AventureBoxExplore
Create your account
Trilha do Ouro - Caminho de Mambucaba

Trilha do Ouro - Caminho de Mambucaba

Travessia pelo Parque Nacional da Serra da Bocaina de São José do Barreiro-SP à Angra dos Reis-RJ

Trekking

Há muitos anos tinha um desejo de explorar a região, pois este caminho é uma junção exata das coisas que gosto: Trilhar, natureza e principalmente história.


Farei um breve relato em relação a logística e após colocarei um pequeno descritivo que está disponível no site da ICMbio.


A logística sempre foi uma questão em relação a esta travessia, já que o deslocamento entre o ponto de início e o ponto final é bem complicado devido a distância. Também existe a dificuldade para a chegada a entrada do parque, pois são vários quilômetros de uma subida por estrada de chão que normalmente é bem ruim, principalmente em época de chuvarada. O resgate final também é complicado devido ao mesmo motivo.


Algumas opções são agências que organizam a travessia, porém com custos nada acessíveis.
A alguns anos atrás, o meu amigo Milton, mas conhecido como Milton da Base dos Marins (contato no final do relato), passou a fazer o serviço de transporte por Van, partindo do metrô Belém de São Paulo-SP e levando até a entrada do parque e resgate no terceiro dia no final da trilha em Angra dos Reis. Saímos às 23:59 de uma sexta-feira e chegamos na entrada do Parque às 7:00 do sábado.


1o. dia

Da entrada do parque, andamos até a Pousada Barreirinha (contato no final do relato) com aproximadamente 18Km.


2o. dia

Da Pousada Barreirinha até a Pousada do Zé do Zico (contato no final do relato) com aproximadamente 12Km.


3o. dia

Da Pousada do Zé do Zico até o sítio perto da Ponte Pensil, onde fomos resgatados pelo Milton.


Abaixo o texto disponível no site da ICMbio (http://www.icmbio.gov.br/parnaserradabocaina/guia-do-visitante.html)


O Caminho de Mambucaba, também conhecido como Trilha do Ouro, tem início na portaria do parque em São José do Barreiro e término no sertão de Mambucaba, município de Angra dos Reis, RJ. Dentro da unidade de conservação são percorridos cerca de 50 km, costumeiramente divididos em três dias de caminhada.
No primeiro dia de trilha o visitante pode apreciar a cachoeira Santo Isidro e a cachoeira das Posses.
A cachoeira das Posses fica a 8 km da portaria do parque em São José do Barreiro e tem uma queda de aproximadamente 40m de altura. As ruínas presentes na trilha que leva à cachoeira são um registro histórico da antiga fazenda responsável pela plantação e extração de pinus, cedrinho português e eucalipto. Este talhão ainda pode ser observado pelo visitante, mas é objeto de estudo no Programa de Erradicação de Espécies Exóticas do PARNA da Serra da Bocaina.
No segundo dia, o visitante chega à cachoeira do Veado.
Cachoeira do Veado - foto: Thalita MonfortA cachoeira do Veado é a mais famosa do parque. Por estar muito próxima do Caminho de Mambucaba, é parada obrigatória dos visitantes que cruzam o Parque pelo caminho histórico. A cachoeira possui três quedas, sendo que a segunda é a maior. O acesso à queda mais baixa (terceira) não apresenta dificuldade, mas o trajeto fica mais complicado em direção à segunda e primeira quedas.
A partir de lá, já no terceiro dia, o visitante começa uma longa descida em direção ao litoral, na vertente atlântica do parque. O calçamento de pedras, dos tempos da Coroa, remete a uma viagem no tempo e exige do visitante muita atenção na descida. Dali é possível avistar a cachoeira do Esguicho, localizada em área de difícil acesso e sem poço para banho.
Chegando ao final da trilha, ainda restam cerca de 20 km (a maior parte em estrada de terra) até a BR 101, na altura do Parque Mambucaba (também conhecido como Perequê).

Contatos:

Transporte Van: Milton +55 11 99770-1991 - (http://acampamentobasemarins.com/)

Pousada 1o. Dia:

- Barreirinha: pousadabarreirinha@hotmail.com +55 12 3117-2205 (oferece serviço de camping, quarto e refeição)

- Pousada Dona Palmira: casadadonapalmira@gmail.com +55 24 98131-0660 (oferece serviço de camping, quarto e refeição)


Pousada 2o. Dia:

- Pousada Zé do Zico: +55 24 99955-8866 (oferece serviço de camping, quarto e refeição)