Carlos Araújo 25/10/2015 19:41
    Serra da Capivara - o Berço do Homem Americano

Verdadeiramente uma experiência natural e antropológica! Nossos antepassados souberam escolher aonde começar sua história nas Américas

A Serra da Capivara fica no sul do Piauí, quase na fronteira com a Bahia. Para eu chegar lá eu precisei ir até Salvador, para dali seguir de avião até Petrolina e de ônibus - cerca de 6 horas de viagem - até São Raimundo Nonato.

Fiquei na Pousada Zabelê, de onde, com o guia, planejamos a rota:

1° Dia:
    Circuito do grotão da esperança.
    Circuito do caldeirão dos Rodrigues.
    Almoço ou lanche de trilha.
    Trilha hombu.

2° Dia:
    Circuito do sítio do meio.
    Circuito do boqueirão da pedra furada.
    Almoço ou lanche de trilha.
    baixão das andorinhas (neste infelizmente não deu para ir).

O lugar é literalmente magnetizante! Seus paredões de arenito que se elevam até 130 metros do chão formam figuras que atiçam a imaginação. O efeito do sol sobre as paredes tornam o lugar uma verdadeira obra de arte. Lá se encontra o maior acervo de pinturas rupetres de todo o mundo, datado de até 30 mil anos atrás! Lá também foi encontrado vestígios humanos de até 100 mil anos atras. Devido a estes achados, que derrubaram por terra a famosa Teoria de Behring, o local foi laureado pela ONU como PATRIMÔNIO NATURAL E HISTÓRICO DA HUMANIDADE.

Não se iludam quem acha que a caatinga não tem fauna rica. Enquanto pensavamos nisso, um Puma vermelho nos observava (rsss...)
    Lá também há uma encantadora usina de cerâmica e um bem montado museu antropológico que registra muito da antropologia e mega-fauna que havia naquela região.

Impressionante que este Parque Nacional, na minha opinião, o mais bem montado do Brasil depois das Cataratas de Iguaçu, ser tão pouco prestigiado. Para você ter idéia, no meu primeiro dia lá, esta maravilha de mais de 1.200 km2 de area só tinha EU de visitante de manhã!!!! E mais de 200 empregos na região depende do parque.
    Recomendo! Vai ser uma experiência inesquecível!