AventureBoxExplore
Create your account
Guia - Travessia Araras X Secretário

Guia - Travessia Araras X Secretário

Bonita travessia em Petrópolis, com uma pitada de história.

Hiking Mountaineering Trekking

Travessia Araras X Secretário

Classificação (*)
Duração: 3h a 4h
Percurso: 14,5km
Altitude inicial: 1000m
Altitude máxima: 1202m
Altitude final: 525m
Desnível: 202m (+) e 677m (-)
Esforço: Moderado
Exposição ao Risco: Pequeno
Orientação: Fácil
Insolação: Média-Alta

Bela caminhada por um trecho da Estrada Real, atravessando um bonito vale repleto de grandes montanhas, como a Maria Comprida, o João Grande e o Morro da Mensagem até a afastada localidade de Secretário.

Para quem gosta de história, essa travessia é parte do caminho mais antigo da cidade, uma variante do Caminho Novo conhecido como Atalho do Proença. Foi aberto entre os anos de 1722 e 1725 pelo sargento-mor Bernardo Soares de Proença, saindo do Porto da Estrela, ao fundo da Baia de Guanabara e que sobe para Petrópolis pela trilha hoje chamada de Caminho do Ouro, passando por Vila Inhomirim. No trecho inicial da travessia, ainda temos alguns vestígios do calçamento de pedras.
É uma trilha longa, mas de fácil orientação e com caminho bem definido. Pode ser feita durante todo o ano. Pela distância e por ser feita praticamente toda a céu aberto, é recomendável levar boné, protetor solar e bastante água.
O acesso à trilha é feito através do bairro de Araras. Por se tratar de uma travessia, o ideal é usar o transporte público. Para isso, no terminal rodoviário de Corrêas, tome qualquer ônibus que passe na Estrada Bernardo Coutinho, podendo ser a linha 602 - Vale das Videiras ou as linhas 610, 618 ou 622 - Araras.
Peça ao motorista para descer no “centro” de Araras ou próximo a Igreja Nossa Senhora de Lourdes. Do outro lado da igreja, existe uma estrada onde você deve entrar. Essa é a Estrada das Perobas e você deve ir caminhando até o seu final. Você pode seguir as placas e indicações para a Pousada La Belle Bruna. Se ainda assim você resolver ir de carro, você pode deixá-lo estacionado no final da estrada, sem maiores problemas.
Suba até o final dessa estrada que vira uma trilha assim que entra na mata e segue subindo suavemente até um trecho aberto, de onde já poderá enxergar o colo das torres de transmissão elétrica, o ponto mais alto dessa travessia. Esse colo é alcançado em 15 ou 20 minutos por uma trilha que alterna passagens dentro da mata com outras a céu aberto. Dependendo do período, esse trecho pode estar cheio de um capim cujas sementes ficam grudadas no corpo. Pode ser bastante irritante. Vencido esse trecho e chegando nas torres de alta tensão, aproveite para descansar. Algumas outras trilhas se iniciam nesse colo, como os acessos para o Joãozinho (a esquerda) e para o Morro da Mensagem (a direita). Para seguir na travessia, basta continuar em frente.

A partir desse colo, só temos descida e vários trechos planos. Em nossa última passagem por lá, o primeiro trecho de descida estava um pouco fechado de mato, mas a calha da trilha era visível. O visual das montanhas ao redor da trilha, como a imponente Maria Comprida já pagam a caminhada.
No longo trecho final, caminha-se pela Estrada da Rocinha, cortando Secretário. Com alguns quilômetros de caminhada, passamos ao lado da Pedra Roxa (a esquerda), um ponto tradicional de escalada na cidade. Pouco depois avistamos a Cachoeira da Rocinha ou Cachoeira de Secretário, também a esquerda. Se estiver com um tempo livre, aproveite para se refrescar, pois ainda tem muita estrada para andar.

No finalzinho da Estrada da Rocinha você vai começar a caminhar no asfalto. Nesse ponto, deve-se virar à direita e caminhar uns poucos minutos até o centro de Secretário. Bem em frente ao Bar do Cinema, onde tem um excelente pastel com cerveja gelada, tem um ponto de ônibus onde você pode pegar a linha 707 - Fagundes/Secretário e retornar até o terminal rodoviário de Itaipava.

* Dados de acordo com a metodologia de classificação de trilhas desenvolvida pela Femerj (Federação de Esportes de Montanha do Rio de Janeiro).

Casal Outdoor
Casal Outdoor

Published on 01/10/2021 18:59

Performed on 01/09/2021

Views

242

Casal Outdoor

Casal Outdoor

Petrópolis - RJ

Rox
404

Casal apaixonado por trilhas, montanhas e viagens! Perfil criado para divulgar as montanhas da região sudeste e apresentar novidades do mundo outdoor.

Adventures Map

2 Posts


2011 Following