos os membros do grupo. A autorização assinada deverá ser retirada na sede administrativa do PNSB, localizada na cidade de São José do Barreiro, no início da estrada que sobe em direção ao Parque. Fonte: https://www.icmbio.gov.br/parnaserradabocaina/extras/63.html

    • Para levar o carro ao fim da travessia, contratamos o Rui: 24 99813-2271, que nos cobrou 500,00;

    • Nos hospedamos na primeira noite no Acampamento do Tião - Pousada Barreirinha (25,00). Vale reservar com antecedência com os seguintes contatos: pousadabarreirinha@hotmail.com - (12) 3117-2205. O Tião também faz o resgate do carro. Ele também tem refeições, vale se atualizar dos valores.

    • A segunda noite foi em acampamento selvagem.

    • Essa é uma excelente caminhada para aventureiros de todos os níveis.

    • Leve roupa de banho, são inúmeras cachoeiras pelo caminho.

    • Vale ir ao Pico do Gavião, uma caminhada de cerca de 2,4km a partir do Camping do Tião, mas com uma incrível vista do PNSB.

    • Se você tiver um dia a mais, visite o Pico do Tira Chapéu no dia anterior a travessia.

    • Saiba mais sobre o Parque Nacional da Serra da Bocaina em: https://www.icmbio.gov.br/parnaserradabocaina/

    • Roteiro: Dia 1 - Descida do Tira Chapéu, entrada na Portaria, passagem nas cachoeiras Santo Isidro e das Posses, acampamento no Tião. Dia 2 - Ataque ao Pico do Gavião, retorno ao Tião e acampamento próximo à Cachoeira do Veado, com ataque a mesma. Dia 3 - Saída do Acampamento e ida até à Ponte de Arame.

    RELATO

    Dia 1 - 28/12/2020

    Começamos a travessia bem tarde... Na manhã do primeiro dia, descemos tranquilamente o Tira Chapéu, pegamos o carro e migramos para a Portaria do Parque Nacional da Serra da Bocaina... Infelizmente, por lá, descobrimos que, para entrar no Parque, precisávamos ter a resposta do pedido de autorização enviado... A gente cometeu o péssimo erro de enviar em cima da hora, não recebendo a resposta adequada... Sem problemas, o guarda do Parque nos orientou a retornar na estrada até um mirante onde tinha sinal, entrar em contato com a administração e solicitar uma resposta por e-mail, que mesmo no celular, seria o suficiente para entrarmos... E assim fizemos, retornando à Portaria próximo de 12:00 e entrando no Parque.

    Fomos descendo suavemente a trilha até que, 1,5km depois, já largamos as mochilas no chão úmido de dias chuvosos e descemos a Cachoeira Santo Isidro... Era 12:40 e avistamos a cachoeira com muita água e vibrante, mostrava o seu poder de Dezembro, época de chuvas... Deu tempo para tirar uma foto bem legal. Subimos, reencontramos as mochilas e retomamos a caminhada.

    Cachoeira Santo Isidro.

    Descendo por trilha sempre muito bem batida, no meio da Mata atlântica muito úmida, logo veio a entrada da Cachoeira das Posses, às 14:00… Mais um ponto alto da caminhada. Voltamos e pegamos um de subidas e decidas na trilha, sempre progredindo majoritariamente em uma descida... As brincadeiras entre nós davam o tom da aventura... Falávamos sobre o mundo ultralight, sobre a previsão do tempo, os heróis da Marvel e montanhismo... Um time realmente entrosado...

    Cachoeira das Posses.

    Mesmo começando bem tarde, em trilha tranquila e sem muito esforço físico, chegamos na casa do Seu Tião (Pousada Barreirinha) às 17:00 depois de 18km de caminhada, sendo muito bem recebidos pelo próprio, que não economizou em falar de suas histórias e piadas, mostrando seus recordes de subidas e descidas na travessia... Muito bem alojados num gramado excelente, nos juntamos no fim de tarde e noite para cozinhar em baixo da estrutura de madeira que servia de estacionamento para um de seus caminhões... Tinha sido um dia de caminhada tranquilo e sereno... Sem chuva, com trilha molhada, mas bem batida... Que o futuro nos reserve um pouco mais de subidas.

    Acampando no Tião...

    Dia 2 - 29/12/2020

    Marcamos a saída para as 7:00, que virou 7:15, 7:30, 7:45 e, por fim, 8:05 quando partimos para o Pico do Gavião... Fomos num ritmo insano pela trilha que sobe o Parque Nacional da Serra da Bocaina, até que encontramos a placa que sinaliza o cume depois de uns 2,4km... De lá, uma vista ampla de todo o entorno, inclusive do mar... Rolou fotão pra comemorar.

    Pico do Gavião.

    Descemos de volta ao camping, desarmamos tudo e saímos somente as 11:00... Novamente a trilha era bem batida, horas por um leito mais estreito, horas por antigas estradas desativadas... Até chegamos em uma bifurcação... Para esquerda, a placa de uma pousada, direto, uma ponte suspensa de madeira e o destino para a Cachoeira do Veado... Acampamos por ali mesmo perto das 14:00 e fomos até a Cachoeira... SIMPLESMENTE INCRÍVEL... Só a foto pode demonstrar uma das cachoeiras mais bonitas que já vi na vida…

    Cachoeira do Veado.

    Um banho rápido e retornamos ao camping, conversamos jogados no gramado, debatemos muitos temas sérios e fomos dormir... No total, foram cerca de 16km caminhados. De noite uma chuva intensa com raios acertou a região... O medo dava o tom da noite, mas felizmente nada aconteceu... Esse é o perigo de fazer trilha em dezembro...

    Dia 3 - 30/12/2020

    Acordamos no terceiro dia por volta das 7:30 ainda assustados com a forte chuva da madrugada… conversamos muito sobre o medo que tivemos dos raios, principalmente quando estes estavam caindo bem perto de nosso acampamento. Sobre a grama, tomamos nosso café da manhã com calma, levantamos acampamento e iniciando a caminhada próximo de 7:30.

    Por conta da chuva, o terreno estava com muita lama e escorregadio… em trechos de Pedras (caminhos criados por escravos), por exemplo, era normal alguém escorregar ou, até mesmo, cair no chão… no meio de uma trilha com leito mais fechado, Lama e escorregões, fomos progredindo… Após mais um dia rápido de caminhada, próximo das 11:30 estávamos quase no fim da trilha e encontramos um bom ponto para banho… geral curtiu demais as águas geladas que desciam depois de mais 11km no terceiro dia.

    Já renovados para o fim do ano, chegamos na Ponte de Arame, que marca o fim da Travessia, e tocamos um pouco mais para baixo, encontrando nosso resgate perto das 13:00… partindo para comer algo em Mambucaba (nosso transfer sabia tudo… sqn) e comemorar os bons dias de caminhada que tivemos.

    Conclusões

    Foram ótimos quatro dias de caminhada na Serra da Bocaina, já que tínhamos subido e acampado no Tira Chapéu logo antes dessa Travessia… uma oportunidade e uma vivência incrível na região, esperamos voltar em breve.

    A Serra da Bocaina encanta com o verde de sua mata atlântica e suas cachoeiras imponentes… Foram aproximadamente 45km de tanta beleza. A Trilha do Outro é uma excelente travessia para aventureiros de todos os níveis… tem muito verde, muita cachoeira e até o Pico do Gavião…

    Esse foi o evento de nascimento de um grupo forte de amigos, carinhosamente apelidado de VSF, na qual tenho certeza de que viveremos grandes aventuras juntos… afinal, nosso principal objetivo é ser feliz… Valeu, Viny, Dino e Adhemar.

    Bruno Negreiros
    Bruno Negreiros

    Publicado em 05/08/2022 11:20

    Realizada de 28/12/2020 até 30/12/2020

    2 Participantes

    Adhemar André Leopoldino (Dino)

    Visualizações

    965

    8 Comentários
    Peter Tofte 05/08/2022 17:24

    Parabéns Bruno! Bela aventura com chuvas e raios! Ainda quero fazer esta trilha, mas no inverno. No final, na estrada, é possível pegar um ônibus para Paraty?

    Peter Tofte 05/08/2022 17:27

    Em tempo, em Mambucaba pegar o busão.

    Bruno Negreiros 05/08/2022 20:36

    Olá Peter, tudo bem? Obrigado pelo carinho... Realmente, tomamos uma decisão arriscada em fazer a trilha em dezembro, coisa de alinhar férias e tentar aproveitar as boas energias do fim de ano.

    1
    Bruno Negreiros 05/08/2022 20:37

    Sobre a sua dúvida... Provavelmente você pode fazer uma caminhada mais extensa até Mambucaba e, de lá, pegar um ônibus para o centro de Angra. De Angra, pegar um ônibus para Paraty... Acho que assim é certo!

    1
    Peter Tofte 05/08/2022 22:04

    Obrigado Bruno! Boas aventuras para vc!

    1
    Bruno Negreiros 09/08/2022 11:09

    Tmj!!!

    mauroslucios 11/08/2022 23:38

    Show de imagens!

    1
    Bruno Negreiros 12/08/2022 00:00

    Obrigado!!!

    1
    Bruno Negreiros

    Bruno Negreiros

    Rio de Janeiro

    Rox
    3772

    Engenheiro ambiental e montanhista com o sonho de contribuir para a disseminação dos esportes ao ar livre e de aumentar a conscientização ambiental e social no mundo outdoor.

    Mapa de Aventuras
    www.instagram.com/brunobnegreiros?r=nametag


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Fabio Fliess, Dri @Drilify e mais 451 pessoas apoiam o manifesto.