AventureBoxExplore
Create your account
Guia - Alcobaça

Guia - Alcobaça

Montanha com uma das melhores vistas da cidade de Petrópolis.

Hiking Mountaineering

Alcobaça

Classificação (*)
Duração: 1h30 a 3h (ida)
Percurso: 2,5km (ida)
Altitude inicial: 1070m
Altitude final: 1810m
Desnível: 740m
Esforço: Moderado
Exposição ao Risco: Pequeno
Orientação: Moderada
Insolação: Média

O Alcobaça é um destino clássico e um dos cumes com o visual mais incrível de Petrópolis. Temos uma visão de 360 graus da cidade e muitas de suas montanhas. Essa trilha pode ser frequentada durante todo o ano, mas é preciso uma atenção especial no período chuvoso, pois a trilha passa por trechos de solo muito escorregadio. Vá preparado também para vencer um desnível de mais de 700 metros verticais.
Essa montanha possui diversos acessos, e o mais conhecido é pelo bairro do Bonfim, pela estrada principal desse bairro. Após passar ao lado de um campinho de futebol, a estrada segue para a esquerda, em direção à portaria do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Devemos pegar a próxima rua à direita, seguindo as indicações que levam ao Sitio Ughetto, local onde se pode estacionar o carro. Quem chega de transporte público, deve pegar a linha de ônibus 616 - Pinheiral no terminal rodoviário de Corrêas, descer no ponto final e caminhar até o sítio, o que aumenta em pouco mais de 1 km a caminhada.
Devemos subir a estrada ao lado do sítio. Nas bifurcações que surgem, pegue sempre o caminho da direita, sempre subindo. Conforme essa estrada vai entrando na mata, podemos notar uma pequena barragem à esquerda. Seguindo mais um pouco, logo a estrada vira uma trilha e cruza um riacho, que é o último ponto de água da trilha. Encha o cantil e prepare-se para a forte subida.
A trilha segue na ascendente alternando trechos dentro da mata e outros a céu aberto. Quando a inclinação cede, chegamos a um colo onde existe uma placa do Caminhos da Serra do Mar, indicando a Travessia Uricanal, seguindo a trilha em frente, descendo para o Caxambu. Para o Alcobaça, devemos pegar o caminho da direita, voltando a subir.
Esse trecho da trilha é muito bem marcado e não dá trégua, mas tem a vantagem de ser totalmente protegido pela mata. Já próximo do trecho final, a trilha perde um pouco a inclinação e podemos enxergar o paredão do cume. Andando mais um pouco, chegamos a um trecho com trepa-pedras que é vencido com a ajuda de árvores. Nesse ponto, saímos definitivamente da floresta.
Pouco acima existem alguns blocos de pedra que são excelentes para descansar, tomar um gole de água e buscar fôlego para a última arrancada do dia. A trilha vai subindo em meio ao capim, que dependendo da época pode estar bem alto. Também começa a apresentar uma terra preta, muito escorregadia e vai seguindo bastante inclinada praticamente até o cume. Suba com cuidado, pois alguns trechos são delicados.
Chegando ao cume, aproveite uma das melhores vistas de Petrópolis, com a Serra dos Órgãos bem do lado e as montanhas de Araras, Itaipava e distritos.
Muita atenção no retorno, especialmente no trecho escorregadio próximo ao cume.

CURIOSIDADES:
- O Alcobaça é a montanha símbolo do CEP – Centro Excursionista Petropolitano e estampa o emblema do clube.
- Em uma de suas paredes, facilmente vista de uma das principais estradas da cidade (a União e Indústria, que liga o Centro aos distritos), existe um grande afloramento rochoso que lembra o número sete. Por conta disso, muitas pessoas se referem ao Alcobaça como "Pedra do Sete".
- Atualmente o Alcobaça e seu vizinho, Mãe D'Água, fazem parte do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, mas essa localidade já passou por muitas mãos. Inicialmente foi propriedade da Cia. Petropolitana de Tecidos, que após a sua falência, vendeu a área para o BNH (Banco Nacional da Habitação). Houve um projeto para construir um enorme conjunto habitacional, mas que foi abandonado por pressão da comunidade. Com extinção do BNH, a área passou a ser controlada pela Caixa Econômica, que primeiro criou uma Reserva Ecológica e depois repassou a área para o IBAMA, em 2005. A anexação da área pelo ParnaSO foi feita em 2008 por decreto assinado pelo então Presidente Lula.

* Dados de acordo com a metodologia de classificação de trilhas desenvolvida pela Femerj (Federação de Esportes de Montanha do Rio de Janeiro).

Casal Outdoor
Casal Outdoor

Published on 11/03/2020 18:02

Performed on 11/02/2020

2 Participants

Letícia Fliess Fabio Fliess

Views

464

2
Danielle Hepner
Danielle Hepner 11/03/2020 18:06

Que maneiro! Eu sou doida pra fazer a Uricanal passando pelo Alcobaça!

Casal Outdoor
Casal Outdoor 11/03/2020 21:52

Oi Dani. Vamos combinar em breve!!!

Casal Outdoor

Casal Outdoor

Petrópolis - RJ

Rox
514

Casal apaixonado por trilhas, montanhas e viagens! Perfil criado para divulgar as montanhas da região sudeste e apresentar novidades do mundo outdoor.

Adventures Map

2 Posts


2314 Following