AventureBoxExplore
Create your account
Guia - Alto da Ventania

Guia - Alto da Ventania

Linda caminhada na área rural do Caxambu e que faz parte do projeto Caminhos da Serra do Mar.

Mountaineering Hiking

Alto da Ventania

Classificação (*)
Duração: 1h a 2h (ida)
Percurso: 3,8km (ida)
Altitude Inicial: 1050m (ponto final do ônibus)
Altitude Final: 1540m
Desnível: 490m
Esforço: Leve superior
Exposição ao Risco: Pequeno
Orientação: Fácil
Insolação: Baixa-Média

Descrição
Linda caminhada na área rural do Caxambu e que faz parte do projeto Caminhos da Serra do Mar. Essa trilha pode ser frequentada durante o ano todo. Recomendável levar protetor solar e água, mesmo existindo alguns pontos de coleta durante o caminho.
O acesso à trilha é feito pela localidade conhecida como Santa Isabel. Na Praça Duque de Caxias (mais conhecida como Praça do Skate), bem próximo ao terminal rodoviário do Centro, pegue o ônibus 470 - Santa Isabel e desça no ponto final, num largo ao lado de várias casas. Dependendo das condições da rua, pode ser que o ônibus não consiga subir a rampa final, que é íngreme e escorregadia por causa dos paralelepípedos. Se você for até lá de carro, é possível deixá-lo no ponto final do ônibus, sem atrapalhar os moradores.
Siga em frente pela estrada de terra batida, sempre pelo caminho principal por quase 1 km, cortando longos trechos repletos de plantações. O acesso à trilha propriamente dita sempre mudava um pouco de ano para ano, em função do rodízio das terras utilizadas nas plantações. Por conta do projeto Caminhos da Serra do Mar, a entrada da trilha ficou definida e o caminho original, por dentro da mata, foi reaberto, evitando uma subida chata e cansativa. A trilha está bastante marcada e praticamente sem bifurcações.
A entrada da trilha está localizada à esquerda no final da estrada, quase chegando nas últimas casas. Se tiver dúvidas, vale ser amigável e buscar informação com os moradores, que em geral, são extremamente atenciosos. É preciso passar por baixo de uma cerca de arame farpado. Em poucos metros atravessamos um rio, mas não recomendamos pegar água nesse local, pela proximidade com as plantações.
No início a trilha segue em zig-zag, bem aberta, até passar por um conjunto de torres de alta tensão (são várias pelo caminho), onde entra em um trecho mais fechado de mato, mas ainda sem cobertura das árvores. A trilha vai subindo de forma gradativa, até entrar em um trecho mais plano que é o início do caminho original que foi reaberto recentemente. Aos poucos a trilha volta a subir, contornando por entre as torres.
Em uma das curvas dessa subida, existe uma pequena bica de água, mas é bom usar algum purificador, pois é comum encontrarmos gado na trilha. Nesse ponto também existe um totem de sinalização da Travessia Cobiçado X Ventania, parte do Caminhos da Serra do Mar.
Mais algumas curvas e a trilha entra na mata fechada, em um trecho muito bonito da caminhada. Quando esse trecho acaba e a trilha volta a ficar aberta, chegamos ao ponto de encontro com o antigo atalho que havia sido criado, repleto de samambaias. Hora de fazer uma curva fechada a direita, passar uma cerca e encarar o último trecho da caminhada. A sua esquerda você já pode ver um dos contrafortes do cume do Ventania.
Os últimos metros antes de chegarmos ao cume é muito bonito e rende lindas fotos: um corredor envolvido pela mata. Logo após esse trecho, começa uma leve descida que passa ao lado de uma área de acampamento. Descendo uma pirambeira ao lado dessa área, existe um ponto para coleta de água, o mais seguro de todo o trajeto.
O cume da montanha é um enorme platô por onde passam linhas de alta tensão, com muitas pedras e capim baixo, que dependendo da época do ano ganham uma coloração muito bonita. O vento (comum no local), cria um efeito especial...
Reserve um bom tempo para explorar esse platô que garante fotos muito bonitas e de onde podemos ver a Pedra do Inferno, toda a travessia até o Cobiçado, as lindas montanhas da Serra dos Órgãos e a longa travessia que desce até Santo Aleixo, um bairro de Magé. No inverno, o pôr do sol do cume do Ventania rende fotos incríveis!
Na volta, quase no final da trilha e já nas proximidades dos campos com as plantações, existe um riacho a esquerda que pode ser aproveitado para um refrescante banho para ajudar na volta à civilização.

* Dados de acordo com a metodologia de classificação de trilhas desenvolvida pela Femerj (Federação de Esportes de Montanha do Rio de Janeiro).

Casal Outdoor
Casal Outdoor

Published on 03/07/2021 12:45

Performed on 03/07/2021

Views

120

3
Daniel Sigo
Daniel Sigo 03/07/2021 20:04

Paisagem maravilhosa. Lindas fotos.

Casal Outdoor
Casal Outdoor 03/07/2021 22:36

Obrigado Daniel.

Isabelle Esnarriaga
Isabelle Esnarriaga 03/09/2021 19:12

É uma bonita caminhada mesmo! Já fui ver um por sol aí e foi bem lindo!

Casal Outdoor

Casal Outdoor

Petrópolis - RJ

Rox
404

Casal apaixonado por trilhas, montanhas e viagens! Perfil criado para divulgar as montanhas da região sudeste e apresentar novidades do mundo outdoor.

Adventures Map

2 Posts


2011 Following