AventureBoxExplore
Create your account
Guia - Tapera do Morin

Guia - Tapera do Morin

Caminhada tranquila e com um bonito visual, pertinho do centro de Petrópolis.

Mountaineering Hiking

Tapera do Morin

Classificação (*)
Duração: 1h a 1h30 (ida)
Percurso: 4,4km (ida e volta)
Altitude inicial: 918m
Altitude final: 1343m
Desnível: 425m (+)
Esforço: Leve
Exposição ao Risco: Pequeno
Orientação: Fácil
Insolação: Média-Alta

Descrição
Essa é uma caminhada tranquila, mas pouco conhecida, com acesso fácil e bem próximo ao centro da cidade, através do bairro Caxambu.
A trilha da Tapera pode ser frequentada em qualquer época do ano. É preciso levar água e abusar do protetor solar, principalmente se fizer a caminhada no verão, pois a trilha é feita totalmente a céu aberto. O desnível total é de pouco mais de 400 metros.
Na Praça Duque de Caxias (mais conhecida pelos petropolitanos como Praça do Skate), perto do terminal rodoviário do Centro, pegue um ônibus 135 - Caxambu Luzitano e fique atento quando o mesmo entrar na Rua Flávio Cavalcanti. Você deve descer na altura do número 540, onde existe uma rua de pedras à direita. Entre nessa rua e cerca de 10 metros uma trilha aparece, também à direita. É esse o início da caminhada. Se você for de carro, você terá que encontrar algum ponto para estacionar na rua principal, mas lembre-se que ela é bastante movimentada. Nós sempre preferimos deixar o carro em algum estacionamento no Centro e seguir de transporte público.
Siga pelo caminho que geralmente está bem aberto, evitando os atalhos. Após um trecho com bambus, a trilha faz uma curva para a esquerda e logo depois passa ao lado de uma grande pedra. Subindo um pouco mais, a trilha fica bem aberta, erodida e mais íngreme. Em alguns pontos dá para ver claramente que a trilha também é usada pelo pessoal do motocross, por conta das valas que aparecem no caminho.
No final desse trecho mais erodido, você alcança um mirante conhecido como Buraco do Sapo, que tem uma bonita vista. Você já pode ver o cume da Tapera bem próximo, e seu acesso se dá seguindo a esquerda por uma crista com vegetação baixa. Ao terminar a subida dessa crista, existe uma discreta trilha descendo a direita, indo em direção a uma ilha de vegetação e bambus, contornando a mesma até chegar nas lajes de pedra da base do cume, por onde devemos subir, usando técnicas de aderência.
Nesse ponto, o montanhista mais experiente deve ir na frente, demonstrando aos demais por onde subir. Embora o lance não seja muito técnico, essas lajes de pedra estão sempre molhadas e escorregadias. Por isso, um pequeno pedaço de corda pode ser bastante útil. Uma vez transposto esse trecho mais delicado, a trilha segue subindo, bastante íngreme, mas óbvia e marcada até o cume.
Do amplo cume do Tapera podemos ver toda a extensão da Travessia Cobiçado X Ventania, além do Meu Castelo, Alcobaça, Mãe D'Água, Maria Comprida e nos dias mais claros, parte da Baía da Guanabara.

DICA: Caso queira e tenha tempo livre, é possível completar uma travessia descendo a montanha pela sua crista oposta. A trilha é geralmente está bem marcada, e rapidamente passamos por uma grande pedra onde vale dar uma parada para apreciar a paisagem. A partir desse ponto, a trilha vira um “toca pra baixo” até entrar na mata. Conforme vamos nos aproximando da “civilização”, pode causar um pouco de confusão, por conta dos diversos caminhos que aparecem e que levam a casas de moradores. O objetivo é chegar à Rua Adão Braun e, em seguida, na Rua Bartolomeu de Gusmão onde se saem ônibus para o Centro. Este trecho adicional da travessia aumenta a caminhada em cerca de 1,8kms mais a caminhada até o ponto de ônibus.
Vamos colocar aqui no AventureBox o tracklog da travessia completa também, retornando até o Centro da cidade caminhando.

* Dados de acordo com a metodologia de classificação de trilhas desenvolvida pela Femerj (Federação de Esportes de Montanha do Rio de Janeiro).

Casal Outdoor
Casal Outdoor

Published on 05/22/2021 17:42

Performed on 05/22/2021

2 Participants

Letícia Fliess Fabio Fliess

Views

125

Casal Outdoor

Casal Outdoor

Petrópolis - RJ

Rox
467

Casal apaixonado por trilhas, montanhas e viagens! Perfil criado para divulgar as montanhas da região sudeste e apresentar novidades do mundo outdoor.

Adventures Map

2 Posts


2188 Following